domingo, 15 de agosto de 2010

Considerações Acerca de Testes para Dados Categorizados

"É necessário encontrar o infinitamente grande no infinitamente pequeno,
para sentir a presença de Deus." - Pitágoras


TABELA DE CONTINGÊNCIA
* Tabelas de Contingência -> os testes para os dados categorizados se aplicam a esta tabela.

TESTES CATEGORIZADOS
* O objetivo é determinar segundo algum critério válido de decisão, se o fator discriminante exrce alguma influência sobre o fator discriminado.

1) TESTE DE QUI-QUADRADO CLÁSSICO
* Se o número de dados estiver entre 20 e 40
(r - linhas, s - colunas)

2) TESTE EXATO DE FISHER
* Amostra menor que 20
*Tabela 2x2

3) TESTE DE MC-NEMAR
(antes e depois) -> (tabela 2x2)
*Mesmo grupo
*Eventos diferentes
* Memória
Mc maior que Xt ao quadrado (alfa, gl) -> rejeitar Ho
Mc menor ou igual a Xt ao quadrado (alfa, gl) -> aceitar Ho

TESTE DE MANTEL-HAENSZEL
*Entender o fator isolado do fator discriminante sobre o fator discriminado.
*Eliminar o efeito indesejado ao fator associado ao fator discrimminante.
Ex: fumante / não fumante
variável de interferência = uso de cafeína

Considerações Acerca dos Testes de Hipóteses

"Os homens que sempre falam a verdade são os que mais se aproximam de Deus."
Pitágoras


TESTE DE HIPÓTESE
* Hipótese -> pressuposição - comprovação
*Conclusão -> verificação

HIPÓTESE DE NULIDADE
*Ho -> Ma = Mb (M -> média verdadeira)

HIPÓTESE ALTERNATIVA
*H1 -> Ma =/= Mb

Ho E H1 SÃO BINÁRIAS EXCLUDENTES
*Aceitar Ho = Rejeitar H1

REGRA DE DECISÃO
* Aceitar ou rejeitar Ho
* A partir do resultado de um teste estatístico

ERROS DA DECISÃO
* Toda regra de decisão está sujeita ao erro
* Erro casual devido a amostra

ERRO TIPO I
*Rejeitar Ho quando é verdadeira
*Elimina o erro: aceitar sempre Ho

ERRO TIPO II
*Aceitar Ho quando é falsa

NIVEL DE SIGNIFICÂNCIA (ALFA)
* Probabilidade de cometer EI
* Procedimento clássico -> definir um erro máximo tolerado
* "... A estatística é às vezes denominada ciência da não-prova ... a comprovação de H1 se faz rejeitando (não comprovando) Ho ..."

NIVEIS CLÁSSICOS DE SIGNIFICÂNCIA
*Não-significante -> se nenhum dos números conseguir rejeitar Ho
*Significante ao nível de 5% -> menor valor de alfa que rejeita Ho é 5%.

NIVEL DE SIGNIFICANCIA DE UM TESTE, P
*Probabilidade de rejeitar Ho associada ao resultado da experiência
P1
Certeza máxima para não rejeitar Ho (maior evidência de diferenças)
Menor certeza para rejeitar Ho (maior evidência de diferenças)
Maior certeza de rejeitar Ho (maior evidência de diferenças)
Certeza máxima para rejeitar Ho (maior evidência de diferenças)
O

TAMANHOS DAS AMOSTRAS E RESULTADOS DOS TESTES
* p=0,0000
*Amostra representativa da população = acerto estatístico
* O nível altamente significante diz respeito à certeza da decisãoe não ao tamanho da diferença

TESTES UNILATERAIS E BILATERAIS
*Teste bilateral ou bicaudal
(Taxa experimental =/= taxa real)
*Teste unilateral ou unicaudal
(taxa encontrada em relação à literatura)
concentrar o erro (nível de significância)

A) TESTE BILATERAL (TESTE PARA DIFERENÇAS)
* (x,p) estatística experimental =/= estatística populacional (M, Pi)
Ho -> X = M ou P=Pi
H1 -> X =/= M ou P=/=Pi

B) TESTE UNILATERAL
*Ao verificar se uma estatística é maior que ...
Ho -> X igual M ou P igual Pi (ou X menor ou igual a M, P menor ou igual a Pi)
H1 -> X maior que M ou P maior que Pi
* Verificar se uma estatística é menor que ...
Ho -> X igual M ou P igual Pi (ou X>ou =M, P>ou=Pi)
H1 -> X menor que M ou P menor que Pi

OBSERVAÇÃO:
*Teoria da amostragem e teoria da estimação
*Nível de significância 5% (alfa = 0,05)

PODER DE UM TESTE
* Hipótese de nulidade corresponde à prova da igualdade entre um certo valor estatístico e uma referência.
* Hipótese alternativa -> seria seu oposto ou complemento
* PODER DE UM TESTE É A PROBABILIDADE DE REJEITAR Ho QUANDO ELA É FALSA.

FUNÇÃO DE PODER
* Se for definido um conjunto de possíveis valores para a hipótese alternativa e para cada um destes for calculado o poder doteste.
* Finalidade -> mostrar os resultados da decisão estatística decorrente de uma faixa de possíveis valores alternativos à hipótese de nulidade.
* O poder de um teste se altera conforme o valor atribuído à hipótese alternativa.







sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Liga de Medicina Baseada em Evidências

"As palavras têm que ser suaves. Os argumentos é que precisam ser fortes."
Tadeu Comerlatto


Houve crescimento da atividade realizada pelas Ligas Acadêmicas no Brasil, existem ligas para estudo das mais diversas temáticas.

Nenhuma das ligas existentes tem proposta de trabalho semelhante a da "Liga de Medicina Baseada em Evidências".

Primeiramente, faz-se necessário explicitar em que consiste a medicina baseada em evidências.

A medicina baseada em evidências é definida como processo de tomada de decisões que tem por objetivo auxiliar no que tange aos cuidados em saúde. Não está restrita a decisão tomada pelo médico quando diante do doente, pois atinge ambitos mais amplos como a avaliação de princípios, recursos e pessoas envolvidas no cuidado.

Baseia-se na aplicação do método científico durante toda a prática médica. A palavra evidências remete exatamente às provas científicas.

Propõe uma prática norteada pelo "uso consciencioso, explícito e judicioso da melhor evidência atual" durante as decisões durante o cuidado individual do paciente.

As evidências estão para além da prática clínica, e a equipe médica tem que: procurar, encontrar, interpretar e aplicar os resultados de estudos aos problemas individuais dos pacientes.

Contrapõe a medicina baseada na autoridade, pois o critério de conduta se baseia não apenas em proposições ('achismos', 'eu acho').

Em caso de não existencia de estudos o médico deverá montar o estudo, uma vez que a demanda existe.

A idéia da medicina baseada em evidências é questionada como rótulo, afinal desde o seu surgimento, a medicina se baseia nas evidências: em estudo de casos que deram certo. Com a retomada da importância da 'evidência' proposta pelo rótulo "Medicina Baseada em Evidência" o meio clínico propõe uma avaliação significativa da aplicabilidade da ciência.

Ao avaliar a fidedignidade de uma evidência deve-se considerar: a espécie estudada, o delineamento experimental, o número de casos isolados, os estudos retrospectivos, os estudos prospectivos, a análise estatística, a indicação do teste estatístico, o nível de significancia estatística principalmente quando comparada com a significância biológica. Deve-se ainda considerar os estudos de variáveis regionais.

A proposta alia: diagnóstico, tratamento, prognóstico e prevenção para estabelecer a diretriz para a prática clínica que permite a tomada de decisão no atendimento.

Para tal, deve-se aliar a educação continuada para a realiação de análise crítica da literatura e da aplicabilidade da teoria nos casos particulares, de modo a considerar aspectos importantes como: as evidências, as circunstâncias do atendimento e os desejos do doente.

Quando alia-se todos os aspectos a medicina se faz para além das evidências.

Os trabalhos práticos da liga se darão da seguinte forma: as atividades serão dividas em teóricas e práticas.

Iniciar-se-á o trabalho pelas atividades teóricas, quando cada membro receberá um caso clínico estabelecido pelo orientador de atividades teóricas que é o professor responsável pela liga.

Junto com o caso cada membro receberá um tópico a ser estudado em três bibliografias diferentes, sendo: um dicionário médico, um tratado e um periódico.

Os temas entregues serão: exames complementares, terapêutica, propedêutica...

Na reunião seguinte será realizada uma apresentação de aproximadamente cinco minutos por cada membro com os achados da pesquisa bibliográfica. E depois de todas as apresentações será feito um grupo de discussão no qual todos podem contribuir com idéias o que durará aproximadamente trinta minutos.

Escolhida a conduta de acordo com as pesquisas, o caso será reescrito pelo grupo de modo completo.

Iniciar-se-á então as atividades práticas.

Será realizada, então, uma reunião para a realização de uma oficina teatral, e posteriormente, duas reuniões para treino da encenação do caso.

O caso será apresentado no anfiteatro com entrada franca para profissionais da área de saúde de modo a auxiliar na educação continuada, podendo se estender para a comunidade quando focar em aspectos preventivos.

Conforme o discorrer das atividades, poderão ser incorporadas novas práticas desde que sob concordancia da diretoria da liga e obediencia das normas estabelecidas pelo estatuto.

As novas formas assumidas pela prática médica retratam o que Patch Adams sintetiza tão bem: "o amor contagia".

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Estudos Cemiteriais no Brasil

"As boas ações elevam o espírito e predispõem-no a praticar as outras."
Sartre



LIVRO:
"ESTUDOS CEMITERIAIS NO BRASIL"
'CATÁLOGO DE LIVROS, TESES, DISSERTAÇÕES E ARTIGOS'


O livro possui um agrupamento de trabalhos realizados por pesquisadores interessados em mostrar o cemitério como espaço de informações.
Permite pensar parâmetros para traçar metas para investigações futuras no país.

REFERÊNCIA:
BORGES, M.E. SANTOS, A.R. GOMES, L.T.S. Estudos Cemiteriais no Brasil: Catálogo de livros, teses, dissertações e artigos. Goiânia: UFG, FAV, Ciar, Funape. 2010.(ISBN 978-85-87191-41-0)

PÁGINA 101:

"REIS, Mayra Lopes de Almeida. Onde a morte socorre a vida.
In: III Encontro Nacional da ABEC, Goiânia. Anais do III Encontro Nacional da ABEC, Goiânia: UFG, 2008. ICD.

___ Lápide e Memória. In: III Encontro Nacional da ABEC, 2008, Goiânia. Anais do III Encontro Nacional da ABEC, Goiânia: UFG, 2008. ICD.

___ Luto roubado. In: III Encontro Nacional da ABEC, 2008, Goiânia. Anais do III Encontro Nacional da ABEC, Goiânia: UFG, 2008. ICD."