sábado, 26 de novembro de 2011

XVI Congresso Brasileiro de História da Medicina

“A lei suprema da arte é a representação do belo”



Leonardo Da Vinci





Trabalhos apresentados na forma de apresentação oral, na modalidade tema livre no "16º Congresso Brasileiro de História da Medicina" realizado na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais nos dias 10 a 15 de novembro.



1. TÍTULO: Experimentação animal na história das descobertas médicas



AUTORIA: Mayra Lopes de Almeida Reis



ORIENTAÇÃO: Lybio Martire Junior



2. TÍTULO: Historia do “Hospital do Amor”



AUTORIA: Mayra Lopes de Almeida Reis, Paula Barbosa Pereira da Silva



ORIENTAÇÃO: Luiz Fernando Barbosa Vander Velden



3. TÍTULO: Considerações historicas sobre a cirurgia de cabeça e pescoço



AUTORIA: Mayra Lopes de Almeida Reis, Paula Barbosa Pereira da Silva



ORIENTAÇÃO: Luiz Fernando Barbosa Vander Velden



4. TÍTULO: Interface histórica da bioética clínica na obra de Robin Cook



AUTORIA: Mayra Lopes de Almeida Reis, Paula Barbosa Pereira da Silva



ORIENTAÇÃO: Luiz Fernando Barbosa Vander Velden



5. TÍTULO: História do Projeto Humanizarte



AUTORIA: Mayra Lopes de Almeida Reis



ORIENTAÇÃO: Lybio Martire Junior



6. TÍTULO: Historia do palhaço na humanização da saúde



AUTORIA: Mayra Lopes de Almeida Reis, Letícia Leme Resende



ORIENTAÇÃO: Lybio Martire Junior



7. TÍTULO: Historia da evolução dos cuidados paliativos na FMIt



AUTORIA: Mayra Lopes de Almeida Reis, Lucas Torreão da Silva



ORIENTAÇÃO: José Marcos dos Reis



8. TÍTULO: Lacônico histórico da plastinação



AUTORIA: Mayra Lopes de Almeida Reis



ORIENTAÇÃO: José Marcos dos Reis



9. TÍTULO: Considerações históricas sobre a publicidade médica



AUTORIA: Mayra Lopes de Almeida Reis, Letícia Leme Resende



ORIENTAÇÃO: José Marcos dos Reis



10. TÍTULO: Historia da gratidão de Jan T. Vilcek



AUTORIA: Mayra Lopes de Almeida Reis



ORIENTAÇÃO: Ângelo Flávio Adami



11. TÍTULO: Historia da Robótica



AUTORIA: Mayra Lopes de Almeida Reis



ORIENTAÇÃO: José Marcos dos Reis



12. TÍTULO: Historicidade de aspectos etimológicos da traquéia



AUTORIA: Mayra Lopes de Almeida Reis, Lucas Torreão da Silva



ORIENTAÇÃO: Lybio Martire Junior





"Jamais o Sol vê a sombra." - Leonardo Da Vinci

Prêmio Carlos da Silva Lacaz 2011

"Prefiro a poesia.Um risco, um rabisco.
E, depois disso, a eternidade.”


Leonardo Da Vinci



Medalha conferida a Mayra Lopes de Almeida Reis em 2011



Carlos da Silva Lacaz nasceu em Guaratinguetá, antiga cidade do vale do rio Paraíba, no estado de São Paulo, aos 19 dias de setembro de 1915. Após completar os estudos primários e secundários em sua cidade natal, onde foi aluno de seu pai Rogério, mudou-se para a capital do estado, onde ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Essa escola, criada em 1912 pelo Conselheiro Francisco de Paula Rodrigues Alves e que teve como primeiro diretor o Dr. Arnaldo Augusto Vieira de Carvalho, é atualmente a maior do país na sua área. Seu prédio próprio, levantado com ajuda da Fundação Rockefeller, fora inaugurado em 1931. A Universidade de São Paulo foi criada em 1934, ano do ingresso de Lacaz.


Formou-se em 1940, sendo premiado como o primeiro aluno da classe. Ingressou no corpo docente da Faculdade de Medicina como professor assistente de Microbiologia e Imunologia em 1941, recebendo o título de doutor em 1945 e tornando-se o catedrático em 1953, com a idade de 37 anos. Foi vice-diretor (1963-1970 e 1978-1982) e diretor (1974-1978) da Faculdade de Medicina, diretor da Escola de Enfermagem (1979-1983) e vice-reitor da Universidade de São Paulo.


O primeiro prédio do complexo hospitalar próprio da Faculdade de Medicina, o Instituto Central do Hospital das Clínicas, que substituiria a antiga Santa Casa da Misericórdia de São Paulo para fins de ensino, foi inaugurado em 1944. Vários outros institutos especializados foram construídos posteriormente.


O Instituto de Medicina Tropical de São Paulo foi criado por ele em 1959, tendo seu primeiro prédio próprio sido inaugurado no ano seguinte. Foi diretor até 1985, quando aposentou-se ao completar 70 anos de idade. Em 2001, a equipe médica nomeou-o "Instituto de Medicina Tropical de São Paulo Carlos da Silva Lacaz". A Revista do Instituto de Medicina Tropical tem sido publicada bimestralmente desde 1959. O Instituto mantém um curso em medicina tropical, oferecido anualmente desde sua fundação. Durante os 26 anos em que Lacaz foi diretor, 573 médicos o completaram, sendo que 157 procederam de outros países.


Entre diversos prêmios, Lacaz recebeu o Rhoda Benham da Medical Mycological Society of the Americas, em 1977, e o Lucile K. Georg da International Society for Human and Medical Mycology, em 1988. Tabordas e McGinnis identificaram um novo gênero de fungos e nomearam o agente etiológico da doença de Jorge Lobo Lacazia loboi, em 1999. O Museu Histórico da Faculdade de Medicina foi aberto em 1977, Lacaz tendo sido escolhido como seu diretor. Em 1993, a congregação da faculdade o nomeou "Museu Histórico Prof. Carlos da Silva Lacaz."


A Sociedade Brasileira de História da Medicina (SBHM) foi fundada em 1997, Sendo Lacaz eleito seu primeiro presidente (1997-2001).


Lacaz publicou cerca de 500 trabalhos científicos, cinqüenta livros e 1500 artigos para um jornal diário de grande circulação, a Folha de São Paulo. Desde suas palestras e escritos iniciais, tem ressaltado os valores humanos, particularmente na área médica. Consagrado pesquisador, educador, tropicologista e historiador, um gigante da Medicina Brasileira, é também o consolidador do movimento médico humanista no país.


O Prof. Lacaz, que sempre manteve a plenitude de sua capacidade cognitiva, faleceu em 23 de abril de 2002.


O livro "Lacaz, Ciência e Humanismo na Casa de Arnaldo" de autoria de Henrique Seiji Ivamoto, Lemos Editorial, 2003, traz sua biografia, depoimentos e testemunhos sobre ele.


A Sociedade Brasileira de História da Medicina objetivando incentivar a pesquisa e a criatividade acadêmicas, bem como, favorecer a melhor compreensão da História da Medicina e de seu papel na humanização do médico, lançou em 2006, com grande sucesso o “Prêmio Carlos da Silva Lacaz de Monografias sobre História da Medicina” contemplando não somente acadêmicos de medicina, mas também as Faculdades às quais os mesmos pertencem.
O prêmio no ano de 2011 foi entregue na Solenidade de Abertura do XVI Congresso Brasileiro de História da Medicina em 10 de novembro.
O segundo lugar do prêmio foi conferido à monografia “Aspectos históricos do impacto das necrópoles na saúde” de autoria de Mayra Lopes de Almeida Reis sob orientação do Dr. Lybio Martire Junior, professor das disciplinas de técnica cirúrgica, cirurgia plástica e história da medicina da Faculdade de Medicina de Itajubá.
Tais incentivos são de suma importância para que o ser humano volte o seu olhar para clarear ainda mais a compreensão humana. Nas palavras de Leonardo Da Vinci: “O amor é filho da compreensão; o amor é tanto mais veemente, quanto mais a compreensão é exata.”

Aconteceu: "II Simpósio de Anatomia Aplicada"

"Aprender é algo de que a mente nunca se cansa,

nunca tem medo e nunca se arrepende."

Leonardo Da Vinci

Aconteceu no anfiteatro da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – FCMS/JF o “II Simpósio de Anatomia Aplicada” nos dias 26 e 27 de outubro de 2011.
A organização do evento foi realizada pela Liga de Anatomia sob orientação da professora Maria Inês Boechat Gomes.
O evento objetivou promover a discussão de temas ligados a Anatomia Humana relacionando-a a todas as áreas da saúde.
Foram apresentados durante o dia trabalhos científicos seguidos de palestras com possibilidade de esclarecimento de dúvidas ao final de cada sessão.



Houve interação estudantil e o intercambio de conhecimento ao contar com a participação de estudantes do ensino superior de diversas instituições de ensino.
A Faculdade de Medicina de Itajubá - FMIt participou do evento contribuindo com alguns trabalhos de sua produção científica que serão citados a seguir.

Dia 26 de outubro, na modalidade oral:
1. Apresentado às 18 horas e 15 minutos por Mayra Lopes de Almeida Reis.
“Correção de lesão per operatória do nervo laríngeo recorrente: revisão da literatura e relato de caso” de autoria Mayra Lopes de Almeida Reis (FMIt), Leandro Henrique de Oliveira Almeida (FCMS/JF), José Marcos dos Reis (professor titular de anatomia - FMIt), Francisco Sales de Almeida (graduado pela FMIt).
2. Apresentado às 18 horas e 45 minutos por Mayra Lopes de Almeida Reis.
“Modelo virtual da anatomia de superfície cardíaca” de autoria de Mayra Lopes de Almeida Reis (FMIt), Palti Oliveira Massa (FMIt), José Marcos dos Reis (professor titular de anatomia – FMIt).
As apresentações duraram dez minutos e foram seguidas por cinco minutos de perguntas e discussões.
No dia 27 de outubro, na modalidade pôster, foram apresentados:
1. “Obstrução do ducto nasolacrimal: estudo anatômico” de autoria de Leandro Henrique de Oliveira Almeida (FCMS/JF), Juliana Ferreira dos Santos (FCMS/JF), Mayra Lopes de Almeida Reis (FMIt), Francisco Sales de Almeida (graduado pela FMIt).
2. “Reconstrução labial: compendio de casos e revisão da literatura” de autoria de Leandro Henrique de Oliveira Almeida (FCMS/JF), Mayra Lopes de Almeida Reis (FMIt), Francisco Sales de Almeida (graduado pela FMIt), José Marcos dos Reis (professor titular de anatomia - FMIt).
3. “Síndrome do aqueduto vestibular alargado: relato de caso e revisão da literatura” de autoria de Leandro Henrique de Oliveira Almeida (FCMS/JF), Mayra Lopes de Almeida Reis (FMIt), Francisco Sales de Almeida (graduado pela FMIt), José Marcos dos Reis (professor titular de anatomia - FMIt).
Os trabalhos foram elogiados e certamente contribuíram para o aprimoramento do conhecimento anatômico dos presentes.
Tais iniciativas são importantes, pois propiciam o trabalho em equipe na construção do conhecimento, nas palavras da presidente do evento: “O trabalho em equipe é cada vez mais uma realidade profissional nas diversas áreas e consideramos de extrema importância que os estudantes sejam estimulados a conhecer a área de atuação das outras profissões da Saúde, além da sua, a fim de que esta visão multiprofissional seja introduzida na sua formação" - Maria Inês Boechat Gomes

domingo, 6 de novembro de 2011

Atividades da Liga de Medicina Baseada em Evidências

O bem que se faz perfuma a alma.

Vitor Hugo


Membros da Liga de Medicina Baseada em Evidências


Elaborou-se um folheto intitulado:
Saúde - Combatendo a Verminose









O folheto evidencia a importância do diagnóstico, prevenção e terapêutica.










A Liga participou da Semana Nacional da Ciência e da Tecnologia em 2011.


Acompanhou-se as atividades oferecidas no evento pelo Laboratório de Astrofísica.


Como a visualização do sol sem ferir a retina por meio de telescópio especializado.



Participou-se de atividades interativas com temática de planejamento ambiental.


Elucidou-se para a população a importância de combater a verminose em países em desenvolvimento.



Ensinou-se sobre anatomia humana e o interior do corpo para as crianças.


Houve visitação por todas as faixas etárias.


A visitação foi quantitativamente significativa.



Foram ministradas diversas aulas. Sendo a aula sobre angina ministrada pela acadêmica: Juliana (foto ao lado).







As temáticas abordadas foram variadas, acerca de patologias de maior incidência.

(Membros assistindo a aula)




Foram encenadas diversas patologias para que os demais membros da liga a partir da sintomatologia diagnosticassem os casos apresentados.



Quadro de dengue clássica encenado pelas acadêmicas.
(foto ao lado)






Evidenciando a importancia da entrevista clínica como fator diferencial do diagnóstico.









A Liga irá encerrar suas atividades com a realização de uma confraternização.



Cada criança que se ensina é um homem que se conquista.


Vitor Hugo