quinta-feira, 7 de junho de 2012

Prática 07


P-7: CÉLULAS DO CONJUNTIVO

L-26 a: Estômago Com Inflamação Crônica (Úlcera)

Muitas células do tecido conjuntivo são de ocorrência rara, sendo de difícil visualização em tecidos normais. Por este motivo será visto um corte de tecido conjuntivo com uma inflamação crônica, levando-se em conta que aqui ocorrerão dois eventos:

a- Migração de grande quantidade de células sangüíneas de defesa, do sangue para os tecidos, no sentido de destruir o agente agressor;

b- Reação tecidual à inflamação, caracterizada de fibroblastos e fibras colágenas para reparar as áreas destruídas durante o processo inflamatório.

Focalize a porção mais interna do corte, procure uma área com muitos núcleos, passe para o maior aumento e vá tentando identificar, à medida que move o charriot, as seguintes células:

1- LINFÓCITOS: são células pequenas, com núcleo redondo, bastante basófilo e ocupa quase toda a célula, ficando apenas uma estrita faixa de citoplasma pouco visível. No aumento médio o linfócito é uma “bolinha” escura entre as outras células.

2- PLASMÓCITOS: são células derivadas de linfócitos, sintetizadoras de anticorpos. Geralmente são um pouco maiores que o linfócito, ovóides, com núcleo excêntrico, cuja cromatina mostra-se disposta em grânulos basófilos. No seu aspecto típico, a cromatina é descrita como tendo forma de “roda de carroça”. O citoplasma é mais abundante que no linfócito, é róseo ou levemente basófilo e mostra, às vezes, uma área clara perinuclear, correspondente ao aparelho de Golgi.

3- NEUTRÓFILOS: são pequenos, têm citoplasma pouco visível e núcleo lobulado (em geral 3 lóbulos, mas podem ser 2 ou mais), bem basófilo.

4- EOSINÓFILOS: seu aspecto é semelhante ao dos neutrófilos (eles são parentes próximos). Apresentam núcleos geralmente bilobulado (ou mais) e o citoplasma apresenta-se cheio de grânulos de cor alaranjada ou avermelhada (eosinófilos).

5- MACRÓFAGOS: apesar de numerosos, são de identificação relativamente difícil, pois variam muito de forma. O seu aspecto característico, que lembra um amendoim ou grão de feijão, é aquele em que o núcleo é o ovóide, com uma reentrância (chanfradura) em um dos bordos. O citoplasma é claro, com limites imprecisos.

6- FIBROBLASTOS: para vê-los você deve sair da área de maior acúmulo de células, pois fica mais fácil identificar um fibroblasto quando ele está isolado. Ele é fusiforme, com núcleo grande, ovóide, levemente basófilo e com nucléolo evidente. Já o citoplasma, é pouco visível, com prolongamentos nas extremidades da célula e cor muito clara.

7- FIBRÓCITOS: ainda nas regiões com poucas células podem ser vistos os fibrócitos, com formato fusiforme, núcleo muito fininho, denso e alongado. O citoplasma não é visível. Em geral o fibrócito fica em meio às fibras colágenas que ele mesmo produziu.

8- CÉLULAS ADIPOSAS: procure, na periferia do corte, células arredondadas, grandes, com limites nítidos e citoplasma “vazio” (as gorduras dissolvem durante o processamento da lâmina, lembra?). O núcleo é pequeno, denso e deslocado para a periferia, de encontro à membrana plasmática.

L-49: Linfonodo Com Inflamação Granulomatosa: Células Gigantes

As células gigantes podem ser vistas em menor aumento. Você poderá confundi-la com outras estruturas, pois são arredondadas ou ovóides, às vezes irregulares, com citoplasma acidófilo, homogêneo, e contêm numerosos núcleos dispostos na periferia ou amontoados na região central da célula. Cada núcleo representa um macrófago cujo citoplasma se fundiu com o outro e assim por diante até formar uma célula só com vários núcleos (células gigantes multinucleadas), característica dos processos granulomatosos (reações a fungos, corpos estranho, etc.).

Questões
1-            Especifique as funções de cada célula do conjuntivo.
2-            Cite as características principais e diferenciais de cada uma delas.
3-            Porque os lipídios não aparecem nas preparações coradas por HE?
4-            É correto afirmar que o fibrócito é um fibroblasto velho?
5-            Qual a relação existente entre linfócito e plasmócito?
6-            Qual é a relação existente entre macrófago e célula gigante?
7-            No tecido conjuntivo do córion do tubo digestivo é comum e normal encontrarmos muitos linfócitos e plasmócitos. Justifique o fato.


Prática 06


P-6: TECIDOS MUSCULARES

L-02: Intestino grosso - Músculo liso

            Procure, no aumento menor, uma camada acidófila na parede do órgão. Identifique 2 tipos de corte:

01.  CORTE LONGITUDINAL: as fibras musculares foram cortadas ao longo do seu comprimento. A forma das fibras é alongada, mas, os limites intercelulares são pouco nítidos, por isso é acidófilo e de aspecto fibrilar, os núcleos são únicos e centrais, alongados, cromatina regular e nucléolo variável.
02.  CORTE TRANSVERSAL: a maioria dos cortes não passa pelo núcleo, de modo que há várias células “sem núcleo”. Quando ele aparece, é redondo e central. A célula, neste corte, também é redonda, com diâmetro variável.

L-10: Língua - Músculo estriado esquelético

            Logo abaixo do epitélio estratificado da língua observe o tecido muscular, também em 2 planos de corte:
           
01.  CORTE LONGITUDINAL: as fibras são cilíndricas, longas, com espessura constante, multinucleadas e com estriações transversais (procure as estrias no aumento maior, sempre nos cortes longitudinais). Os núcleos são ovóides, densos, periféricos e numerosos (cerca de 35 núcleos/mm³).

02.  CORTE TRANSVERSAL: não se pode ver estrias. O citoplasma é acidófilo, granuloso (pois estamos vendo as miofibrilas cortadas transversalmente), os núcleos são periféricos e arredondados. Em geral, o contorno das fibras e poliédrico.

L-15: Coração (corte maior) - Músculo estriado cardíaco

            Aqui os fascículos musculares dispõem-se em várias direções, de modo que serão vistas cortadas longitudinalmente, transversal  e obliquamente.


01.  CORTE LONGITUDINAL: a forma das fibras é variada, pois elas se ramificam com freqüência, se anastomosando umas com as outras. Em geral, são cilíndricas, acidófilas e com estriação transversal. Os núcleos são ovóides ou arredondados. Procure identificar os discos intercalares, que são as linhas transversais mais coradas, em forma de “escada” ou de zig-zag.

02.  CORTE TRANSVERSAL: a forma das fibras é muito variada, tendendo a forma angulosa o citoplasma é acidófilo, granuloso e sem estrias.  O núcleo é arredondado e central.

Questões

01.  Explique por que, em cortes transversais de músculo liso, há muita variação no diâmetro das fibras e por que o núcleo é visto em poucas células.
02.  Explique por que as estrias do músculo esquelético e cardíaco não podem ser vistas em cortes transversais.
03.  Explique o que são as estrias do ponto de vista molecular.
04.  Explique o que representam os discos intercalares do músculo cardíaco e qual o seu significado funcional.




Prática 05

P-05 TECIDO ÓSSEO

 L-37: Osso Compacto DESCALCIFADO

Técnica de Schimori: não preserva células.
A maioria das lâminas contém um corte transversal da diáfise de osso longo (ver esquema abaixo). A face externa está revestida por periósteo (que não aparece) e a face interna, circulando o canal medular, pelo endósteo (também não aparece). Identifique:
1-            MATRIZ: corada em pardo, contém numerosas lacunas de cor escura (local onde estavam os osteócitos). Em maior aumento pode-se notar vários canalículos também escuros, que se irradiam das lacunas e se anastomosam com outros (nestes, estavam os prolongamentos dos osteócitos).

2-            LAMELAS ÓSSEAS: podem ser identificadas pela posição das lacunas, que são ovóides e alongadas, com o maior eixo paralelo à extensão das lamelas. A justaposição de lamelas cria sistemas de aparência maciça, dos quais podem ser vistos aqui:
a) Sistema de Havers ou Haversiano ou Ósteon: conjunto de lamelas concêntricas em torno de um canal central, o Canal de Havers.  Na verdade, cada sistema de Havers é um cilindro longo contendo um canal, central e paralelo ao maior eixo da diáfise. Nesta lâmina esses sistemas foram cortados transversalmente. Os canalículos da lamela mais central comunicam-se com o canal de Havers estes comunicam-se uns com outros, com o canal medular e com o periósteo por meio dos Canais de Volkmann. Estes aparecem geralmente em corte longitudinal, pois são perpendiculares aos sistemas de Havers.
b) Sistema Circunferencial Interno: lamelas ósseas concêntricas em relação ao canal medular.

Obs.: Entre estes sistemas há espaços preenchidos por lamelas sem disposição determinada e que representam restos de ósteons parcialmente absorvidos entre os normais. São os Sistemas Intermediários.


L-32 Embrião (Ossificação Endocondral)

Procure área marcada com círculo. Esta área corresponde à formação de um osso longo no embrião, portanto nela está ocorrendo o processo de ossificação endocondral. Procure observar as seguintes regiões:

1- ZONA DE CARTILAGEM EM REPOUSO: você verá um aspecto igual ao de qualquer cartilagem: matriz levemente basófila e condrócitos aleatoriamente distribuídos.
2- ZONA DE CARTILAGEM SERIADA: aqui pela multiplicação ativa dos condrócitos, formam-se fileiras dispostas longitudinalmente.
3- ZONA DE CARTILAGEM HIPERTRÓFICA: aqui os condrócitos são volumosos, com núcleo escuro e citoplasma muito claro.
4- ZONA DE CARTILAGEM CALCIFICADA: nesta região os condrócitos morrem deixando espaços irregulares e vazios, em meio à matriz que calcifica (no caso desta lâmina, este aspecto é percebido por uma coloração mais basófila, devido à presença de cristais de cálcio.
5-  ZONA DE OSSIFICAÇÃO: nesta região os espaços vazios são ocupados por tecido conjuntivo, vasos e células osteoprogenitoras que se fixam na superfície da matriz calcificada e passam a sintetizar matriz óssea. A presença de muitas cavidades preenchidas pelos tecidos mencionados torna o tecido ósseo irregular, de modo que, nos cortes serão observados apenas fragmentos dele que são as Espículas Ósseas.

Procure áreas em que possa, ser vistas espículas com osteoblastos na sua superfície, matriz basófila escura e condrócitos envoltos por matriz. Algumas espículas mostram ainda restos de cartilagem calcificada alternados por matriz óssea. Os osteoclastos são difíceis de serem vistos, surgem como células multinucleadas na periferia das espículas.

Obs.: Este tecido é de tipo imaturo, ou seja, sem organização lamelar, portanto diferente do que foi visto na lâmina anterior. O mesmo aspecto de ossificação endocondral é encontrado na placa epifisária ou cartilagem de conjunção.

Questões
1-    Explique a importância funcional dos canalículos.
2-    Qual é o conteúdo dos canais de Havers? Em que este aspecto difere das cartilagens?
3-    Qual o conteúdo do canal medular?
4-    Em caso de fratura que aspectos poderiam ser observados numa lâmina? (pesquise).
5-    Que tipo principal de crescimento é assegurado pela cartilagem de conjugação?
6-    Explique por que crescemos só até o inicio da idade adulta.
7-    Explique porque os condrócitos da zona de cartilagem hipertrófica degeneram-se e morrem.





Prática 04


P-04: TECIDO CARTILAGINOSO



L-33: Traquéia: Cartilagem hialina

            Proceda da mesma forma como foi indicada em P-02, só que agora você vai procurar uma área bem roxa na parede da traquéia. Focalize esta área, que é cartilagem hialina, passe para o aumento médio e identifique.

01.  MATRIZ INTER-TERRITORIAL: é uma área basófila e homogênea (lisa). Representa a matriz situada entre os grupos celulares de condrócitos. A basofilia é devida a presença de proteínas e mucopolissacarídeos ácidos, e a homogeneidade ao fato de suas fibrilas colágenas serem finas e terem o mesmo índice de refração da SFA.

02.  MATRIZ TERRITORIAL: corresponde à zonas de coloração mais basófila situada imediatamente em torno dos condrócitos e representa a matriz recém sintetizada, pobre em fibrilas colágenas, rica em proteínas e mucopolissacarídeos ácidos.

03.  GRUPOS ISÓGENOS: são grupos de condrócitos originados das mitoses de um único condrócito. Os condrócitos são células de aspecto irregular. O processamento histológico provoca retração da matriz e dos condrócitos, o que explica o aspecto às vezes estrelado.

04.  PERICÔNDRIO: tecido conjuntivo denso modelado que reveste a cartilagem. É rico em fibras colágenas e contêm alguns fibrócitos e fibroblastos.

05.  CONDROBLASTOS: são as células precursoras dos condrócitos e localizam-se mais na periferia da cartilagem, próximas ao pericôndrio. Podem ser confundidas com fibroblastos, mas diferenciam-se dos condrócitos por sua localização e por serem menores, com núcleos ovóides.