segunda-feira, 2 de julho de 2012

Prática 11


P11-ÓRGÃOS LINFÁTICOS


São constituídos por tecido linfóide, uma variedade de tecido conjuntivo na qual predomina o elemento celular. Pela grande quantidade de linfócitos neste tecido (núcleo grande e pouco citoplasma) percebe-se uma basofilia acentuada, principalmente nas variedades nodular e denso. Use este dado para ajudar na identificação dos órgãos.

L-02 Intestino Grosso: Nódulos linfáticos da mucosa

             O tecido conjuntivo frouxo (córion) que fica abaixo do epitélio e entre as glândulas da mucosa do intestino grosso, apresenta uma quantidade variável de linfócitos que por vezes agrupam para formar nódulos arredondados ou ovóides, de cor basófila. Às vezes, pode ser visto no centro deste nódulo uma área clara, constituída por linfoblastos, denominada centro germinativo.
- Obs.: cuidado para não confundir nódulo linfóide com “fundinhos” de glândulas. É parecido, mas os núcleos nestas são maiores e menos basófilos.

L-36 Linfonodo

            O linfonodo apresenta um agregado de nódulos linfáticos (aqui denominados folículos linfáticos) e tecido linfóide denso (não nodular). Os folículos são vistos na periferia de órgão (região cortical) e o tecido linfóide denso na região central (medular). Identifique-os e procure os centros germinativos que, em alguns folículos estão aumentados.
            Na medular você vai observar tecido linfóide frouxo (mais clarinho), alterando com blocos ou cordões de tecido linfóide denso (bem basófilo).

L-8 Baço

            O órgão se divide em duas regiões: Polpa branca e polpa vermelha.
POLPA BRANCA: Em menor aumento observe que o corte apresenta áreas de tecido linfóide nodular (nódulos linfáticos) distribuídos em todo órgão. Nestes nódulos podem ser vistas arteríolas em posição central ou excêntrica
POLPA VERMELHA: Em torno dos nódulos linfáticos há tecido frouxo contendo muitos capilares sinusóides cheios de hemácias (veja no aumento maior). As faixas acidófilas são traves de tecido conjuntivo originário da cápsula por onde se distribuem os vasos maiores.

L-28 Timo

            O timo é constituído por tecido linfóide denso (na cortical) e frouxo (na medular). Estas 2 áreas formam lóbulos que são separados por tecido conjuntivo frouxo vascularizado. Na medular são vistos os corpúsculos de Hassal que representam células epiteliais em degeneração.

Questões

1.    Explique por que são freqüentes nódulos linfáticos na mucosa do intestino grosso, bem como as vias urinárias e respiratórias.
2.    Por que alguns nódulos linfáticos apresentam centro germinativo e outros não?
3.    Por que na lâmina 36A e L-36, alguns folículos estão aumentados de volume com centros germinativos alargados?
4.    Cite as funções timo.



Prática 10

P10- CORAÇÃO E CÉLULAS DO SANGUE



L-15 Coração (corte maior)
Esta lâmina já foi estudada no capítulo de tecido muscular. Reveja as características do músculo cardíaco:
·         Presença de fibras ramificadas;
·         Presença de estrias transversais;
·         Presença de 1 ou 2 núcleos centrais em cada fibra;
·         Presença de discos intercalares.
- Obs.: por motivos técnicos não é possível identificar o endocárdio (semelhante ao endotélio) e o pericárdio (semelhante à adventícia dos grandes vasos).

L-51: Esfregaço Sangüíneo
Você vai poder fazer o que mais queria: Ponha uma gota de óleo de imersão sobre a lâmina. Por gentileza, antes de colocar a gota, verifique se o lado do esfregaço está para cima!!!
Coloque a lâmina no microscópio e aproxime a objetiva de imersão (100x) até que haja contato com o óleo. Agora focalize COM CUIDADO, se não der certo, chame o monitor.
Você deve identificar as células do sangue:
1-            HEMÁCIAS: são eosinófilas (às vezes de cor parda), arredondada, com área central mais clara. Ao tentar observar o núcleo, você vai observar que hemácias não têm núcleo. Elas representam a maioria das células desta lâmina.
2-            LINFÓCITOS: são arredondados, com citoplasma escasso e núcleo grande, muito basófilo.
3-            MONÓCITOS: são as maiores células do esfregaço. Seu núcleo é freqüentemente chanfrado (forma de feijão) e basófilo claro. O citoplasma é levemente basófilo.
4-            GRANULÓCITOS NEUTRÓFILOS: apresentam o núcleo lobulado (2 ou mais lóbulos), fortemente basófilos. O citoplasma é de púrpura (roxo claro).
5-            GRANULÓCITOS EOSINÓFILOS: apresentam o núcleo lobulado (geralmente 2 lóbulos ou mais), fortemente basófilo e o citoplasma carregado de grânulos eosinófilos.
6-            PLAQUETAS: são corpúsculos pequenos, arredondados e agrupados, de cor basófila, às vezes levemente esverdeados.

Questões
1-            Cite as funções de cada uma das células do esfregaço sangüíneo.
2-            Cite as causas da NEUTROFILIA observada em esfregaços patológicos.
3-            Como você explicaria um esfregaço com aumento do número HEMÁCIAS.




Prática 09


P-09: VASOS SANGÜÍNEOS


L-05 ou L-33: Artéria Elástica (em ambas procurar o corte menor)

O objeto desta lâmina é identificar, numa artéria, as túnicas (ou camadas) que compõem a parede de um vaso.
Focalize o vaso de modo que você esteja vendo a luz (do vaso). De dentro para fora você deverá identificar.
01-TÚNICA ÍNTIMA: revestimento endotelial (lembre-se que a célula é plana, de modo que só poderá ser visto o núcleo (arredondado ou alongado dependendo do corte). Abaixo do endotélio há uma delgada faixa de tecido conjuntivo frouxo e, na L-05, é possível distinguir uma faixa ondulada e fina de cor rósea. É a limitante elástica interna, que separa a túnica íntima da túnica média.
02-TÚNICA MÉDIA: músculo liso e fibras elásticas isoladas. Existem fibras colágenas, mas são difíceis de distinguir do músculo.
03- ADVENTÍCIA: é constituída por tecido conjuntivo frouxo contendo vasos (arteríolas, capilares e vênulas), além de quantidade variável de tecido adiposo.

Obs.: Todos os órgãos são vascularizados, de modo que, em qualquer preparo histológico poderão ser vistos artérias, veias e capilares, acompanhados de tecido conjuntivo frouxo, bem como hemácias (fortemente eosinófilas, pelo seu teor de proteínas básicas). No entanto, a disposição dos tecidos de um órgão pode ser de tal forma compacta que o tecido conjuntivo contendo ramos vasculares pode ser pouco visível, como é o caso dos músculos em geral. Portanto, para que os vasos sejam identificados devem ser feitos cortes de órgãos que contenham porções mais ou menos amplas de tecido conjuntivo frouxo.

AGORA VOCÊ VAI IDENTIFICAR: ARTERÍOLAS, VÊNULAS E CAPILARES
L-02 Intestino Grosso
Já foram identificados na lâmina, o epitélio e glândulas da mucosa, o tecido conjuntivo frouxo da sub-mucosa e o músculo liso da muscular. Focalize em menor aumento, a submucosa (esta região fica entre as glândulas da mucosa e a muscular). Passe para o aumento médio e procure identificar:
1-            CAPILARES: há cortes transversais o oblíquos. O que os caracteriza é a luz estreita, vazia ou contendo algumas hemácias e a parede fina, constituída por uma única camada de células endoteliais. Por serem células planas, só se pode ver o núcleo destas células (alongado ou arredondado).
Obs.: as hemácias aparecem, nos cortes corados por hematoxilina e eosina, como “bolinhas” de cor avermelhada (dica para identificar vasos sanguíneos!!!).
2-            ARTERÍOLAS: a luz é arredondada e geralmente estreita.
Íntima: é por uma camada de células endoteliais (aspecto semelhante ao dos capilares) e pela limitante elástica interna que geralmente não pode ser vista nos cortes corados com HE.
Média: é constituída por algumas camadas concêntricas de fibras musculares lisas (até 6 camadas).
Obs.: ocasionalmente podem ser identificadas artérias de pequeno calibre, cujo aspecto histológico é muito próximo ao das arteríolas e vênulas.
            A variação de constituição dos vasos (luz e parede) é gradual (de artéria para arteríola, desta para capilar, deste para vênula, desta para veia). Formas transitórias são vistas freqüentemente e são difíceis de serem diferenciadas umas das outras.

L-28: Timo
            Este órgão será estudado mais adiante (AGUARDE...). Por enquanto, procure distinguir arteríola, vênula e capilar no tecido conjuntivo frouxo que separa os lóbulos de tecido linfóide (cujo componente principal são os linfócitos).

L-21: Fígado
            O fígado é constituído por cordões de células epiteliais entre os quais se dispõem capilares de luz ampla, irregular e cuja parede é descontínua: são os sinusóides. Ocasionalmente são vistas hemácias dentro desses vasos. Procure identificá-los.

Questões:
1-            Justifique porque os capilares têm a parede delgada.
2-            Justifique as peculiaridades morfológicas dos sinusóides.
3-            Explique por que as vênulas são consideradas uma extensão da rede capilar.






Prática 08


P-8: FIBRAS DO CONJUNTIVO, SFA e TIPOS DE CONJUNTIVO

L-17 Pele: Fibras Colágenas / Tecido Conjuntivo Propriamente Dito

01- TECIDO CONJUNTIVO FROUXO:
Abaixo do epitélio estratificado da pele, ao nível das papilas, podem ser vistos: ESPAÇOS vazios, FIBRAS CORADAS EM ROSA E NÚCLEOS.
Os espaços estão vazios porque estavam ocupados pela parte hídrica da substância fundamental amorfa (SFA). Na verdade, fibras e células do conjuntivo estão embebidas na SFA, ou seja, NÃO há espaços vazios no tecido vivo.
As fibras vistas nesta coloração são fibras colágenas, de cor acidófila e de trajeto tortuoso, portanto com vários tipos de secções longitudinal, transversal e obliqua. Procure identificar todos os tipos de cortes, pois este é um dos elementos mais freqüentes em vários órgãos. Como esta variedade é de tecido conjuntivo frouxo, não há muitas fibras. Os núcleos vistos nesta lâmina são geralmente de fibroblastos, havendo também núcleos de fibrócitos.

02-TECIDO CONJUNTIVO DENSO, NÃO MODELADO
Este tipo de tecido se encontra abaixo das papilas e se caracteriza por conter menor quantidade de células e SFA e MAIS fibras colágenas, em meio às quais podem ser vistos núcleos de fibrócitos e fibroblastos. Diz-se que este tecido é “não modelado” por que as fibras estão orientadas em várias direções.

L-12: Tendão: Tecido Conjuntivo Denso Modelado.

Nesta lâmina você vai notar apenas dois elementos: fibras colágenas dispostas em uma única direção e fibrócitos dispostos entre as fibras colágenas. Um ou outro fibroblasto poderá ser visto.

L-07: Tecido Reticular / Fibras Reticulares (Coloração pela PRATA)

Aqui não foram coradas as células. As fibras reticulares estão coradas em preto, são finas, delicadas e emaranhadas, formando uma rede de sustentação em diversos órgãos.


Questões
01-         Explique por que os locais ocupados pela SFA aparecem nas lâminas com espaços vazios.
02-         Explique a acidofilia das fibras colágenas.
03-         Cite locais onde podem ser encontradas fibras reticulares em grande quantidade.
04-         Cite as características diferenciais do ponto de vista microscópio, entre as fibras colágenas, reticulares e elásticas.