terça-feira, 7 de agosto de 2012

Prática 15

P-15 – EPITÉLIOS GLANDULARES


L-02 Intestino Grosso – Glândula exócrina tubular reta

            Localize a mucosa e identifique as glândulas tubulares retas percorrendo a região e observando que o epitélio de revestimento emite projeções tubulares e retilíneas para dentro da mucosa. É importante que você busque uma área que mostre essas glândulas em corte longitudinal. A luz mostra diâmetro variável, parecendo às vezes não existir. Com aumento maior observe que o epitélio das glândulas é o mesmo da superfície, com grande quantidade de células caliciformes, conforme vimos na P-14, não é?

Obs.:
01) Você vai encontrar cortes transversais destas glândulas, dando a falsa impressão de não se comunicarem com a superfície.
02) Os núcleos mais afastados que são vista EM TORNO das glândulas representam núcleos de células do tecido conjuntivo de sustentação, A LÂMINA PRÓPRIA OU CÓRION.

L-09 Glândula Salivar Sublingual: (Glândula Endócrina Túbulo-acinosa composta)

            Por definição esta é uma glândula que contém porção secretora com forma tubular e acinosa, mas nós não vamos poder distinguir as duas havendo predomínio de ácinos que são, em sua maioria, MUCOSOS (citoplasma muito claro, com núcleos basais e luz estreita). Entre os ácinos são vistos ductos de excreção, revestidos por epitélio cúbico, com citoplasma róseo e luz mais ampla.

L-20 Tireóide (Glândula Endócrina Vesicular)

            Como o nome já está dizendo, a tireóide é formada por vesículas ou FOLÍCULOS. Em 3 dimensões, cada folículo é semelhante a uma bola com parede e cavidade. A parede é formada por epitélio simples cúbico e a cavidade preenchida por material acidófilo e homogêneo, denominado COLÓIDE, contendo o produto de secreção da tireóide que fica armazenado antes de ser lançado nos vasos.

L-16 Suprarrenal (Glândula Endócrina Cordonal)

            Focalize com aumento menor e observe que:
Não há ductos
Na maior parte da glândula as células epiteliais se dispõem formando cordões. Passe para o aumento maior e tente identificar pequenos vasos de paredes finas contendo hemácias, entre os cordões celulares.

Questões

1.            Cite o produto de secreção das células caliciforme e ácinos mucosos. Qual a relação entre estes produtos e o aspecto das células que o produzem?
2.            Quais as características histológicas das glândulas tubulares retas?
3.            Qual o significado do colóide na tireóide?
4.            Cite exemplos de outras glândulas do tipo túbulo-acinosa e cordonal.
5.            Explique a basofilia citoplasmática dos ácinos serosos.
6.            Explique a pouca afinidade das células que produzem proteínas.
7.            Tente justificar por que há células caliciformes no intestino grosso.



Prática 14

P-14 – PROCESSOS DE SÍNTESE

Dependendo do tipo de substância sintetizada, teremos células com aspectos diferentes, como é o caso de células que sintetizam glicoproteínas e células que sintetizam proteínas.


A.    SÍNTESE DE GLICOPROTEÍNAS

L-2: Intestino Grosso (HE) – Célula Caliciforme

            Procede como na P2 para focalizar a mucosa deste órgão. Passe para o aumento médio e verifique que, ao longo do revestimento da superfície e das glândulas, há uma fileira de células colunares com citoplasma claro, pouco visível, mas com núcleos de cor púrpura dispostos na base das células, formando uma fileira contínua. Note que, entre estas células ressaltam outras maiores, globosas, com citoplasma muito claro (parecendo vazio). Estas são as células CALICIFORMES do intestino, assim chamadas por sua forma abaulada. Os seus núcleos estão na porção basal, são escuros e achatados ( eles podem se confundir com núcleos de células do tecido conjuntivo que está em volta). Em tempo: o citoplasma é pouco corado por que as glicoproteínas têm pouca afinidade pelos corantes usuais, tipo HE. Agora se quisermos “ver” as glicoproteínas podemos usar uma coloração especial, como na próxima lâmina.

L-27: Intestino Grosso, Alcian Blue – Coloração específica para glicoproteínas de células caliciformes.

            Esta lâmina é de um tecido idêntico ao anterior. Aparecem as mesmas células claras e colunares, porém as células caliciformes apresentam o citoplasma corado em azul-piscina (dá pra ver várias bolotas azuis ao longo da glândula). Preste atenção aos núcleos, pois eles estão com uma coloração lilás, mais clara que a cor habitual e estão fora das bolotas, novamente se confundido com as células do tecido conjuntivo.

B.    SÍNTESE DE PROTEÍNAS

L-43 Glândula Salivar Submandibular (HE)

            Esta glândula, embora formada por várias ramificações de estruturas tubulares (portanto com uma luz), é um órgão compacto, sólido. Situa-se sob o assoalho bucal, para onde drena seu conteúdo. Assim, serão vistos cortes em várias incidências e em vários níveis das ramificações. Não se preocupe em atingir as diferentes porções desta glândula, apenas as estruturas denominadas de ÁCINOS, que estão na porção mais distal das ramificações, onde ocorre a síntese. Há dois tipos de ácinos:

1.            ÁCINO SEROSO: o nome seroso foi dado, pois a secreção tem um aspecto fluido, pouco denso, semelhante a soro. O citoplasma das células é basófilo, arroxeado e granuloso. Isto se deve ao fato de existir, nesta célula, abundante REG. Nem sempre é possível ver os núcleos, por causa da coloração escura do citoplasma. A luz é estreita e muitas vezes difícil de ser vista.

2.            ÁCINO MUCOSO: produz uma secreção viscosa, constituída de glicoproteínas. Por aí você já pode deduzir que o citoplasma é clarinho, pouco corado. Os núcleos são basais, mais visíveis, e a luz também é estreita.




Prática 13


P-13 ESPECIALIZAÇÃO DA MEMBRANA



L-25 ou L-42 Testículo e Epidídimo (HE)

1.    Flagelos:
O testículo é constituído por uma série de túbulos enovelados cujo revestimento contém as células da linhagem espermatocitária. Nas regiões próximas à luz dos túbulos que foram cortados transversalmente notam-se filamentos alongados, às vezes em grande quantidade, formando feixes delgados. São os FLAGELOS dos espermatozóides. Em geral a cabeça do espermatozóide é pouco visível e aparece como um ponto escuro.
2.    Estereocílios (microvilos):
Localize, nesta mesma lâmina, um corte menor ao lado do testículo: o epidídimo, um canal longo, muito enovelado, cuja parede é constituída por uma camada de células epiteliais apresentando, no bordo livre, expansões finas e longas, com alguma variação no tamanho e disposição. São os MICROVILOS, impropriamente chamados de estereocílios.
Na luz do epidídimo podem ser vistos grupos de flagelos, pois este é um local de passagem e armazenamento de espermatozóides.
L-33 Traquéia (HE) – Cílios
            Procure, no menor aumento, um corte parecido com um aro (corte transversal da traquéia de rato), e cuja parede apresenta uma basofilia muito intensa. Localize o revestimento interno voltado para a luz e, com o aumento médio e maior, identifique os CÍLIOS, que são estruturas curtas, retas e uniformes (parecem uma escovinha) localizadas no bordo livre das células do epitélio de revestimento.
Obs.: Faça uma comparação com os estereocílios da L-25
L-35 Intestino Delgado – Duodeno (HE) - Microvilos
            Observe a lâmina a olho nu, para localizar uma área mais arroxeada que corresponde à superfície voltada para a luz (pode ser um pouco difícil localizá-la por que esta região é muito pregueada e irregular). Focalize esta região, com o menor aumento, passe para o aumento médio e tente encontrar, na região mencionada, o revestimento interno do órgão. Ele é constituído por células enfileiradas, finas e colunares, com núcleos ovóides muito próximos uns dos outros, na base das células. Muito bem, agora observe que, no ápice destas células, nota-se uma faixa mais corada. Olhando bem e mexendo no micrométrico, você vai perceber duas linhas muito fininhas. Esta área corresponde aos MICROVILOS (ou microvilosidades) do bordo livre das células absortivas. Não dá pra ver os microvilos, apenas uma condensação na área onde eles estão, pois são estruturas muito pequenas visíveis apenas ao microscópio eletrônico. Por este motivo, os livros textos denominam esta região de cutícula estriada ou bordo em escova
Questões
1.    Quais as diferenças entre flagelos e estereocílios?
2.    Quais as diferenças entre cílios e estereocílios?
3.    Quais as diferenças e semelhanças entre cílios e flagelos?
4.    Explique por que o termo “estereocílio” é inadequado.
5.    Quais as funções dos cílios e estereocílios?





Prática 12



P-12 EPITÉLIOS DE REVESTIMENTO



L-24 Rim (Zona Cortical): Epitélio Simples Pavimentoso e Cúbico

1.            EPITÉLIO SIMPLES PAVIMENTOSO: No rim a zona cortical caracteriza-se por apresentar corpúsculos esféricos contendo um novelo de capilares que confere, ao menor aumento, uma coloração mais escura. São os glomérulos. Identifique-os e passe para o aumento médio. Observe que há um espaço circundando o novelo (os capilares não podem ser vistos como tubos porque estão enrolados uns sobre os outros). Revestindo o espaço há uma camada de células achatadas ou planas. O mesmo tipo de epitélio reveste os vasos sangüíneos (endotélio) e as cavidades internas (superfícies serosas ou mesotélios).
2.            EPITÉLIO SIMPLES CÚBICO: Ainda na zona cortical do rim, observe que em torno dos glomérulos há vários cortes transversais de túbulos de luz estreita revestida por este epitélio. Você pode dar uma passeada com a lâmina e tentar achar estes outros tipos de túbulos.

L-35 Intestino Delgado: Epitélio Simples Cilíndrico
            Você já sabe como encontrar a superfície mucosa nesta lâmina: a olho nu, procure no corte uma região de cor mais arroxeada, pregueada. Focalize com aumento menor, passe para o médio, busque uma vilosidade e verifique que:
      a.  O epitélio é formado por UMA camada de células.
b.  Os limites celulares são poucos nítidos, mas da para ver uma fileirinha de núcleos bem corados e alongados na região basal das células, sendo o seu maior eixo perpendicular à superfície. Esteja bem seguro do limite inferior do epitélio, pois logo abaixo dele há tecido conjuntivo frouxo, rico em células NÃO epiteliais, a LÂMINA PRÓPRIA OU CÓRION.
c.  Os núcleos estão muito próximos uns dos outros, o que indica serem as células muito finas (estreitas). O citoplasma acima do núcleo tem o mesmo aspecto em todas as células, e, mesmos que os limites sejam pouco nítidos, é fácil concluir que a altura das células é muito maior que sua largura. Estas são as características do epitélio CILÍNDRICO (ou PRISMÁTICO ou COLUNAR).
Obs.: Reveja, na superfície das células e com aumento maior, a cutícula estriada que representa a riqueza de microvilos destas células.

ATENÇÃO: Há regiões em que o tecido foi cortado tangencialmente à fileira de núcleos, o que pode dar a falsa impressão de que o epitélio é estratificado.

L-33 Traquéia (Epitélio Pseudo-Estratificado Cilíndrico Ciliado)
            Identifique o corte e localize o epitélio que reveste a luz. Observe que ele apresenta núcleos em várias alturas, dando a impressão de existirem várias camadas. Na verdade, embora não possa ser visto, TODAS as células tocam a lâmina basal e a maioria das células é do tipo cilíndrico, muitas delas contendo cílios na superfície livre do citoplasma.

            Obs.: Este epitélio, como todos os outros, apoia-se sobre uma camada de tecido conjuntivo frouxo, a lâmina própria. Nesta lâmina, por defeito de técnica, a lâmina própria aparece separada do epitélio.

L-5 Esôfago (Epitélio Estratificado Pavimentoso Não-Queratinizado)
            Identifique, a olho nu, o corte transversal do esôfago. Ao microscópio, localize o epitélio que reveste a luz e verifique:
a)            O epitélio repousa sobre tecido conjuntivo (às vezes pouco corado), a lâmina própria ou córion. A linha de demarcação entre os dois tecidos é ondulada, com formação de PAPILAS, que são reentrâncias do conjuntivo em direção ao epitélio.
b)            O epitélio apresenta várias camadas com as seguintes características:
·                    Na camada mais interna, junto ao conjuntivo, as células são cilíndricas ou cúbicas.
·                    Nas camadas subseqüentes as células são maiores, poliédricas, e os núcleos são redondos e afastados entre si.
·                    Nas últimas camadas (junto à luz), os núcleos são densos e alongados ou arredondados e estão bem afastados uns dos outros (relembrando: são os núcleos picnóticos). As células são ditas pavimentosas porque achatam-se e empilham-se como discos.
·                    NÃO há queratina.

Obs.: Este tipo de epitélio é também chamado de “ESCAMOSO” (devido ao fato de possuir células superficiais que descamam) e/ou “MALPIGHIANO” (devido ao fato de ter sido descrito originalmente por MALPIGHI).

L-17 Pele (Epitélio Estratificado Pavimentoso Queratinizado)
  A olho nu, observe que uma das superfícies do corte é mais arroxeada. Localize-a ao microscópio e note que o aspecto é semelhante ao da lâmina anterior, sendo que:
·         Na última camada de células COM núcleo, as células apresentam o citoplasma repleto de grânulos muito roxos: são os grânulos de querato-hialina, substância precursora da queratina.
·         Acima desta camada com grânulos NÃO há mais núcleos e sim uma larga faixa acidófila, a queratina. Já não se distinguem células, devido à morte das mesmas.
·         O epitélio repousa também sobre tecido conjuntivo que aqui na pele é chamado de DERME.
·         Há grande número de papilas, as papilas dérmicas.

Questões
1. Considerando que uma das características dos epitélios é a justaposição, como você explicaria o fato dos núcleos do epitélio pavimentoso estarem tão afastados uns dos outros, como nos glomérulos da L24?
2. Cite uma importante função relacionada aos epitélios simples pavimentosos. A função de proteção é a mais importante? Justifique.
3. Explique por que o epitélio da traquéia é ciliado.
4. Em relação aos epitélios estratificados:
a. Qual é a célula mais diferenciada?
b. Porque os núcleos são mais densos na última camada celular?
5. O que se entende por cutícula estriada?
6.  Para que servem as papilas do córion?
7. Qual é o significado funcional da queratina?
8.  Você estudou lâminas de esôfago e intestino, dois setores do tubo digestivo. Explique por que os epitélios são diferentes nestes dois setores.