terça-feira, 4 de setembro de 2012

Prática 19

P-19 - APARELHO RESPIRATÓRIO


L-33: Traquéia

            Esta lâmina contém cortes de esôfago, linfonodo, tireóide, músculo estriado e traquéia. Focalize a traquéia no menor aumento (estrutura em forma de anel), passe para o aumento médio e identifique:
1.            MUCOSA: revestida por epitélio pseudo-estratificado cilíndrico ciliado, contendo moderada quantidade de células caliciformes. Abaixo do epitélio há uma camada estreita de tecido conjuntivo frouxo, o córion.
2.            SUB-MUCOSA: constituído por tecido conjuntivo frouxo contínuo com córion da mucosa. Caracteriza-se por apresentar um arco de cartilagem hialina aberto na porção posterior do órgão, onde surge feixes estreitos de músculo liso que se inserem no pericôndrio da cartilagem (repare que o músculo, é exclusivamente posterior, ou seja, na parte aberta do arco cartilaginoso, ok?)
3.            MUSCULAR: Ausente
Obs.: Alguns ácinos serosos podem ser vistos na submucosa.



L-31: Pulmão
            O pulmão é um órgão poroso (cheio de espaços, os alvéolos), separados em porções irregulares por traves de tecido conjuntivo frouxo onde se encontram as ramificações dos brônquios, bronquíolos e vasos. Focalize, em aumento menor, uma destas regiões e identifique:

1.            BRÔNQUIOS: dividem em primários ou principais, secundários e terciários. Esta divisão é baseada no tamanho, as estruturas que compõem são basicamente as mesmas.
a)            Mucosa: Epitélio pseudo-estratificado cilíndrico ciliado e córion. Note que a mucosa é pregueada, ou seja, aparece no corte com ondulações.
b)            Sub-mucosa: Tecido conjuntivo frouxo, blocos arredondados de cartilagem hialina e glândulas serosas e mucosas (ácinos).
c)            Muscular: Escassa, constituída por fibras musculares isoladas que ficam entremeadas às ilhotas de cartilagem.

2.            ARTÉRIAS E VEIAS: estão localizadas ao lado dos brônquios. As artérias apresentam luz regular, arredondada, com parede espessa (túnica média) enquanto as veias apresentam luz irregular, ampla e parede fina.
Com a ramificação gradual dos brônquios, surgem os bronquíolos, que apresentam as seguintes características:
·                    Epitélio cilíndrico simples, ciliado nos bronquíolos iniciais e cúbico não ciliado, nas porções distais.
·                    Ausência de cartilagem e glândulas.
·                    Presença de músculo liso circundado o epitélio.
Agora serão identificados bronquíolos respiratórios, ductos alveolares, sacos alveolares e alvéolos.
     Você pode perceber que, em torno dos bronquíolos que foram vistos acima, existe parênquima pulmonar alveolar. Este tecido de certa forma sustenta a parede dos bronquíolos. A porção distal dos bronquíolos, por sua vez,  apresenta alvéolos na parede (comunicando-se com a luz do bronquíolo), o que caracteriza o setor respiratório da árvore pulmonar. Estes bronquíolos são denominados bronquíolos respiratórios e a partir deles o músculo liso da parede começa a ser interrompido originando os ductos alveolares.
Obs.: estes só podem ser identificados em cortes longitudinais, pela descontinuidade da parede. A mucosa é revestida por epitélio cúbico baixo que gradualmente passa a simples pavimentoso. Surgem então os sacos alveolares, que são conjuntos de alvéolos. Estes são cavidades vazias contíguas, separadas entre si por septos alveolares. Os septos estão revestidos internamente pelos pneumócitos I e II, mas a identificação destas células é muito difícil.



Questões

1.            Justifique a presença do epitélio ciliado e de cartilagem hialina na parede da traquéia.
2.            Quais as diferenças entre brônquio e bronquíolo?
3.            Quais as diferenças entre bronquíolo respiratório e ducto alveolar?
4.            Uma vez que os alvéolos são cavidades vazias (contem ar), os septos alveolares são o principal componente tecidual da parte respiratória do pulmão. Explique a afirmativa.
5.            Que estruturas estão contidas nos septos alveolares?



Prática 18

P-18 PELE E ANEXOS CUTÂNEOS


L-17: Pele Grossa

            Distinguem-se neste órgão 2 regiões de aspecto diferente a epiderme e a derme.

1.            EPIDERME: constituída por epitélio estratificado pavimentoso queratinizado, no qual as diversas camadas tem aspecto diferente. Focalize esta região e identifique, da superfície para a região basal (membrana basal), as seguintes camadas:
a)            Camada Córnea: é representada pela queratina, uma camada eosinófila e amorfa ou lamelar. A espessura desta camada é variável de acordo com a região do corpo. Quanto maior o atrito, maior a camada córnea.
b)            Camada Lúcida: precursora da queratina. Representa células epidérmicas mortas. Na maioria dos cortes não é possível identificá-la.
c)            Camada Granulosa: as células desta camada ainda estão vivas embora seus núcleos já sejam picnóticos e o citoplasma esteja carregado de grânulos de querato-hialina, uma proteína precursora da queratina. É este último aspecto que confere o nome desta camada.
d)            Camada Espinhosa: constituídas por células grandes, poligonais, com citoplasma acidófilo e núcleos vesiculosos, por vezes bastante claros. Exceto pela camada córnea, a espinhosa é a mais espessa nas regiões sujeitas a atrito e suas células estão unidas firmemente entre si por junções do tipo desmossomas onde se inserem microfilamentos, que nos cortes histológicos por vezes aparecem como projeções em forma de “espinhos”.
e)            Camada Basal ou Germinativa: representa a camada mais profunda e imatura, ou seja, suas células ainda não se diferem em espinhosas, daí o seu aspecto, lembrando um epitélio cúbico. É nesta região onde estão localizadas as células responsáveis pela renovação da epiderme, com capacidade mitótica alta, daí o termo “Camada germinativa”. As células repousam sobre uma delgada faixa de glicoproteína, a lâmina basal.
Obs.: É nesta lâmina ainda, onde estão localizadas as células produtoras de melanina, que é um pigmento de cor acastanhada no citoplasma das células.

2.            DERME: é constituída por tecido conjuntivo de diferente composição conforme a região.
a)            Derme papilar: Corresponde à região das PAPILAS dérmicas (reentrâncias do conjuntivo em direção à epiderme). O conjuntivo aqui é frouxo e podem, ser vistos cortes de capilares.
b)            Derme Reticular: Situada abaixo da derme papilar (sem delimitação nítida) e constituída por tecido conjuntivo denso, não modelado, formando uma grande rede grosseira. Presença de anexos cutâneos e menor quantidade de vasos.
Obs.: Abaixo da derme reticular há uma faixa de tecido conjuntivo frouxo contendo vasos e células adiposas, que une a pele as demais estruturas (outros órgãos), é a hipoderme ou tecido celular cutâneo.
c)            Anexos Cutâneos: Glândulas sudoríparas, sebáceas e folículos pilosos. Procure na derme reticular da L-17 as glândulas sudoróparas:
·                    São glândulas tubulares enoveladas, de modo que em geral são vistos vários cortes transversais nos quais se distinguem 2 porções:
·                    A porção secretora, com a luz mais ampla e células mais claras.
·                    A porção excretora, com luz mais estreita, revestida por duas camadas celulares cujo citoplasma é mais corado.
Obs.: nesta lâmina, que é pele grossa, não há glândulas sebáceas nem folículos pilosos, portanto vamos à próxima

L-39 ou L-41: Pele Glândulas Sebáceas E Folículo Piloso

            Procure na derme reticular, estruturas arredondadas ou ovóides, constituídas por células de citoplasma muito claro e núcleos picnóticos e irregulares. Este as estruturas são glândulas sebáceas, glândulas alveolares simples. Seus ductos de excreção desembocam em folículos pilosos que apresentam-se como invaginação de epiderme, tendo no interior, o pêlo, uma estrutura birrefringente de cor castanha. Observe a base da invaginação e identifique a raiz do pêlo, na qual haverá uma reentrância de conjuntivo frouxo, a papila, se o pêlo estiver em fase de crescimento. Você deverá procurar estas estruturas nas 2 lâminas.
            Obs.: cortes transversais do folículo pilosos mostram um epitélio estratificado pavimentoso envolvendo uma cavidade que contém o pêlo.
            Com um pouco de paciência você poderá ver também o músculo pilo-eretor (músculo eretor do pêlo). É um feixe de músculo liso inserido na bainha conjuntiva que envolve o pêlo e que estende-se até a derme papilar, atravessando a derme obliquamente.


Questões

1.    Explique as variações de espessura da camada córnea.
2.    A camada basal da epiderme produz, continuamente, novas células. Uma vez que não há aumento de espessura de epiderme normal, explique o que acontece com estas células
3.    Justifique as denominações dadas às camadas da epiderme.
4.    Para que servem as papilas dérmicas?
5.    Qual a importância das glândulas sebáceas desembocarem no folículo piloso?



Prática 17


P-17 - GLÂNDULAS ANEXAS DO TUBO DIGESTIVO 


L-43 Glândula Salivar Submandibular

            Este órgão é constituído por glândulas exócrinas túbulo-acinosas compostas, agrupadas em lóbulos separados por tecido conjuntivo frouxo. A porção secretora (unidade secretora) de ácinos serosos em relação aos ácinos mucosos.
            Os ácinos serosos apresentam luz estreita e são revestidos por células com citoplasma basófilo, enquanto os mucosos têm a luz mais ampla e o citoplasma muito claro, devido à presença de muco. Podem ser vistas também em torno de ácinos mucosos, as “meias luas serosas” (metade de um ácino seroso em torno de um ácino mucoso).

            A porção excretora divide-se em 2 tipos de ductos: intralobulares e extralobulares

Os ductos intralobulares subdividem-se ainda em:
·                    Ductos intercalares: são pequenos, com luz estreita e citoplasma claro. Podem ser confundidos com os ácinos serosos, embora sejam mais claros.
·                    Ductos estriados: a luz é um pouco mais ampla e as células de revestimento mostram citoplasma acidófilo, com estriação basal.

Os ductos extralobulares ou interlobulares estão no tecido conjuntivo que separa os lóbulos da glândula. São geralmente grandes, com luz ampla e revestimento por vezes estratificado. São vistos em cortes transversais e longitudinais.



L-20 Glândula Salivar Sublingual

            É também uma glândula túbulo-acinosa composta, com porção secretora apresentando predomínio de ácinos mucosas (revestidos por células de cor clara), com uma quantidade moderada de “meias-luas” serosas. O sistema de excreção (ductos), obedece às mesmas características da glândula submandibular. Você deve identificar os ductos: intercalares, estriados e interlobulares.

L-48 Pâncreas Exócrino

            A porção endócrina (ilhotas de Langerhans) será estudada mais adiante. A porção exócrina é constituída por glândulas túbulo-acinosas compostas, dispostas em lóbulos separados por tecido conjuntivo.
            Não há ácinos mucosos. Os ácinos serosos são tubulares ou piriformes (arredondados em corte transversal) e constituídos por células piramidais com intensa basofilia na região basal e acidófila na região apical. A luz é estreita e, ao contrário das glândulas salivares, o sistema de excreção (ductos) se inicia da luz do ácino, através das células “centro acinosas”, em numero de 1 à 2, de cor clara, cúbicas ou achatadas. Ductos maiores, com luz ampla, podem ser vistas ocasionalmente entre os ácinos mas é nos septos conjuntivos onde melhor observados. Em alguns cortes pode ser visto um ducto principal drenando vários ductos menores.
            Obs.: Não há ductos estriados.

L-21 Fígado

            Como já foi visto na P-05, o fígado é uma glândula constituída por células epiteliais (HEPATÓCITOS) dispostas em cordões por vezes anastomosados entre si e separados por capilares do tipo sinusóide (amplos e irregulares, com revestimento descontínuo). Os sinusóides convergem para uma região central onde desembocam numa veia denominada “veia centro-lobular”. Esta tem parede fina e assemelha-se à vênula. Coloque no menor aumento e tente identificar:

1.            ESPAÇOS-PORTA: O sangue que deságua nos sinusóides provém de ramificações (arteríola e vênula) da artéria hepática e veia porta. Estas ramificações estão em espaços preenchidos por tecido conjuntivo frouxo e que contém também, ductos biliares, revestidos por epitélio simples cúbico. Estes são os espaços porta. Você poderá ter alguma dificuldade em diferenciar arteríola, vênula e ducto biliar, não é? Bem, diferenciar arteríola e vênula, você já sabe, portanto a dificuldade vai ser o ducto biliar. A dica é a seguinte: o ducto, por menor que seja, é sempre revestido por epitélio cúbico simples, então você vai ver uma fileirinha de células cujos núcleos são basófilos e muito próximos uns dos outros (veja o desenho abaixo). Observe a estrutura dos vasos sanguíneos para diferenciá-los!

2.            LÓBULO HEPÁTICO: Em algumas espécies animais (porco, por exemplo), existe uma trave estreita de tecido conjuntivo frouxo ligando vários espaços-porta contíguos e delimitando uma área de hepatócitos de forma aproximadamente hexagonal, denominada “lóbulo hepático”. A veia centro-lobular ocupa a região central e os espaços-porta, os cantos do hexágono ou periferia do lóbulo.
Obs.: na espécie humana a periferia do lóbulo não é delimitada por tecido conjuntivo de modo que a delimitação do lóbulo é feita apenas pela veia centro-lobular.
Focalize esta veia e identifique as demais estruturas:
·                    Espaços-porta com arteríola, vênula e ducto biliar.
·                    Sinusóides e hepatócitos.
Obs.: você deve estar cismado com umas “sujeiras” de cor enegrecida entre os cordões de hepatócitos, não é? É que foi injetada tinta nanquim no animal, antes do sacrifício e este corante é fagocitado pelas células de Kupfer (células do sistema fagocitário que situam-se no endotélio dos sinusóides). A tinta fagocitada aparece agora, mesmo após a coloração com HE. Legal, não?


QUESTÕES

1.            O que produzem os ácinos serosos e os mucosos das glândulas salivares?
2.            Qual o significado das estriações do ducto estriado?
3.            Explique a basofilia basal e a acidofilia apical ao ácino pancreático.
4.            Cite alguns dos produtos de excreção do pâncreas exócrino.
5.            Para onde se dirige e de onde vem o sangue que chega aos espaços-porta?
6.            Para onde se dirige e de onde vem a bile dos ductos que estão no espaço-porta?
7.            Para onde se dirige e de onde vem o sangue que chega à veia centro-lobular?
8.            Cite algumas funções dos hepatócitos.
9.            Cite os constituintes básicos da bile.



Prática 16


P-16 - TUBO DIGESTIVO



Embora haja muitas variações a estrutura do tubo digestivo obedece à seguinte constituição:
Mucosa: epitélio de revestimento e/ou glândulas apoiados no córion.
Sub-mucosa:tecido conjuntivo frouxo com ou sem glândulas.
Muscular: tecido muscular liso ou estriado.
Serosa: tecido conjuntivo frouxo e mesotélio.

L-10A Língua

1.    MUCOSA: epitélio estratificado pavimentoso, não queratinizado, apresentado projeções geralmente filiformes (papilas filiformes).
Obs1.: Existem também papilas fungiformes (em forma de cogumelo), mas são mais raras. No córion há glândulas, apenas tecido conjuntivo frouxo.
Obs2.: A L-10 é um corte de língua de cão, que tem epitélio e papilas QUERATINIZADAS.

2.    SUB-MUCOSA: ausente.

3.    MUSCULAR: músculo estriado esquelético, disposto em feixes que se orientam em várias direções.

4.    SEROSA: ausente (Obs.: o epitélio envolve todo o órgão, exceto na base de implantação).

L-05: Esôfago

1.    MUCOSA: epitélio estratificado pavimentoso, não queratinizado que repousa sobre tecido conjuntivo frouxo, o córion.
2.    SUB-MUCOSA: tecido conjuntivo frouxo, indistinguível do córion da mucosa. Fibras musculares esparsas marcam um limite pouco nítido. Presença de ácinos mucosos.
3.    MUSCULAR: este corte foi retirado do terço superior do esôfago, constituído por músculo estriado esquelético. Nas demais regiões há uma proporção cada vez maior de músculo liso.
4.    SEROSA: ausente. O esôfago é revestido externamente por tecido conjuntivo frouxo rico em vasos, nervos e por vezes tecido adiposo.

L-06 Estômago: Região Fúndica

1.            MUCOSA: o epitélio de revestimento, cilíndrico simples, apresenta depressões chamada “fossetas”, onde desembocam as glândulas tubulares ramificadas. Nestas podem ser observados 3 tipos de células.
Parietais: produtoras de ácido, de cor acidófila.
Principais: produtoras de enzimas, de cor basófila, e
Mucosas: produtoras de muco, de cor clara.

Obs.: Em algumas lâminas esta distinção é difícil de ser feita devido à problemas técnicos. O córion é escasso entre as glândulas.

2.            SUB-MUCOSA: é separada da mucosa por uma estreita faixa de músculo liso denominada “muscular da mucosa”. Apresenta-se constituída por tecido conjuntivo frouxo contendo vasos.

3.            MUSCULAR: músculo liso em corte longitudinal e transversal.

4.            SEROSA: tecido conjuntivo frouxo, vasos e mesotélio (epitélio simples pavimentoso).

L-35:  Intestino Delgado
1.            MUCOSA: ao contrário do estômago e do intestino grosso, aqui existem expansões do epitélio de revestimento e do córion, formando as “vilosidades”. Na base delas o epitélio invagina-se em direção ao córion formando glândulas denominadas “criptas de Lieberkühn”. Estas são revestidas por epitélio cilíndrico simples no qual diferenciam-se vários tipos celulares relacionados com o processo de digestão e absorção. Nem todas são visíveis com HE. Procure:
Células caliciformes: (com as mesmas características, mas em quantidade menor que no intestino grosso).
Células absortivas: são colunares, com citoplasma róseo claro e tem uma faixa mais escura no bordo livre (cutícula estriada ou bordo em escova). São as mais numerosas.
Células de Paneth: você vai encontrá-las no fundo das criptas. Elas têm o citoplasma mais corado, com grânulos avermelhados.
            Note que o córion está presente sob o epitélio das vilosidades e das criptas, ou seja, é tecido de sustentação, não importa a conformação da mucosa. Observe a muscular da mucosa.
2.            SUB-MUCOSA: tecido conjuntivo frouxo contendo vasos.
3.            MUSCULAR: músculo liso em corte longitudinal e transversal.
4.            SEROSA: tecido conjuntivo frouxo, vasos e mesotélio.

L-01 ou L-02 Intestino Grosso
1.            MUCOSA: epitélio de revestimento cilíndrico simples, invagina-se em direção ao córion e produz glândulas tubulares retas, onde são observadas células caliciformes.
2.            SUB-MUCOSA: está separada também da mucosa por uma faixa estreita de músculo liso, a muscular da mucosa. Apresenta tecido conjuntivo frouxo rico em vasos (aqueles que nós vimos na prática de vasos, concorda?).
3.            MUSCULAR: músculo liso em cortes longitudinal (mais interno) e transversal (mais externo).
Obs.: entre os dois feixes musculares, notam-se gânglios nervosos parassimpáticos (plexo de Auerbach ou mioentérico).
4.            SEROSA: tecido conjuntivo frouxo e mesotélio.

Questões
1.            Explique porque o epitélio da boca, língua e esôfago é do tipo estratificado pavimentoso e porque não é queratinizado.
2.            Qual a função das papilas linguais?
3.            Cite as funções relacionadas às células das glândulas gástricas fúndicas.
4.            Justifique a grande quantidade de células caliciformes na mucosa do intestino
5.            Qual é a função dos plexos de Auerbach?