sexta-feira, 21 de maio de 2010

Neurocirurgia

“Tudo o que fazemos cansa.

Feliz daquele que não perde as forças.”

Goethe

A Liga de Neurocirurgia da Faculdade de Medicina de Itajubá consiste em uma entidade sem fins lucrativos, não religiosa, apolítica com duração ilimitada.

Criada e organizada por acadêmicos, professores e profissionais que apresentam interesses educacionais em comum.

Fundamenta-se em atividades além das curriculares e possui ações voltadas para o ensino e para educação médica.

Para complementar o ensino realiza-se reuniões com aulas específicas dessa especialidade cirúrgica.

As aulas são quinzenais e contam com a presença do professor orientador da Liga que sana as dúvidas dos acadêmicos.

No âmbito prático realizam-se plantões constantes, organizados por uma escala previamente divulgada e elaborada semestralmente.

Todos os dias, de acordo com a escala de plantões, um acadêmico acompanha os procedimentos cirúrgicos realizados no Hospital Escola pelo professor orientador na área dessa especialidade.

São aceitos membros cursando qualquer série a partir do terceiro ano de medicina desde que tenha sido devidamente aprovado no processo seletivo.

O processo seletivo consiste em uma avaliação teórica cujos temas são: neuroanatomia, traumatismo crânico-encefálico, com foco em vascularização e outros aspectos de aplicação prática de grande significância.

As práticas desenvolvidas buscam atingir de forma equilibrada, as ações nos três pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão.

A Liga também vem se desenvolvendo muito quanto à produção científica. Cada vez mais se faz necessário o interesse pela produção de monografias e artigos científicos.

São algumas temáticas relevantes e atuais as focadas pelos acadêmicos: inervação, cirurgias de coluna, tumores, neurocirurgia funcional, epilepsias e suas complicações, neuroendócrinologia, neurocirugia infantil, traumas de base de crânio, neurocirugia vascular, TMS (estimulação magnética transcraniana) e radiocirurgia.

O impossível sonho humano de tudo saber, tudo entender e em tudo ajudar faz-se vivo por intermédio da neurocirurgia, essa área que vem crescendo aliada à tecnologia na medicina. Afinal, se o universo cabe em uma casca de noz, essa casca é a casca cerebral, o córtex.


No mistério do sem-fim

Equilibra-se um planeta.

E, no planeta, um lugar,

E, no lugar, um ser,

E, no ser um crânio, um córtex;

E, dentro dele o dia inteiro,

Entre o planeta e o sem-fim

Gnosias, praxias e estesias

Uma vida inteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!