domingo, 7 de novembro de 2010

A prescrição médica e o olho de Hórus

“Olho por olho, dente por dente, fratura por fratura."
A. T. - Bíblia sagrada
Uma prescrição ou receita médica consiste na indicação de medicamento escrita para um paciente. É indicada pelo médico e objetiva identificar qual medicamento deve ser comprado, bem como sua posologia, contendo orientações que auxiliem o paciente.

Serve também para o controle de alguns grupos de medicamento, como por exemplo: entorpecentes, psicotrópicos, medicamentos de controle especial, talidomida, retinóides, antiretrovirais, anabolizantes, precursores de entorpecentes e de síntese de entorpecentes, plantas e produtos de uso procristo no país.

No Brasil, existe a notificação de receita: uma prescrição medicamentosa escrita padronizada, que acompanha a receita e a autoriza.

São utilizadas cores para indicar o grupo medicamentoso de risco. Assim, utiliza-se receitas para entorpecentes na cor amarela, psicotrópicos na cor azul, retinóides e imunossupresosrres na cor branca.

As receitas têm validade.

Sendo, a receita amarela válida por 30 dias com limite de 5 ampolas se o medicamento for injetável.

A receita azul, válida por 30 dias, emitida na Unidade Federativa de registro, com limite de 5 ampolas se o medicamento for injetável; O máximo de tratamento para o caso dos psicotrópicos anorexígenos de receita azul é de 60 dias.

As receitas brancas só são válidas na Unidade Federativa da prescrição e uma via fica com o paciente sendo carimbada em seu verso e possuindo válidade de 60 dias. Exceto antiparksonianos e anticonvulsivantes que podem ser válidos por até seis meses. Se o medicamento for injetável, é limitado a 5 ampolas.

A Resolução nº 1.601/2000 do Conselho Federal de Medicina do Brasil, no artigo 39 determina que as receitas médicas sejam escritas por extenso e de forma legível, estando de acordo com o Código de Ética Médica que em seu terceiro capítulo trata da responsabilidade profissional, proibindo o médico de receitar ou atestar de forma secreta ou ilegível.

Não são raros os médicos multados por receitarem de forma ilegível.

Os medicamentos de tarja preta no Brasil são controlados através de sistema eletrônico, a partir de janeiro de 2008.

O mecanismo impede o reaproveitamento de receitas e possíveis rasuras. Antigamente estes medicamentos eram anotados manualmente em livros que eram posteriormente recolhidos pela ANVISA.

Existe ainda para o controle o sistema de tarjas.

A coloração preta indica os medicamentos de risco médico e deve ser vendido somente com receita e retenção desta.

A tarja vermelha indica ausência de perigo à saúde do paciente em relação a risco de morte, porém estes contém efeitos colaterais e a receita deve ser apresentada no ato da compra.

Para os medicamentos sem tarja não é necessário apresentação de receitas.

Mas a questão da receita de medicamentos não é meramente prática: é histórica.

O "R” cortado “Rx” é um símbolo que era usado por alguns médicos no início de sua prescrição nos tempos remotos.

Suas origens se relacionam ao “Olho de Hórus” ou “Udyat”, um símbolo proveniente do Egito Antigo.

Consite na invocação à divindade Hórus.

Hórus era um dos mais poderosos e mais usados amuletos no Egito em todas as épocas.

Segundo a lenda durante a luta com o deus Seth para vingar a morte de seu pai, Horus teve o seu olho esquerdo arrancado.

Como a luta se deu porque Horus queria justiça, o deus Toth conferiu-lhe “olho por olho”, devolvendo o olho que havia sido perdido na luta.

O símbolo passou então a ser prescrito como forma de fazer justiça e devolver a saúde ao doente.

Era usado em vida como amuleto, conforme a foto do amuleto do Olho de Horus existente no Museu do Louvre à esquerda da tela, para afugentar o mau-olhado.

E, após a morte, contra o infortúnio do além. Conforme a figura a direita da tela elucida.

Os egípcios usavam o símbolo para afastar o perigo, a doença e a má sorte, aparecendo abreviado nas receitas médicas de várias épocas como “Rx”, entrando de tal forma para a história do mundo e conseqüentemente da medicina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!