sábado, 26 de novembro de 2011

Aconteceu: "II Simpósio de Anatomia Aplicada"

"Aprender é algo de que a mente nunca se cansa,

nunca tem medo e nunca se arrepende."

Leonardo Da Vinci

Aconteceu no anfiteatro da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – FCMS/JF o “II Simpósio de Anatomia Aplicada” nos dias 26 e 27 de outubro de 2011.
A organização do evento foi realizada pela Liga de Anatomia sob orientação da professora Maria Inês Boechat Gomes.
O evento objetivou promover a discussão de temas ligados a Anatomia Humana relacionando-a a todas as áreas da saúde.
Foram apresentados durante o dia trabalhos científicos seguidos de palestras com possibilidade de esclarecimento de dúvidas ao final de cada sessão.



Houve interação estudantil e o intercambio de conhecimento ao contar com a participação de estudantes do ensino superior de diversas instituições de ensino.
A Faculdade de Medicina de Itajubá - FMIt participou do evento contribuindo com alguns trabalhos de sua produção científica que serão citados a seguir.

Dia 26 de outubro, na modalidade oral:
1. Apresentado às 18 horas e 15 minutos por Mayra Lopes de Almeida Reis.
“Correção de lesão per operatória do nervo laríngeo recorrente: revisão da literatura e relato de caso” de autoria Mayra Lopes de Almeida Reis (FMIt), Leandro Henrique de Oliveira Almeida (FCMS/JF), José Marcos dos Reis (professor titular de anatomia - FMIt), Francisco Sales de Almeida (graduado pela FMIt).
2. Apresentado às 18 horas e 45 minutos por Mayra Lopes de Almeida Reis.
“Modelo virtual da anatomia de superfície cardíaca” de autoria de Mayra Lopes de Almeida Reis (FMIt), Palti Oliveira Massa (FMIt), José Marcos dos Reis (professor titular de anatomia – FMIt).
As apresentações duraram dez minutos e foram seguidas por cinco minutos de perguntas e discussões.
No dia 27 de outubro, na modalidade pôster, foram apresentados:
1. “Obstrução do ducto nasolacrimal: estudo anatômico” de autoria de Leandro Henrique de Oliveira Almeida (FCMS/JF), Juliana Ferreira dos Santos (FCMS/JF), Mayra Lopes de Almeida Reis (FMIt), Francisco Sales de Almeida (graduado pela FMIt).
2. “Reconstrução labial: compendio de casos e revisão da literatura” de autoria de Leandro Henrique de Oliveira Almeida (FCMS/JF), Mayra Lopes de Almeida Reis (FMIt), Francisco Sales de Almeida (graduado pela FMIt), José Marcos dos Reis (professor titular de anatomia - FMIt).
3. “Síndrome do aqueduto vestibular alargado: relato de caso e revisão da literatura” de autoria de Leandro Henrique de Oliveira Almeida (FCMS/JF), Mayra Lopes de Almeida Reis (FMIt), Francisco Sales de Almeida (graduado pela FMIt), José Marcos dos Reis (professor titular de anatomia - FMIt).
Os trabalhos foram elogiados e certamente contribuíram para o aprimoramento do conhecimento anatômico dos presentes.
Tais iniciativas são importantes, pois propiciam o trabalho em equipe na construção do conhecimento, nas palavras da presidente do evento: “O trabalho em equipe é cada vez mais uma realidade profissional nas diversas áreas e consideramos de extrema importância que os estudantes sejam estimulados a conhecer a área de atuação das outras profissões da Saúde, além da sua, a fim de que esta visão multiprofissional seja introduzida na sua formação" - Maria Inês Boechat Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!