Houve crescimento da atividade realizada pelas Ligas Acadêmicas no Brasil, existem ligas para estudo das mais diversas temáticas.
Nenhuma das ligas existentes tem proposta de trabalho semelhante a da "Liga de Medicina Baseada em Evidências".
Primeiramente, faz-se necessário explicitar em que consiste a medicina baseada em evidências.
A medicina baseada em evidências é definida como processo de tomada de decisões que tem por objetivo auxiliar no que tange aos cuidados em saúde. Não está restrita a decisão tomada pelo médico quando diante do doente, pois atinge ambitos mais amplos como a avaliação de princípios, recursos e pessoas envolvidas no cuidado.
Baseia-se na aplicação do método científico durante toda a prática médica. A palavra evidências remete exatamente às provas científicas.
Propõe uma prática norteada pelo "uso consciencioso, explícito e judicioso da melhor evidência atual" durante as decisões durante o cuidado individual do paciente.
As evidências estão para além da prática clínica, e a equipe médica tem que: procurar, encontrar, interpretar e aplicar os resultados de estudos aos problemas individuais dos pacientes.
Contrapõe a medicina baseada na autoridade, pois o critério de conduta se baseia não apenas em proposições ('achismos', 'eu acho').
Em caso de não existencia de estudos o médico deverá montar o estudo, uma vez que a demanda existe.
A idéia da medicina baseada em evidências é questionada como rótulo, afinal desde o seu surgimento, a medicina se baseia nas evidências: em estudo de casos que deram certo. Com a retomada da importância da 'evidência' proposta pelo rótulo "Medicina Baseada em Evidência" o meio clínico propõe uma avaliação significativa da aplicabilidade da ciência.
Ao avaliar a fidedignidade de uma evidência deve-se considerar: a espécie estudada, o delineamento experimental, o número de casos isolados, os estudos retrospectivos, os estudos prospectivos, a análise estatística, a indicação do teste estatístico, o nível de significancia estatística principalmente quando comparada com a significância biológica. Deve-se ainda considerar os estudos de variáveis regionais.
A proposta alia: diagnóstico, tratamento, prognóstico e prevenção para estabelecer a diretriz para a prática clínica que permite a tomada de decisão no atendimento.
Para tal, deve-se aliar a educação continuada para a realiação de análise crítica da literatura e da aplicabilidade da teoria nos casos particulares, de modo a considerar aspectos importantes como: as evidências, as circunstâncias do atendimento e os desejos do doente.
Quando alia-se todos os aspectos a medicina se faz para além das evidências.
Os trabalhos práticos da liga se darão da seguinte forma: as atividades serão dividas em teóricas e práticas.
Iniciar-se-á o trabalho pelas atividades teóricas, quando cada membro receberá um caso clínico estabelecido pelo orientador de atividades teóricas que é o professor responsável pela liga.
Junto com o caso cada membro receberá um tópico a ser estudado em três bibliografias diferentes, sendo: um dicionário médico, um tratado e um periódico.
Os temas entregues serão: exames complementares, terapêutica, propedêutica...
Na reunião seguinte será realizada uma apresentação de aproximadamente cinco minutos por cada membro com os achados da pesquisa bibliográfica. E depois de todas as apresentações será feito um grupo de discussão no qual todos podem contribuir com idéias o que durará aproximadamente trinta minutos.
Escolhida a conduta de acordo com as pesquisas, o caso será reescrito pelo grupo de modo completo.
Iniciar-se-á então as atividades práticas.
Será realizada, então, uma reunião para a realização de uma oficina teatral, e posteriormente, duas reuniões para treino da encenação do caso.
O caso será apresentado no anfiteatro com entrada franca para profissionais da área de saúde de modo a auxiliar na educação continuada, podendo se estender para a comunidade quando focar em aspectos preventivos.
Conforme o discorrer das atividades, poderão ser incorporadas novas práticas desde que sob concordancia da diretoria da liga e obediencia das normas estabelecidas pelo estatuto.
As novas formas assumidas pela prática médica retratam o que Patch Adams sintetiza tão bem: "o amor contagia".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!