segunda-feira, 7 de março de 2011

Introdução ao Enxadrismo

“Eu jogo honestamente e jogo para vencer.
Se perco vou tomar meu remédio.”

Bobby Fischer

Xadrez é um jogo recreativo de tabuleiro, é um dos jogos mais populares do mundo.

O enxadrismo foi reconhecido como esporte pelo Comitê Olímpico Internacional em 2001.

O Dia Internacional do Enxadrismo é comemorado todos os anos no dia dezenove de novembro, data de nascimento de José Raul Capablanca, um dos maiores enxadristas de todos os tempos.

Os jogadores de xadrez são conhecidos como enxadristas. O tabuleiro possui casas claras e escuras, sendo que, no início, cada enxadrista controla dezesseis peças com diferentes formatos e características.

O objetivo da partida é deixar o rei alheio sem saída, ou seja, dar “xeque mate”.

Cada um dos enxadristas dispõem de dezesseis peças: oito peões, dois cavalos, dois bispos, duas torres, um rei e uma dama, sendo que cada tipo de peça possui um movimento característico.

Quando uma peça pode ser movida para uma casa em que está localizada uma peça adversária, esta última pode ser capturada. Assim, a peça a ser jogada move-se para a casa da peça oponente, que é então retirada do tabuleiro. O rei é a única peça que nunca pode ser capturada, uma vez que a partida termina quando ocorre o xeque-mate, ou seja, a iminência da captura do rei.

Cada tipo de peça tem um movimento diferente. Os movimentos de cada peça são:

Rei: move-se para todas as direções pela vertical, horizontal ou diagonal, mas apenas uma casa por lance.

Rainha: é a peça mais poderosa do jogo, uma vez que seu movimento combina o da torre e o do bispo, ou seja, pode mover-se pelas colunas, fileiras e diagonal. Em termos de valor, não é comparável a nenhuma outra peça, a não ser a dama adversária.

Bispo: move-se pela diagonal, sendo que nunca poderá mudar a cor das casas em que se encontra, uma vez que movendo-se em diagonal, não lhe é permitido passar para uma diagonal de outra cor. O valor do bispo é considerado ligeiramente superior ao do cavalo, todavia, dependendo da posição no tabuleiro, nem sempre será vantajoso trocá-lo por um cavalo oponente.

Cavalo: movimenta-se sempre para a casa mais próxima no tabuleiro que não esteja na mesma coluna, fileira ou diagonal. Em L formado respectivamente por três casas diretas e uma lateral. O cavalo é a única peça que pode pular sobre as outras, tanto as suas quanto as adversárias.

Torre: movimenta-se em direção reta pelas colunas ou fileiras. A torre é considerada uma peça forte, tendo mais valor que bispo e cavalo.

Peão: movimenta-se apenas uma casa para frente e captura outros peões e peças em diagonal. Caso uma peça ou peão fique na frente do peão, será impossível movê-lo. Somente se alguma peça adversária fique na sua diagonal acima, ele poderá capturá-la e mudar de coluna. No primeiro movimento de qualquer peão, ele poderá mover-se uma ou duas casas, a critério do enxadrista. Ao contrário das outras peças, o peão não pode mover-se para trás.

O enxadrista ainda dispõe de três lances especiais:

O roque que encastela o rei protegendo-o de ataques inimigos.

En passat, quando o peão avançado toma o outro peão oponente que apenas passou pelo primeiro com seu lance inicial de duas casas.

Promoção Obrigatória, que é dada ao peão que alcança a oitava fileira.

Existem dois tipos de notações para xadrez: a algébrica e a descritiva. A grande diferença entre a notação algébrica e a descritiva é que na algébrica, cada casa tem seu nome, e isso nunca muda, entretanto, na descritiva, para as brancas a casa tem um nome e para as negras ela tem outro. Outra diferença é que na notação descritiva só se escreve com letra maiúscula, ao contrário da notação algébrica.

Símbolo

Significado

Exemplo

Comentários

# ou ++

Mate

Dg7# ou Dg7++

Dama dá mate ao rei ao ser movida para a casa g7.

+

Xeque

Te1+

Torre dá xeque ao rei ao ser movida para a casa e1.

x

Captura

BxC

Bispo toma cavalo.

e.p.

Captura en passant

exd e.p.

Peão da coluna e toma peão da coluna d pela regra do en passant.

0-0

Pequeno Roque

Roque efetuado na ala do rei.

0-0-0

Grande Roque

Roque efetuado na ala da dama.

=

Promoção

e8=D

Peão da coluna e alcança a oitava fileira e é promovido à dama.

Símbolo

Significado

!

Bom lance.

!!

Lance brilhante.

?

Mau lance.

??

Lance péssimo.

!?

Lance interessante.

?!

Lance duvidoso.

±

Vantagem branca.

+/=

Ligeira vantagem branca.

+–

Vantagem decisiva branca.

Vantagem negra.

=/+

Ligeira vantagem negra.

–+

Vantagem decisiva negra.

Posição incerta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!