“Um dom dos visionários é a capacidade de antecipar o futuro e convertê-lo em presente.”
EB
Essa postagem do blog é um resumo com citações e alguns comentários sobre o livro: BATISTA, EIKE [COLABORAÇÃO ROBERTO D’ÁVILA]. O X DA QUESTÃO. RIO DE JANEIRO: SEXTANTE, 2011.
A obra começa com o prefácio que me emocionou, de autoria do pai de Eike fazendo referencia ao ‘Mercador de Veneza’ em que William Shakespeare define como sábio “o homem que conhece seu próprio filho”.
Possui belas citações como:
PG.12 – “O HOMEM É DO TAMANHO DE SEU SONHO E, DESDE QUE COMEÇOU A SONHAR, EIKE NUNCA MAIS PAROU DE CRESCER.”
Em toda a obra se encontra o patriotismo:
PG.16 – “É IMPOSSIVEL GOSTAR DO BRASIL SEM, ANTES, GOSTAR DOS BRASILEIROS.”
A introdução trata dos sentimentos de Eike em relação ao distanciamento do Brasil:
PG.22 – “MUITA GENTE FOI OBRIGADA A VIVER FORA DO PAÍS POR MOTIVOS POLÍTICOS. MEU EXÍLIO ERA DE OUTRA NATUREZA, MAS NEM POR ISSO DEIXEI DE SENTIR EMPRE UMA ENORME SAUDADE DO RIO E DO BRASIL.”
O capítulo seguinte se intitula ‘DESCOBERTA O PRIMEIRO TALENTO’, no qual há o relato de algumas experiências acerca da vida do empresário, que considerei dignas de nota:
PG. 26 – “A FORMAÇÃO QUE RECEBI INCUTIU EM MIM VERGONHA DE PEDIR DINHEIRO.”
Em tais experiências o autor denota não só os sucessos:
PG. 27 – “FOI UMA EXPERIENCIA TANTO BATER DE PORTA EM PORTA. ALGUMAS SE ABRIRAM, OUTRAS NÃO. NAQUELAS QUE SE ABRIRAM, TIVE INTERAÇÕES CURIOSAS, DIVERTIDAS, DIFERENTES. APRENDI A CONVERSAR COM AS PESSOAS, ENTENDER O QUE PASSAVA NA CABEÇA DELAS.”
E culmina com o balanço final:
PG. 27 – “APRENDI DEMAIS COMO VENDEDOR DE SEGUROS. COMPREENDI QUE AS PESSOAS QUEREM FALAR COM VOCE. ELAS PRECISAM CONTAR COISAS.”
E, como a arte de escutar permeou toda sua trajetória profissional, permitindo que o contato humano o transformasse:
PG. 28 – “VOCE COLOCA O INTERLOCUTOR NO MESMO PATAMAR QUE O SEU SE DÁ ATENÇÃO AO QUE ELE TEM A DIZER. FAZ DELE UM ALIADO. SE UMA PESSOA CRUZA SUA VIDA, ELA TERÁ ALGUMA COISA A ACRESCENTAR.”
No capítulo ‘O LIDER É ALGUÉM CAPAZ DE VENDER SUAS IDÉIAS’, trata da existência de um talento inato e da atenção como meio para aprimorá-lo. Exalta a humildade como correlato à capacidade de ouvir outrem.
Sobre as críticas acerca de seu ego menciona:
PG. 30 – “HÁ QUEM DIGA QUE TENHO UM EGO GRANDE. NUNCA ALGUÉM APARECEU NA MINHA FRENTE COM UM APARELHO QUE O MEDISSE. SE ALGUM DIA FOR INVENTADO O EGOMETRO, É POSSÍVEL QUE MUITA GENTE SE SUPREENDA.”
E, defende a auto-estima:
PG. 30 – “O CERTO É QUE TODO EMPREENDEDOR PRECISA DE UMA BOA DOSE DE AUTO-ESTIMA PARA LIDERAR.”
Aconselhando:
PG. 30 – “ACREDITE EM SI MESMO. SE VOCE DUVIDA DE SUA PRÓPRIA CAPACIDADE, NÃO VAI ENCANTAR SUA EQUIPE NEM O MERCADO. ISSO NÃO É NECESSARIAMENTE VAIDADE. É, ANTES DE TUDO, CONFIANÇA.”
No capítulo ‘ALÉM DAS PALAVRAS’, cita um tema delicado, o ceticismo mediante a inovação, e fala da sensibilidade necessária ao líder:
PG. 31 – “UM LIDER ADQUIRE O DOM DE LER O PENSAMENTO DO INTERLOCUTOR NA EXPRESSÃO DE SEU ROSTO, NUMA SOBRANCELHA FRANZIDA, NUM PIGARRO, NUM MANEIO DE CABEÇA, NUM COÇAR DE ORELHA. AS PESSOAS TÊM MUITO A DIZER COM PEQUENOS GESTOS E MANEIRISMOS.”
Defende a importância da acessibilidade, e menciona sua forma de trabalho como exemplo:
PG. 32 – “COSTUMO INCENTIVAR A QUEBRA DE PROTOCOLO E PROCURO ESTAR SEMPRE ACESSÍVEL. QUEM TRABALHA COMIGO SABE QUE A PORTA ESTÁ ABERTA PARA OS QUE ACREDITAM QUE POSSO SER ÚTIL NA AVALIAÇÃO DO QUE EXIGE AÇÃO IMEDIATA.”
Ao ler o título do capítulo ‘NO MEIO DO CAMINHO HAVIA OUTRAS PEDRAS’, pensei logo em rubi, esmeralda... e lá estava a pedra fundamental do sucesso do autor:
PG. 35 – “A MECÂNICA DAQUELE TIPO DE TRANSAÇÃO ENCANTAVA, PORQUE SE BASEAVA INTERGRALMENTE NA PALAVRA EMPENHADA.”
PG. 36 – “A PALAVRA EMPENHADA FOI SEMPRE ASPECTO DE MAIOR RELEVANCIA EM CADA NEGÓCIO QUE REALIZEI.”
PG. 37 – “A PALAVRA É E SERÁ SEMPRE UM DOS MAIS ATIVOS MAIS VALIOSOS DO EMPREENDEDOR.”
Mas não só de pedras preciosas se fez tal capítulo. Ele faz menção a traição que o mesmo sofreu, realizada por um sócio, e a forma com que ele lida com o fato na atualidade:
PG. 38 – “TENHO PARA MIM QUE SEU MAIOR CASTIGO FOI PERCEBER QUE TERIA ‘UM POUCO MAIS’ A EMBOLSAR SE TIVESSE PERMANECIDO AO MEU LADO.”
Trata do fato de depositar confiança em alguém:
PG. 39 – “FOI UM ERRO DE AVALIAÇÃO DOS MAIS GRAVES, PORQUE CONFIEI E ESCOLHI COMO SÓCIO QUEM NÃO MERECIA O VOTO DE CONFIANÇA.”
E sobre o raciocínio que o permitiu produzir ainda mais:
PG. 42 – “A PERGUNTA QUE ME FIZ FOI: SE, COM PRODUÇÃO MANUAL, É POSSÍVEL ACUMULAR ALGUNS MILHÕES DE DÓLARES, EM TÃO POUCO TEMPO, O QUE NÃO FAREI COM O MAQUINÁRIO MODERNO?”
O capítulo seguinte, ‘A VIDA É MAIS VALIOSA QUE O OURO DE ALTA FLORESTA’ o autor transcende e dispensa comentários, emocionando novamente:
PG. 43 – “SERÁ QUE FAZ SENTIDO ACREDITAR NUM SONHO E PERSEGUI-LO A TAL PONTO QUE NADA FARÁ COM QUE VOCÊ DESISTA ENQUANTO HOUVER ESPERANÇA? ACREDITO FORTEMENTE QUE SIM.”
PG. 43 – “NEM TUDO ESTÁ LIGADO A QUANTIDADE DE DINHEIRO QUE SE VAI ACUMULAR. LONGE DISSO. A REALIZAÇÃO DE UM SONHO PODE SER A CAPACIDADE DE GERAR UM FILHO. OU A RECUPERAÇÃO FÍSICA DEPOIS DE GRAVE ACIDENTE OU ENFERMIDADE. OU UMA VIDA QUE SE SALVOU, UMA CAUSA SOCIAL COM A QUAL SE SENTE RECONFORTADO POR COLABORAR. A VIDA É MAIS VALIOSA DO QUE TODO O OURO DE ALTA FLORESTA.”
No capítulo ‘COM AS BENÇÃOS DE CORTÉS E DE PIZARRO’, admite a seus erros quando subestimou as doenças e a dificuldade da logística:
PG. 47 – “SUBESTIMEI O PERIGO DAS DOENÇAS E FUI OBRIGADO A SUBSTITUIR EQUIPES INTEIRAS ACOMETIDAS PELA MALÁRIA, MAIOR INIMIGA DO GARIMPO DE ALTA FLORESTA.”
No capítulo ‘A PERFEIÇÃO É UMA UTOPIA’, valoriza a ciência:
PG. 50 – “ACREDITE NA SUA INTUIÇÃO, MAS PROCURE CONFIRMÁ-LA COM DADOS CIENTÍFICOS OU PESQUISA.”
No capítulo ‘ROLAM AS PEDRAS’, descreve a coragem necessária para empreender: PG. 50 – “É CLARO QUE PRECISAM DE EMBASAMENTO CIENTÍFICO, MAS SE HÁ PESQUISA SUFICIENTE E POSSIBILIDADE CONCRETA DE ÊXITO, PROVAVELMENTE ESTAREI INCLINADO A DIZER SIM.”
No capítulo ‘O PORQUÊ DO SUCESSO COM OURO’, eu substituiria o ‘porquê’ pela palavra o motivo ou causa. Trata das dificuldades em abandonar hábitos e condição social que foram vencidas por algo forte, indescritível, por sua coragem inerente, que o levou a vencer limitações e preconceitos, em especial em relação à idade:
PG. 56 – “MUITA GENTE ME DIZIA QUE EU ERA MALUCO, COM A IDADE QUE TINHA, DE ME AVENTURAR NO MEIO DA AMAZÔNIA. É POSSIVEL QUE ALGUÉM DE CLASSE MÉDIA, HABITUADO A VIAJAR PARA A EUROPA E MORAR NA CIDADE GRANDE, NÃO ESTIVESSE DISPOSTO A FAZER O MESMO. É DIFICIL EXPLICAR, MAS HÁ ALGUMA COISA QUE É INATA E ESCAPA À GENÉTICA, À FORMAÇÃO FAMILIAR, À EDUCAÇÃO.”
E, permite que o leitor se aproxime, apesar de elucidar que existe algo inefável nele.
PG. 56 – “ALGUMA COISA NESTA HISTÓRIA TODA É MUITO MINHA. NEM TUDO NA VIDA RESPEITA A LÓGICA, O EXPLICÁVEL E O PREVISÍVEL.”
Encoraja a sonhar:
PG. 57 – “UM SONHO É UM PASSO EM DIREÇÃO A UMA CONQUISTA.”
E, a lutar para concretizar o sonho:
PG. 57 – “A REALIZAÇÃO É A CONCRETIZAÇÃO. O SONHO É APENAS A MATÉRIA-PRIMA. UM SONHO DEVE IMPELIR AO MOVIMENTO, NUNCA À ESTAGNAÇÃO.”
O capítulo ‘PEDRA SOBRE PEDRA’ foi o meu preferido, pois retrata o desapego que faz com que aquilo que foi gerado cresça.
PG. 60 – “EU ERA DESAPEGADO O SUFICIENTE PARA ABRIR MÃO DE PARTE DOS MEUS NEGÓCIOS PARA VÊ-LOS GERAR MAIS RIQUEZA.”
E, conta o segredo de sua mina empresarial, a visão de trezentos e sessenta graus na qual baseia seu plano administrativo. Relata a importância de se colocar em uma posição privilegiada capaz de vislumbrar o entorno de cada empreendimento e identificar os problemas antes que os mesmos se apresentem.
O capítulo ‘VISÃO 360 GRAUS’ é ilustrado com o organograma no qual constam os seguintes itens: engenharia de pessoas, financeira, jurídica, ambiental e social, de saúde e segurança, logística, da comunicação, política, da engenharia. Tais planos são circundados por: transparência e ética, humildade, meritocracia, liderança, criatividade, dividir resultados, capital de risco, paixão, conceitos estado da arte, stop loss, conectividade, pitada de sorte, pensar grande, fluidez, disciplina, perseverança.
PG. 63 – “PERSEGUIR UMA VISÃO MULTIDISCIPLINAR. VISÃO DE 360 GRAUS: JURÍDICO, POLÍTICO, FINANCEIRO, AMBIENTAL, SOCIAL, HUMANO, LOGÍSTICO, MERCADOLÓGICO E OPERACIONAL.”
Sugere a que o indivíduo questione-se mentalmente a mesma pergunta por inúmeras vezes, de modo a duvidar de si mesmo antes de dar início a um negócio, pois a dúvida é considerada uma aliada e conselheira.
PG. 67 – “POR MAIS BEM ELABORADO QUE SEU PLANO DE NEGÓCIO TENHA SIDO, ELE NEM SEMPRE SERÁ 100% EXECUTADO. REPITO: NÃO EXISTE PERFEIÇÃO NO MUNDO DOS NEGÓCIOS. EU NÃO ASPIRO À PERFEIÇÃO. ASPIRO AO ÊXITO. ASPIRE AO ÊXITO VOCÊ TAMBÉM.”
Em toda obra Eike elucida uma responsabilidade social, pois sem comprometimento não há como efetuar realizações significativas.
PG. 67 – “EU DESEJO ENTREGAR AO MERCADO, AOS ACIONISTAS, AOS COLABORADORES E À SOCIEDADE O QUE ME COMPROMETI A ENTREGAR. QUERO REALIZAR NEGÓCIOS QUE SEJAM ALVO DE ADMIRAÇÃO PERMANENTE. TENHO UMA IDÉIA E ME DEDICO DIA E NOITE A LEVÁ-LA ADIANTE. A PAIXÃO – QUANDO ACOMPANHADA DE RACIONALIDADE – É UM ELEMNTO FUNDAMENTAL PARA CONCRETIZAR OS PLANOS.”
A citação de significância do capítulo ‘LUZ, CÂMERA, AÇÃO!’ é:
PG. 70 – “MAS A GRANDE BELEZA DE UM NEGÓCIO É QUE ELE INFLUENCIA A VIDA DAS PESSOAS QUE, EM MUITOS CASOS, SEM AQUELE PROJETO NÃO TERIAM UM EMPREGO OU PERMANECERIAM SUBEMPREGADAS.”
No capítulo ‘CHILE A 360 GRAUS’ o autor trata do tema delicado que é o êxito, pois tudo parece fácil e possível quando dá certo. Mas alerta que uma mina de ouro, só o é quando se consegue transformá-la em geradora de riqueza vencendo as dificuldades e exemplifica tal condição quando cita que há que perca dinheiro com minas de ouro.
No capítulo ‘O CAPITAL É COVARDE’ menciona que o limite entre o medo e a paralisia é tênue e acusa o medo de ser o grande inimigo do empreendedor. Fala sobre a necessidade de arriscar:
PG. 78 – “MAS SE ALGUÉM QUER RISCO ZERO, O MELHOR É COLOCAR O DINHEIRO NO COFRE E ENTERRAR A CHAVE EM LUGAR SEGURO.”
Cita brilhantemente ‘Nelson Rodrigues’: “Sem sorte não se chupa nem um Chicabon. Você pode engasgar com o palito ou ser atropelado pela carrocinha.”
PG. 79 – “NUNCA É DEMAIS REPETIR: SORTE É ELEMENTO DE UM PROJETO. MAS ELA NUNCA ESTARÁ PRESENTE SE O PROJETO NÃO ESTIVER BEM CONCEBIDO E COM TODAS AS VARIÁVEIS MUITO BEM COBERTAS.”
E fala acerca da vitória de um homem sobre si, a vitória sobre o medo:
PG. 80 – “NUNCA TIVE MEDO DE SAIR DE CASA E DE ME TESTAR AO LONGO DA VIDA.”
No capítulo ‘O ESTRESSE SEPARA OS HOMENS DOS MENINOS’ aborda a fidelidade:
PG. 82 – “É IMPORTANTE CONTAR COM ALGUÉM QUE PERMANECE NO BARCO MESMO QUANDO A TRAVESSIA SE TORNA MAIS DIFÍCIL. UM SÓCIO É ALGUÉM QUE DEVE ESTAR AO SEU LADO INCONDICIONALMENTE, PREPARADO PARA COMPARTILHAR O SUCESSOS E FRACASSOS, RECOMPENSAS E RISCOS.”
Há o capítulo ‘NÃO EXISTE TOQUE DE MIDAS’, que é sucedido pelo ‘A HORA DE INTERROMPER AS PERDAS’, um consolo decente que não busca justificar a derrota, mas visa outras vitórias. Concordo demais com tal perspectiva: a da luta.
PG. 87 – “ATÉ PARA ASSUMIR UMA PERDA É PRECISO DESPRENDIMENTO. O EMPREENDEDOR SE REVELARÁ CORAJOSO SE PUDER ENFRENTAR A SI PRÓPRIO DIANTE DO ESPELHO E ADMITIR QUE UM PROJETO SE TORNOU INVIÁVEL SOB DETERMINADAS CONDIÇÕES. O SONHO CONTINUA E PODE SE MATERIALIZAR EM OUTRAS REGIÕES. É PRECISO APENAS ESTAR PREPARADO PARA SENTIR O GOSTINHO AMARGO DA DERROTA EM ALGUNS POUCOS MOMENTOS. ASSIM COMO NO ESPORTE, NINGUÉM É IMBATÍVEL NOS NEGÓCIOS. POR UM MOTIVO OU OUTRO, NÃO HÁ NADA PERFEITO OU À PROVA DE BALAS.”
No capítulo ‘HÁ QUE ENDURECER, MAS SEM PERDER A TERNURA’ Eike relata acerca da experiência de ter sido baleado e culmina:
PG. 90 – “O INCIDENTE NÃO TEVE MAIOR GRAVIDADE, MAS ME ENSINOU A MANTER A CALMA E A DESENVOLVER UM AUTO-CONTROLE QUE ATÉ ENTÃO NÃO TINHA.”
PG. 90 – “UM PROVÉRBIO CHINÊS AFIRMA QUE UM INIMIGO VALE POR UM MILHÃO DE AMIGOS.”
No capítulo ‘OPORTUNIDADE DE OURO’ menciona desbravar, ir aonde ninguém vai. Defende a força da iniciativa privada como indutora de desenvolvimento e declara ter como sócios o Brasil e o mercado.
No capítulo ‘A SOLIDÃO DE QUEM DECIDE’ refere à importância que dá às exigências admitindo que espera muito das pessoas que acredita em planos formulados e que a execução da visão de 360 graus é o “X” da questão.
PG. 98 – “QUANDO EXISTE A FIGURA DO CONTROLADOR NÃO HÁ ESPAÇO PARA A INDECISÃO. PARA O BEM OU PARA O MAL, ELE DECIDE. A COMPANHIA SEGUE POR AQUELE CAMINHO E PONTO FINAL.”
Transcorre também sobre a forma de delegar poderes:
PG. 100 – “O GRAU DE INDEPENDENCIA DA MINHA EQUIPE É DIFERENCIADO. HÁ COBRANÇA. MUITA COBRANÇA. EU REALMENTE EXIJO E CONTINUAREI A EXIGIR DE TODOS. COBRO RESUTADO DAS PESSOAS PORQUE ME COBRO MUITO. ANTES DE COBRAR DE ALGUÉM, JÁ PASSEI E REPASSEI MINHAS PRÓPRIAS RESPONSABILIDADES.”
No capítulo ‘O SENTIDO DE PARTIR DO ZERO’ afirma que é importante executar o que se propõe a executar. Deixa umas sentenças que nos permitem acerca de sua provável carreira política:
PG. 105 – “GOSTO DE DIZER QUE O BRASIL É MAIOR QUE A VALE, ASSIM COMO GOSTO DE LEMBRAR QUE O BRASIL É MAIOR QUE A PETROBRÁS.”
E, sobre a forma atípica de vislumbrar o desafio:
PG. 105 – “A PERGUNTA ERA ENTÃO: POR QUE NÃO FAZER? PORQUE NINGUÉM TENTOU? PORQUE NINGUÉM FARIA? NO MEU CASO, UM DOS MOTIVOS PARA TENTAR ERA JUSTAMENTE O QUE PARA MUITOS SERIA RAZÃO SUFICIENTE PARA DESISITIR – O FATO DE NIGUÉM HAVER TENTADO.”
No capítulo ‘A FAMÍLIA X NÃO PARA DE CRESCER’ prioriza a importância de promover recursos de ser dono do próprio combustível. Tal capítulo é sucedido por ‘NEGÓCIOS INTEGRADOS, CUSTOS REDUZIDOS’, seguido por ‘SUPERPORTO DO AÇU, UMA PARCERIA COM O BRASIL’ e a ‘A MONETIZAÇÃO DE UM SONHO’, cujo foco é a historicidade de seus invetimentos.
No capítulo ‘O MELHOR NEGÓCIO DO MUNDO’ relativiza o grau de sucesso de investimentos, mas valoriza a relevância da matéria prima.
PG. 121 – “JONH ROCKEFELLER, FUNDADOR DA STANDARD OIL, PRIMEIRA COMPANHIA DE PETRÓLEO DOS ESTADOS UNIDOS, AFIRMOU UM DIA: ‘O MELHOR NEGÓCIO DO MUNDO É UMA EMPRESA DE PETRÓLEO BEM ADMINISTRADA. O SEGUNDO MELHOR NEGÓCIO DO MUNDO É UMA EMPRESA DE PETRÓLEO MAL ADMINISTRADA’.”
E culmina na página 123: “UMA DAS ARTES DO EMPREENDEDOR É ENXERGAR O ÓBVIO ANTES QUE O ÓBVIO SE REVELE COMO TAL.”
No capítulo ‘SURGE A EMBRAER DOS MARES’ transcorre sobre o conceito de integração e norteia o grupo EBX, exemplificando com a OSX que segundo ele foi um desdobramento de um projeto inicial que cresceu siginificativamente.
Em, ‘EXECUSSÃO SE ESCREVE COM X’, explica o motivo do “X”, e fortifica a relevância da execução.
PG. 130 – “‘X’ É O SÍMBOLO DA MNULTIPLICAÇÃO. QUEM SE DEPARA COM A LETRA ASSOCIA MENTALMENTE A UMA OPERAÇÃO MATEMÁTICA, A ALGO QUE SE TORNA MUITAS VEZES MAIOR. ENTENDI QUE O “X” ERA UM BOM AUGÚRIO E DECIDI SEGUIR COM ELE.”
PG. 130 – “É PRECISO EXECUTAR, ENTREGAR O QUE FOI PROMETIDO A PARTIR DA VISÃO DE 360 GRAUS.”
Tem uma idéia próspera do crescimento do mercado:
PG. 131 – “MUITAS GRANDES EMPRESAS BRASILEIRAS PODEM AINDA SER MAIORES. (...) UMA COMPANHIA PRECISA DE MOVIMENTO. CALMARIA É BOM PARA QUEM NÃO QUER SAIR DO LUGAR.”
E menciona os benefícios que podem ser atingidos com o empreendimento depois de tanto citar os erros, as perdas.
PG. 131 – “EMPREENDER É CORRER UM RISCO, MAS HÁ UM PRÊMIO A SUA ESPERA. (...) MEU NEGÓCIO É DESCONHECIDO SOB CERTO PONTO DE VISTA. É PERSEGUIR O QUE NINGUÉM VÊ.”
No capítulo ‘BILHÕES DE DÓLARES NÃO NASCEM EM ÁRVORES’ descreve-se com fanático por conceitos eficientes e descreve o trabalho que foi gerar o início de seu capital.
PG. 133 – “PARA CRIAR MEU PRIMEIRO BILHÃO DE DÓLARES, GEREI US$20 BILHÕES EM RIQUEZA PARA OS INVESTIDORES. SOUBE FAZER DE TAL MANEIRA QUE A DIVIDI COM O INVESTIDOR QUE ESTAVA COMIGO. NUNCA TIVE PROBELMA EM COMPARTILHAR A RIQUEZA QUE SAIU DA MINHA CABEÇA, DE UMA IDÉIA MINHA, DE UM SONHO QUE FOI SONHADO POR MIM.”
Se alegra com sua criatividade e potencial de produção.
PG. 133 – “CRIO RIQUEZA DO ZERO E ME ORGULHO DISSO.”
E fornece umas das fórmulas que o ajuda a criar:
PG. 134 – “COMO REALIZAR TANTA COISA AO MESMO TEMPO E EM ESCALA TÃO DIFERENCIADA?”
Trata da necessidade de se continuar a investir, e da liberdade que foi adquirindo conforme foi agregando mais poder.
PG. 134 – “QUANTO MAIS GANHO, MAIS QUERO INVESTIR E CRIAR NOVOS NEGÓCIOS. OS GANHOS QUE EU FERI AO LONGO DA VIDA ME PERMITIRAM ALÇAR VOOS CADA VEZ MAIS ALTOS.”
Faz um balanço dos sucessos.
PG. 135 – “CRIEI CINCO EMPRESAS NA BOVESPA: MMX, LLX, MPX, OGX E OSX. (...) E POSSO DIZER COM CONVICÇÃO QUE NÃO VOU PARAR POR AÍ.”
No capítulo ‘O BRASIL NO MAPA DOS NEGÓCIOS’ diz que o futuro chega mais cedo para quem sabe vê-lo.
No capítulo ‘A CARTILHA DA ÉTICA’ relembra que assinou um dos cheques de valor mais alto do mundo para pagamento de imposto já honrado por pessoa física.
PG. 139 – “ESPERO QUE ESSE TIPO DE COMPORTAMENTO INSPIRE AS PESSOAS A DEVOLVER À SOCIEDADE O QUE ESTA MESMA SOCIEDADE PROPORCIONA NO DIA A DIA DE SEUS NEGÓCIOS. QUEM AGE COM CORREÇÃO ACABA RECOMPENSADO DE UMA FORMA OU DE OUTRA.”
PG. 140 – “SE VOCE TIVER UMA BOA IDÉIA NA CABEÇA, E SE ESSA IDEIA ESTIVER AMAPRADA POR BONS FUNDAMENTOS E POR UMA PESQUISA QUE REPALDE ESSE FUNDAMENTOS, O CAPITAL VAI APARECER.”
No capítulo ‘OS OLHOS DA ÁGUIA’ ressalta que deve-se enxergar o que se passa em volta e não apenas o que se apresenta facilmente ao olhar. Declarando-se obcecado pela questão ambiental.
PG. 142 – “A MPX É A PRIMEIRA EMPRESA DO BRASIL A DESENVOLVER UMA PLANTA PILOTO DE GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR EM ESCALA COMERCIAL, ALÉM DE JÁ POSSUIR PROJETOS EM GERAÇÃO EÓLICA. A INTENÇÃO É DIVERISIFICAR A MATRIZ ENERGÉTICA ATÉ MESMO COMO FORMA DE PRESERVAR O MEIO AMBIENTE E EXTRAIR ENERGIA PARA A INDÚSTRIA.”
Em, ‘O ERRO COMO PROFESSOR’, define que o “se” não é uma variável no mundo dos negócios. Defende que o erro deve ser assumido e que se deve agir corretamente com quem foi afetado por ele, sendo relevante assumir o fracasso, apesar da visão de 360º ser a busca pela nulidade do erro.
PG. 145 – UM NOVO PROJETO É COMO UM FILHO: UM DIA É PRECISO SOLTAR AS AMARRAS, DEIXAR QUE CUIDE DE SUA PRÓPRIA VIDA, SE ENCARREGUE DE SUAS REALIZAÇÕES PESSOAIS.
Em, O CORAÇÃO NA CURVA DE UM RIO, faz menção aos investimentos efetuados no Rio de Janeiro.
PG. 148 – EM CADA UM DESSES EMPREENDIMENTOS, ESTÁ A MARCA DO MEU AMOR PELA CIDADE.
No capítulo, ‘UMA PAIXÃO COMO NEGÓCIO’ sintetiza ‘quem fica parado é poste’.
PG. 151 – “ACOMODAÇÃO É A PALAVRA QUE NÃO DEVE FIGURAR NO DICIONÁRIO DE UM EMPREENDEDOR.”
O capítulo seguinte, ‘A DESCOBERTA DAS MÍDIAS SOCIAIS’ revela sua afeição por algumas formas de redes sociais.
O capítulo, ‘A COPA DO MUNDO DOS NEGÓCIOS’ é um dos principais da obra, pois nele Eike elucida a capacidade que tem de vislumbrar a transformação que gera no mundo por produzir riquezas não apenas para si, mas também para os demais. E revela seu grande desafio.
PG. 155 – “A BUSCA POR ME TORNAR UM DOS HOMENS MAIS RICOS DO MUNDO COMEÇOU COMO UM DESAFIO NOS NEGÓCIOS. SE ELES ALCANÇASSEM A DIMENSÃO IMAGINADA, EU SERIA DE FATO UM DOS EMPREENDEDORES MAIS RICOS DO MUNDO. HÁ ALGO ERRADO EM ACEITAR UM DESAFIO ASSIM?”
Faz uma analogia de sua luta com o futebol.
PG. 156 – “POR QUE NOS ORGULHAMOS DO FUTEBOL BRASILEIRO QUANDO CONQUISTA A COPA DO MUNDO E NÃO DE UM EMPRESÁRIO BRASILEIRO QUE TOMA PARTE NA COPA DO MUNDO DOS NEGÓCIOS? (...) NÃO GERO RIQUEZA APENAS PARA MIM. GERO RIQUEZA PARA A SOCIEDADE. (...) SOU SOLIDÁRIO COM O MUNDO QUE ME CERCA. (...) NADA ME FOI DADO DE PRESENTE NÃO HERDEI UM CENTAVO. AO LONGO DESTE CAMINHO, NÃO PASSEI POR CIMA DE NINGUÉM.”
E, o melhor trecho do livro:
PG. 156 – ALGUÉM ME PERGUNTOU CERTA VEZ A DIFERENÇA ENTRE MILHÃO E BILHÃO. A DISTINÇÃO MAIS SIGNIFICATIVA ESTÁ NO UNIVERSO DE PESSOAS QUE VÃO DESFRUTAR O PRODUTO DE UMA RIQUEZA, NA MAGNITUDE DO QUE O EMPREENDEDOR VAI GERAR PARA A SOCIEDADE. AFORA ISSO, NÃO HÁ DIFERENÇA. TUDO FOI FRUTO DA OUSADIA E DA CORAGEM QUE OS OUTROS NÃO TIVERAM.”
E encerra com dicas.
PG. 157 – “AVALIAR O POTENCIAL DE CONSUMO AINDA INEXPLORADO.”
PG. 157 – “PROCURE ENTENDER O QUE AS PESSOAS DESEJAM.”
O último capítulo ‘FELICIDADE NÃO SE ESCREVE COM X’ faz o balanço da trajetória.
PG. 158 – “FELIZMENTE ACERTEI BEM MAIS DO QUE ERREI. (...) A VERDADEIRA MEDIDA DA REALIZAÇÃO, INCLUSIVE NO MUNDO DOS NEGÓCIOS, É A FELICIDADE PESSOAL.”
E dialoga com o leitor:
PG. 159 – “A VIDA É MUITO MAIOR DO QUE QUALQUER NEGÓCIO. (...) EU DESEJO ESTA MESMA FELICIDADE A TODOS OS QUE COMPARTILHAM ESTAS PÁGINAS COMIGO.”
Considerações finais acerca da obra:
De leitura fácil e agradável, o livro enriquece o leitor ao conferir mensagens de coragem e ensinar acerca do ato de empreender. Foca na necessidade de movimento, trabalhos e investimentos. Não aborda ou responde a muitos dos questionamentos que rondam a figura quase que mítica do visionário Eike Batista. Como, por exemplo, o fato de o mapa de suas minas ser elaborado por vidente, e outras tantas lendas que rondam o início de sua fortuna. A obra preserva a vida da família formada por Eike, no que tange a relação com os filhos, carga horária dedicada ao trabalho, dentre muitas outras curiosidades que nos permeiam quando pensamos em sua figura. Em contrapartida cita seus pais, sua infância, o começo que foi fundamental para a personificação de seu ser. Faz um balanço de suas empresas e entrega a visão de 360º ao leitor.
Será que Eike que diz topar quase qualquer desafio toparia responder a perguntas de cunho tão íntimo e tão polêmicas cujas respostas se escondem em seu belo sorriso misterioso?