sábado, 14 de abril de 2012

Estultice

“Criou-se uma situação realmente trágica: — ou o sujeito se submete ao idiota ou o idiota o extermina.” – Nelson Rodrigues



Estultice, substantivo que significa tolice, imbecilidade, insensatez, estupidez.
Carlo Maria Cipolla, historiador italiano, é autor da obra: "Allegro ma non troppo: Les lois fondamentales de la stupidité humaine", da Ed. Balland, publicado em Paris em 1992.



Na obra o autor classifica o ser humano segundo quatro categorias: inteligentes, crédulos, bandidos e estúpidos. Segundo o autor existem cinco leis que relacionadas à estupidez humana, sendo elas:



1ª Lei: Subestima-se sempre e inevitavelmente o número de indivíduos estúpidos em circulação.



2ª Lei: A probabilidade de certa pessoa ser estúpida independe de suas demais características.



3ª Lei: Uma pessoa estúpida é aquela que causa um dano a outros sem que disso resulte alguma vantagem para si, ou podendo até vir a sofrer um prejuízo. (dinossauros)



4ª Lei: As pessoas não estúpidas subestimam sempre o potencial nocivo das pessoas estúpidas.



5ª Lei: A pessoa estúpida é o tipo de pessoa mais perigosa que existe.



Uma das melhores analogias para elucidar a estultice vigente foi elaborada por Nelson Rodrigues que compara a estultice com a Pedra da Gávea.



A Pedra da Gávea, com topo de granito, situada 842 metros acima do nível do mar é o maior bloco de pedra beira-mar do planeta.



Acerca dela existem inúmeras histórias, algumas contraditórias, outras míticas. É um dos pontos do parque da Floresta da Tijuca. Foi assim denominada, porque os marinheiros reconheceram em seu formato um cesto de gávea.



E, então Nelson Rodrigues, falando da força da natureza que é a estultice, que ultrapassa séculos e continua dominante, confessa: “Tenho inveja da burrice porque ela é como a Pedra da Gávea: eterna”.



Mas, a estupidez não para por aí; Uma vez que seus parâmetros estatísticos se orientam pela maioria, uma maioria estúpida. Maioria que não precisa pensar, e não precisando: não pensa, simplesmente concorda.



A estupidez não pára aí, ela se vangloria por submeter o sujeito ao idiota. E o idiota agride. Agride com sua estupidez, que surge com abuso de poder. Como se fosse um tapa (o abuso da força), na suprema vigência da terceira lei de Cipolla.



E nas palavras de Nelson Rodrigues: “O problema do tapa não é o tapa, é o barulho.”



O tapa dura segundos, mas o barulho faz lembrar que a Pedra da Gávea é eterna, e que a primeira Lei é a primeira porque é inacreditável o número de indivíduos estúpidos em circulação.


Depois desse ainda haverá outros...

Um comentário:

  1. Cipolla é um otimista. O fenômeno da estupidez é ainda mais grave. Faltou citar uma importantíssima Lei Fundamental da Estupidez, que reza : A estupidez tende a expandir-se rapidamente e sem respeitar limitações de qualquer natureza; não estando imune a ela nenhuma atividade humana. Seja ela política, econômica,jurídica,filosófica,religiosa,sindical,ou até mesmo futebolística

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!