terça-feira, 3 de abril de 2012

Sigilo

"Aquele que guarda sua língua, guarda sua alma."


Adágio egípcio.




Essa semana eu me deparei com uma piada que evoca uma situação que percebo na recepção de consultas.



As salas de espera, em sua maioria não guardam a identidade do paciente, e a própria divisão das especialidades por si só já expõe muito o paciente.



As secretárias de médicos sempre perguntam quando o paciente chega o motivo da visita e o paciente tem que responder diante de todos, o que às vezes é muito desagradável.



Não há nada pior que uma recepcionista que pede para dizer o que está se passando contigo numa sala de espera cheia de pacientes.





A piada:





Uma vez entrei para uma consulta e me aproximei de uma recepcionista:



- Bom dia, senhorita!



A recepcionista me disse:



- Bom dia, senhor, o que o senhor está sentindo? Por que veio ver o Doutor?



- Tenho um problema com meu pênis, respondi.



Como alguns dos presentes riram, a recepcionista irritou-se e me disse:



- Você não deveria dizer coisas como estas diante das pessoas.



- Por que não? Você me perguntou o que eu estava sentindo e eu respondi.



A recepcionista sem jeito me disse:



- Poderia ter sido mais dissimulado e dizer, por exemplo, que teria uma irritação no ouvido e discutir o real problema com o Doutor, mais tarde e em particular.



Ao que eu respondi:



- E você não deveria fazer perguntas diante de estranhos, se a resposta pode incomodar.



Então sorri, saí e voltei a entrar:



- Bom dia Senhorita!



A recepcionista sorriu meio sem jeito e perguntou: - Sim?



“Tenho problemas com meu ouvido"



A recepcionista assentiu e sorriu, vendo que havia seguido seu conselho e voltou a me perguntar:



- E... o que acontece com o seu ouvido, senhor?



- "Arde quando eu mijo”.



A sala de espera ficou repleta de risos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!