segunda-feira, 2 de julho de 2012

Prática 11


P11-ÓRGÃOS LINFÁTICOS


São constituídos por tecido linfóide, uma variedade de tecido conjuntivo na qual predomina o elemento celular. Pela grande quantidade de linfócitos neste tecido (núcleo grande e pouco citoplasma) percebe-se uma basofilia acentuada, principalmente nas variedades nodular e denso. Use este dado para ajudar na identificação dos órgãos.

L-02 Intestino Grosso: Nódulos linfáticos da mucosa

             O tecido conjuntivo frouxo (córion) que fica abaixo do epitélio e entre as glândulas da mucosa do intestino grosso, apresenta uma quantidade variável de linfócitos que por vezes agrupam para formar nódulos arredondados ou ovóides, de cor basófila. Às vezes, pode ser visto no centro deste nódulo uma área clara, constituída por linfoblastos, denominada centro germinativo.
- Obs.: cuidado para não confundir nódulo linfóide com “fundinhos” de glândulas. É parecido, mas os núcleos nestas são maiores e menos basófilos.

L-36 Linfonodo

            O linfonodo apresenta um agregado de nódulos linfáticos (aqui denominados folículos linfáticos) e tecido linfóide denso (não nodular). Os folículos são vistos na periferia de órgão (região cortical) e o tecido linfóide denso na região central (medular). Identifique-os e procure os centros germinativos que, em alguns folículos estão aumentados.
            Na medular você vai observar tecido linfóide frouxo (mais clarinho), alterando com blocos ou cordões de tecido linfóide denso (bem basófilo).

L-8 Baço

            O órgão se divide em duas regiões: Polpa branca e polpa vermelha.
POLPA BRANCA: Em menor aumento observe que o corte apresenta áreas de tecido linfóide nodular (nódulos linfáticos) distribuídos em todo órgão. Nestes nódulos podem ser vistas arteríolas em posição central ou excêntrica
POLPA VERMELHA: Em torno dos nódulos linfáticos há tecido frouxo contendo muitos capilares sinusóides cheios de hemácias (veja no aumento maior). As faixas acidófilas são traves de tecido conjuntivo originário da cápsula por onde se distribuem os vasos maiores.

L-28 Timo

            O timo é constituído por tecido linfóide denso (na cortical) e frouxo (na medular). Estas 2 áreas formam lóbulos que são separados por tecido conjuntivo frouxo vascularizado. Na medular são vistos os corpúsculos de Hassal que representam células epiteliais em degeneração.

Questões

1.    Explique por que são freqüentes nódulos linfáticos na mucosa do intestino grosso, bem como as vias urinárias e respiratórias.
2.    Por que alguns nódulos linfáticos apresentam centro germinativo e outros não?
3.    Por que na lâmina 36A e L-36, alguns folículos estão aumentados de volume com centros germinativos alargados?
4.    Cite as funções timo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!