segunda-feira, 2 de julho de 2012

Prática 08


P-8: FIBRAS DO CONJUNTIVO, SFA e TIPOS DE CONJUNTIVO

L-17 Pele: Fibras Colágenas / Tecido Conjuntivo Propriamente Dito

01- TECIDO CONJUNTIVO FROUXO:
Abaixo do epitélio estratificado da pele, ao nível das papilas, podem ser vistos: ESPAÇOS vazios, FIBRAS CORADAS EM ROSA E NÚCLEOS.
Os espaços estão vazios porque estavam ocupados pela parte hídrica da substância fundamental amorfa (SFA). Na verdade, fibras e células do conjuntivo estão embebidas na SFA, ou seja, NÃO há espaços vazios no tecido vivo.
As fibras vistas nesta coloração são fibras colágenas, de cor acidófila e de trajeto tortuoso, portanto com vários tipos de secções longitudinal, transversal e obliqua. Procure identificar todos os tipos de cortes, pois este é um dos elementos mais freqüentes em vários órgãos. Como esta variedade é de tecido conjuntivo frouxo, não há muitas fibras. Os núcleos vistos nesta lâmina são geralmente de fibroblastos, havendo também núcleos de fibrócitos.

02-TECIDO CONJUNTIVO DENSO, NÃO MODELADO
Este tipo de tecido se encontra abaixo das papilas e se caracteriza por conter menor quantidade de células e SFA e MAIS fibras colágenas, em meio às quais podem ser vistos núcleos de fibrócitos e fibroblastos. Diz-se que este tecido é “não modelado” por que as fibras estão orientadas em várias direções.

L-12: Tendão: Tecido Conjuntivo Denso Modelado.

Nesta lâmina você vai notar apenas dois elementos: fibras colágenas dispostas em uma única direção e fibrócitos dispostos entre as fibras colágenas. Um ou outro fibroblasto poderá ser visto.

L-07: Tecido Reticular / Fibras Reticulares (Coloração pela PRATA)

Aqui não foram coradas as células. As fibras reticulares estão coradas em preto, são finas, delicadas e emaranhadas, formando uma rede de sustentação em diversos órgãos.


Questões
01-         Explique por que os locais ocupados pela SFA aparecem nas lâminas com espaços vazios.
02-         Explique a acidofilia das fibras colágenas.
03-         Cite locais onde podem ser encontradas fibras reticulares em grande quantidade.
04-         Cite as características diferenciais do ponto de vista microscópio, entre as fibras colágenas, reticulares e elásticas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!