quinta-feira, 7 de junho de 2012

Prática 07


P-7: CÉLULAS DO CONJUNTIVO

L-26 a: Estômago Com Inflamação Crônica (Úlcera)

Muitas células do tecido conjuntivo são de ocorrência rara, sendo de difícil visualização em tecidos normais. Por este motivo será visto um corte de tecido conjuntivo com uma inflamação crônica, levando-se em conta que aqui ocorrerão dois eventos:

a- Migração de grande quantidade de células sangüíneas de defesa, do sangue para os tecidos, no sentido de destruir o agente agressor;

b- Reação tecidual à inflamação, caracterizada de fibroblastos e fibras colágenas para reparar as áreas destruídas durante o processo inflamatório.

Focalize a porção mais interna do corte, procure uma área com muitos núcleos, passe para o maior aumento e vá tentando identificar, à medida que move o charriot, as seguintes células:

1- LINFÓCITOS: são células pequenas, com núcleo redondo, bastante basófilo e ocupa quase toda a célula, ficando apenas uma estrita faixa de citoplasma pouco visível. No aumento médio o linfócito é uma “bolinha” escura entre as outras células.

2- PLASMÓCITOS: são células derivadas de linfócitos, sintetizadoras de anticorpos. Geralmente são um pouco maiores que o linfócito, ovóides, com núcleo excêntrico, cuja cromatina mostra-se disposta em grânulos basófilos. No seu aspecto típico, a cromatina é descrita como tendo forma de “roda de carroça”. O citoplasma é mais abundante que no linfócito, é róseo ou levemente basófilo e mostra, às vezes, uma área clara perinuclear, correspondente ao aparelho de Golgi.

3- NEUTRÓFILOS: são pequenos, têm citoplasma pouco visível e núcleo lobulado (em geral 3 lóbulos, mas podem ser 2 ou mais), bem basófilo.

4- EOSINÓFILOS: seu aspecto é semelhante ao dos neutrófilos (eles são parentes próximos). Apresentam núcleos geralmente bilobulado (ou mais) e o citoplasma apresenta-se cheio de grânulos de cor alaranjada ou avermelhada (eosinófilos).

5- MACRÓFAGOS: apesar de numerosos, são de identificação relativamente difícil, pois variam muito de forma. O seu aspecto característico, que lembra um amendoim ou grão de feijão, é aquele em que o núcleo é o ovóide, com uma reentrância (chanfradura) em um dos bordos. O citoplasma é claro, com limites imprecisos.

6- FIBROBLASTOS: para vê-los você deve sair da área de maior acúmulo de células, pois fica mais fácil identificar um fibroblasto quando ele está isolado. Ele é fusiforme, com núcleo grande, ovóide, levemente basófilo e com nucléolo evidente. Já o citoplasma, é pouco visível, com prolongamentos nas extremidades da célula e cor muito clara.

7- FIBRÓCITOS: ainda nas regiões com poucas células podem ser vistos os fibrócitos, com formato fusiforme, núcleo muito fininho, denso e alongado. O citoplasma não é visível. Em geral o fibrócito fica em meio às fibras colágenas que ele mesmo produziu.

8- CÉLULAS ADIPOSAS: procure, na periferia do corte, células arredondadas, grandes, com limites nítidos e citoplasma “vazio” (as gorduras dissolvem durante o processamento da lâmina, lembra?). O núcleo é pequeno, denso e deslocado para a periferia, de encontro à membrana plasmática.

L-49: Linfonodo Com Inflamação Granulomatosa: Células Gigantes

As células gigantes podem ser vistas em menor aumento. Você poderá confundi-la com outras estruturas, pois são arredondadas ou ovóides, às vezes irregulares, com citoplasma acidófilo, homogêneo, e contêm numerosos núcleos dispostos na periferia ou amontoados na região central da célula. Cada núcleo representa um macrófago cujo citoplasma se fundiu com o outro e assim por diante até formar uma célula só com vários núcleos (células gigantes multinucleadas), característica dos processos granulomatosos (reações a fungos, corpos estranho, etc.).

Questões
1-            Especifique as funções de cada célula do conjuntivo.
2-            Cite as características principais e diferenciais de cada uma delas.
3-            Porque os lipídios não aparecem nas preparações coradas por HE?
4-            É correto afirmar que o fibrócito é um fibroblasto velho?
5-            Qual a relação existente entre linfócito e plasmócito?
6-            Qual é a relação existente entre macrófago e célula gigante?
7-            No tecido conjuntivo do córion do tubo digestivo é comum e normal encontrarmos muitos linfócitos e plasmócitos. Justifique o fato.


3 comentários:

  1. Hi! Quick question that's completely off topic. Do you know how to make your site mobile friendly? My weblog looks weird when browsing from my iphone. I'm trying
    to find a theme or plugin that might be able to resolve this issue.

    If you have any recommendations, please share.

    Cheers!

    Also visit my web blog; Cardiovascular Technologist Schools

    ResponderExcluir
  2. I've been surfing online more than 2 hours today, yet I never found any interesting article like yours. It is pretty worth enough for me. In my view, if all site owners and bloggers made good content as you did, the internet will be a lot more useful than ever before.

    My weblog :: Http://Www.kiwibox.com/Ultrasoundtech/blog

    ResponderExcluir
  3. First of all I would like to say terrific blog! I had a
    quick question that I'd like to ask if you don't mind.
    I was curious to know how you center yourself and clear your head
    before writing. I've had a difficult time clearing my mind in getting my ideas out there. I do take pleasure in writing however it just seems like the first 10 to 15 minutes are generally wasted simply just trying to figure out how to begin. Any recommendations or hints? Appreciate it!

    my web-site ... rileybeno.loveblog.com.br

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!