quinta-feira, 7 de junho de 2012

Prática 06


P-6: TECIDOS MUSCULARES

L-02: Intestino grosso - Músculo liso

            Procure, no aumento menor, uma camada acidófila na parede do órgão. Identifique 2 tipos de corte:

01.  CORTE LONGITUDINAL: as fibras musculares foram cortadas ao longo do seu comprimento. A forma das fibras é alongada, mas, os limites intercelulares são pouco nítidos, por isso é acidófilo e de aspecto fibrilar, os núcleos são únicos e centrais, alongados, cromatina regular e nucléolo variável.
02.  CORTE TRANSVERSAL: a maioria dos cortes não passa pelo núcleo, de modo que há várias células “sem núcleo”. Quando ele aparece, é redondo e central. A célula, neste corte, também é redonda, com diâmetro variável.

L-10: Língua - Músculo estriado esquelético

            Logo abaixo do epitélio estratificado da língua observe o tecido muscular, também em 2 planos de corte:
           
01.  CORTE LONGITUDINAL: as fibras são cilíndricas, longas, com espessura constante, multinucleadas e com estriações transversais (procure as estrias no aumento maior, sempre nos cortes longitudinais). Os núcleos são ovóides, densos, periféricos e numerosos (cerca de 35 núcleos/mm³).

02.  CORTE TRANSVERSAL: não se pode ver estrias. O citoplasma é acidófilo, granuloso (pois estamos vendo as miofibrilas cortadas transversalmente), os núcleos são periféricos e arredondados. Em geral, o contorno das fibras e poliédrico.

L-15: Coração (corte maior) - Músculo estriado cardíaco

            Aqui os fascículos musculares dispõem-se em várias direções, de modo que serão vistas cortadas longitudinalmente, transversal  e obliquamente.


01.  CORTE LONGITUDINAL: a forma das fibras é variada, pois elas se ramificam com freqüência, se anastomosando umas com as outras. Em geral, são cilíndricas, acidófilas e com estriação transversal. Os núcleos são ovóides ou arredondados. Procure identificar os discos intercalares, que são as linhas transversais mais coradas, em forma de “escada” ou de zig-zag.

02.  CORTE TRANSVERSAL: a forma das fibras é muito variada, tendendo a forma angulosa o citoplasma é acidófilo, granuloso e sem estrias.  O núcleo é arredondado e central.

Questões

01.  Explique por que, em cortes transversais de músculo liso, há muita variação no diâmetro das fibras e por que o núcleo é visto em poucas células.
02.  Explique por que as estrias do músculo esquelético e cardíaco não podem ser vistas em cortes transversais.
03.  Explique o que são as estrias do ponto de vista molecular.
04.  Explique o que representam os discos intercalares do músculo cardíaco e qual o seu significado funcional.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!