quinta-feira, 7 de junho de 2012

Prática 04


P-04: TECIDO CARTILAGINOSO



L-33: Traquéia: Cartilagem hialina

            Proceda da mesma forma como foi indicada em P-02, só que agora você vai procurar uma área bem roxa na parede da traquéia. Focalize esta área, que é cartilagem hialina, passe para o aumento médio e identifique.

01.  MATRIZ INTER-TERRITORIAL: é uma área basófila e homogênea (lisa). Representa a matriz situada entre os grupos celulares de condrócitos. A basofilia é devida a presença de proteínas e mucopolissacarídeos ácidos, e a homogeneidade ao fato de suas fibrilas colágenas serem finas e terem o mesmo índice de refração da SFA.

02.  MATRIZ TERRITORIAL: corresponde à zonas de coloração mais basófila situada imediatamente em torno dos condrócitos e representa a matriz recém sintetizada, pobre em fibrilas colágenas, rica em proteínas e mucopolissacarídeos ácidos.

03.  GRUPOS ISÓGENOS: são grupos de condrócitos originados das mitoses de um único condrócito. Os condrócitos são células de aspecto irregular. O processamento histológico provoca retração da matriz e dos condrócitos, o que explica o aspecto às vezes estrelado.

04.  PERICÔNDRIO: tecido conjuntivo denso modelado que reveste a cartilagem. É rico em fibras colágenas e contêm alguns fibrócitos e fibroblastos.

05.  CONDROBLASTOS: são as células precursoras dos condrócitos e localizam-se mais na periferia da cartilagem, próximas ao pericôndrio. Podem ser confundidas com fibroblastos, mas diferenciam-se dos condrócitos por sua localização e por serem menores, com núcleos ovóides.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!