quinta-feira, 7 de junho de 2012

Prática 05

P-05 TECIDO ÓSSEO

 L-37: Osso Compacto DESCALCIFADO

Técnica de Schimori: não preserva células.
A maioria das lâminas contém um corte transversal da diáfise de osso longo (ver esquema abaixo). A face externa está revestida por periósteo (que não aparece) e a face interna, circulando o canal medular, pelo endósteo (também não aparece). Identifique:
1-            MATRIZ: corada em pardo, contém numerosas lacunas de cor escura (local onde estavam os osteócitos). Em maior aumento pode-se notar vários canalículos também escuros, que se irradiam das lacunas e se anastomosam com outros (nestes, estavam os prolongamentos dos osteócitos).

2-            LAMELAS ÓSSEAS: podem ser identificadas pela posição das lacunas, que são ovóides e alongadas, com o maior eixo paralelo à extensão das lamelas. A justaposição de lamelas cria sistemas de aparência maciça, dos quais podem ser vistos aqui:
a) Sistema de Havers ou Haversiano ou Ósteon: conjunto de lamelas concêntricas em torno de um canal central, o Canal de Havers.  Na verdade, cada sistema de Havers é um cilindro longo contendo um canal, central e paralelo ao maior eixo da diáfise. Nesta lâmina esses sistemas foram cortados transversalmente. Os canalículos da lamela mais central comunicam-se com o canal de Havers estes comunicam-se uns com outros, com o canal medular e com o periósteo por meio dos Canais de Volkmann. Estes aparecem geralmente em corte longitudinal, pois são perpendiculares aos sistemas de Havers.
b) Sistema Circunferencial Interno: lamelas ósseas concêntricas em relação ao canal medular.

Obs.: Entre estes sistemas há espaços preenchidos por lamelas sem disposição determinada e que representam restos de ósteons parcialmente absorvidos entre os normais. São os Sistemas Intermediários.


L-32 Embrião (Ossificação Endocondral)

Procure área marcada com círculo. Esta área corresponde à formação de um osso longo no embrião, portanto nela está ocorrendo o processo de ossificação endocondral. Procure observar as seguintes regiões:

1- ZONA DE CARTILAGEM EM REPOUSO: você verá um aspecto igual ao de qualquer cartilagem: matriz levemente basófila e condrócitos aleatoriamente distribuídos.
2- ZONA DE CARTILAGEM SERIADA: aqui pela multiplicação ativa dos condrócitos, formam-se fileiras dispostas longitudinalmente.
3- ZONA DE CARTILAGEM HIPERTRÓFICA: aqui os condrócitos são volumosos, com núcleo escuro e citoplasma muito claro.
4- ZONA DE CARTILAGEM CALCIFICADA: nesta região os condrócitos morrem deixando espaços irregulares e vazios, em meio à matriz que calcifica (no caso desta lâmina, este aspecto é percebido por uma coloração mais basófila, devido à presença de cristais de cálcio.
5-  ZONA DE OSSIFICAÇÃO: nesta região os espaços vazios são ocupados por tecido conjuntivo, vasos e células osteoprogenitoras que se fixam na superfície da matriz calcificada e passam a sintetizar matriz óssea. A presença de muitas cavidades preenchidas pelos tecidos mencionados torna o tecido ósseo irregular, de modo que, nos cortes serão observados apenas fragmentos dele que são as Espículas Ósseas.

Procure áreas em que possa, ser vistas espículas com osteoblastos na sua superfície, matriz basófila escura e condrócitos envoltos por matriz. Algumas espículas mostram ainda restos de cartilagem calcificada alternados por matriz óssea. Os osteoclastos são difíceis de serem vistos, surgem como células multinucleadas na periferia das espículas.

Obs.: Este tecido é de tipo imaturo, ou seja, sem organização lamelar, portanto diferente do que foi visto na lâmina anterior. O mesmo aspecto de ossificação endocondral é encontrado na placa epifisária ou cartilagem de conjunção.

Questões
1-    Explique a importância funcional dos canalículos.
2-    Qual é o conteúdo dos canais de Havers? Em que este aspecto difere das cartilagens?
3-    Qual o conteúdo do canal medular?
4-    Em caso de fratura que aspectos poderiam ser observados numa lâmina? (pesquise).
5-    Que tipo principal de crescimento é assegurado pela cartilagem de conjugação?
6-    Explique por que crescemos só até o inicio da idade adulta.
7-    Explique porque os condrócitos da zona de cartilagem hipertrófica degeneram-se e morrem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!