quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Projeto Humanizarte

"A saúde é o resultado não só de nossos atos
como também de nossos pensamentos."
Mahatma Gandhi


O Projeto Humanizarte foi fundado em 28 de Março de 2006, sendo um órgão composto por acadêmicos da Faculdade de Medicina de Itajubá, vinculado ao Diretório Acadêmico 8 de Outubro. Possui sede e foro na cidade de Itajubá, estado de Minas Gerais. Sua duração é ilimitada, sendo sociedade civil não religiosa, apolítica e sem intuitos lucrativos.
A finalidade consiste no entretenimento e abstração do paciente do ambiente hospitalar através da promoção de eventos artísticos bem como o crescimento humano e cultural de seus membros, aperfeiçoando suas habilidades de interação e tornando-os mais sensíveis a realidade alheia.
Os critérios de permanência do projeto consistem em manter: presença em atividades teóricas, presença nas atividades práticas, presença em convocações de qualquer natureza, postura do membro no ambiente hospitalar, respeito a normas do estatuto.
As atividades práticas ocorrem no período vespertino de sábado e domingo no Hospital Escola, podendo se estender, conforme vontade dos membros do para outras instituições, tais como APAE, orfanatos, asilos e UBS (Unidade Básica de Saúde).
Para a realização das atividades práticas são utilizados recursos musicais, como instrumentos de corda, sopro, percussão; Ocorrem ainda atividades de interação com o paciente.
Existem atividades teóricas realizadas mensalmente, em período extra-horário de aula com objetivo de promover discussões sobre as experiências vividas na realização das atividades práticas, de preparar e capacitação para o aperfeiçoamento das atividades práticas, proporcionar estudo de temas para serem trabalhados como integrantes do projeto, bem como discutir a possibilidade de promover palestras e seminários com profissionais de diversas áreas.
Para ingresso existem processos seletivos que são realizados após o término das atividades anuais. O meio de seleção conta com entrevista realizada pela diretoria. Os critérios analisados durante o processo de seleção são: interesse do acadêmico em realizar atividades voluntárias e estar empenhado em trabalhar em benefício do outro, aptidão artística, capacidade de relacionamento, interação com o paciente, disponibilidade para a realização as atividades.
É característico dos integrantes do projeto, jalecos coloridos e a pintura do rosto, o trabalho que efetuam no ambiente intra-hopitalar se assemelha ao dos doutores da alegria.
O Doutores da Alegria é uma organização civil, também sem fins lucrativos, que tem como missão promover a experiência da alegria como fator potencializador de relações saudáveis por meio da atuação profissional de palhaço junto a crianças hospitalizadas, seus pais e profissionais de saúde. Além disso, a organização visa compartilhar a qualidade desse encontro com a sociedade com produção de conhecimento, formação e criações artísticas. São mantidos pelo apoio de empresas e pessoas físicas na forma de patrocínio, parceria e associação, a organização foi pioneira na introdução do teatro em um quarto de hospital. O trabalho dos Doutores da Alegria foi incluído duas vezes pela Divisão Habitat da ONU entre as melhores práticas globais. Os doutores da alegria existem desde 1991, quando foi fundado por Wellington Nogueira, ator, palhaço.
Tanto os doutores da alegria quanto os acadêmicos do projeto humanizarte se vestem de palhaço porque um palhaço jamais esconde o que sente. Tal qual uma criança não sabe como o mundo deveria ser, e por isso faz as coisas com inocência e sente tudo a flor da pele, seja o sentimento bom ou ruim. Por representar a essência do ser humano, nos grandes circos, ocupar o cargo de um palhaço era somente para as pessoas mais velhas e mais habilidosas: antigos trapezistas, malabaristas, músicos, bailarinos, poetas, mímicos, ou tudo isso junto. Ser palhaço é grande honra e responsabilidade, afinal, sempre há aqueles que tem por linda missão fazer rir, e sempre haverá aqueles que precisam de quem espalhe sorrisos.
Os membros do Humanizarte tornam mais feliz a vida hospitalar que é de confinamento em um ambiente sempre com as mesmas cores, sempre com os mesmos profissionais, sempre com os mesmos sofrimentos, utilizando-se da figura mítica do palhaço. Poupando o paciente da saudade e muitas vezes do abandono da família. Tomam os devidos cuidados quanto a segurança de disseminação de doenças durante as visitas. Auxiliam a cooperação do paciente para a realização de exames, e ainda ajudam na adesão do paciente à terapeutica.
O nariz permite ao pacinte liberdade diante do profissional, liberdade de que querer uma brincadeira específica, ou mesmo de não querer brincar em um mundo onde a injeção, a alimentação, o sono são obrigatórios e possuem extremo rigor embasado por justos motivos, mas que não tornam toda a rotina do doente menos dolorosa.
O trabalho junto ao leito, permite acolher o outro no orar, ouvir, falar, cantar e sorrir.
Por saber que até gripe exige repouso e tempo para recuperação, e que para a maioria das doenças a cura é algo ilusório, o projeto cultiva esperança na alma mostrando que enquanto existir vida existe alegria, existe um sentido que dá forças para vencer o sofrimento.
São intenções do projeto crescer no ambito de assistencia primária em saúde, promovendo a saúde dos sadios e auxiliando sempre na manutenção da saúde mental do indivíduo.
Se o cuidado proposto por exemplos como o do médico Patch Adams, dos doutores da alegria e agora reavaliado e expandido no ideal que o Humanizarte representa, é porque os acadêmicos de medicina percebem que é preciso olhar clínico para cuidar do corpo e o posicionamento da arte para aliviar a alma.
A medicina é o grande consolo que alivia as dores humanas da existência, e se os médicos escolhem a humanização isso ocorre devido ao fato de a medicina ser uma arte, se escolhem plantões é porque sebem que o escuro da noite amedronta os enfermos; Quem escolhe servir ao próximo sabe que de certo modo todos precisam de ajuda, escolhe o branco para transmitir paz. Escolhe ser medico, porque ama a vida. Escolhe humanizar, escolhe Humanizarte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!