sábado, 10 de outubro de 2009

Aconteceu: Simpósio de "Humanização nas Malformações"

"Cada pessoa é mais importante que a via láctea."

Nelson Ridrigues

Aconteceu nos dias dois e três de outubro. Nas dependências da Faculdade de Medicina de Itajubá o "Simpósio de Humanização nas Malformações".
O evento contou com uma cerimônia de abertura solene, com apresentação ao vivo do "Hino Nacional Brasileiro" cantado por Marina Fernandes.
Posteriormente a mestre de cerimônias Barbra Rafaela efetuou a composição da mesa chamando as autoridades que fizeram uso da palavra agradecendo a colaboração e participação de todos no evento e ainda mencionando a importancia da realização de eventos que tenha como objetivo a humanização no setor saúde.
Em seguida a professora Mariléia Chaves dançou belamente as músicas: Alegrias, Sevilhana e Rumba.
Acadêmicos do terceiro ano do curso de medicina interpretaram a música "Wave" de Tom Jobim.

Logo após, o acadêmico João Antônio Daher proferiu algumas palavras sobre a importância do "Projeto Humanizarte" para a prática profissional e passou uma apresentação por ele editada em homenagem ao projeto e a todos que dele participaram tornando sua continuidade possível.

Realizou-se o sorteio de livros doados respectivamente pelos professores: Lybio Martire e Dalmo Antônio Moreira.

Foi realizada a entrega dos livros para os contemplados pelo sorteio.

A Drª Fátima Guedes, Coordenadora Estadual da Humanização da Assistência Hospitalar da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, afirmou na palestra proferida que para humanizar a atenção aos pacientes, a gestão também deve estar humanizada.

Completou ainda: “Nos deparamos todos os dias com reclamações, com sofrimento de pacientes e de profissionais. É necessária uma mudança nas relações de trabalho para que os profissionais estejam bem pra atender bem. A comissão da Humanização estuda como fazer esta mudança de cultura e não existe meio melhor de fazê-la do que atuar na formação do profissional. Assim, vemos a importância de eventos como este”.

Sua palestra teve um final interativo com a participação de toda a platéia.

A programação de sábado de manhã começou com a apresentação de um vídeo com aspecto de documentário produzido pelos alunos que participam do "Projeto Humanizarte".

Cada membro do projeto deu um emocionante depoimento do que significa o Projeto em sua vida, contando casos ocorridos no hospital, bem como a mudança que percebem enquanto sujeitos em formação.

Os temas das palestras do simpósio buscaram fornecer não somente um conhecimento técnico, mas abordar aspectos da cultura geral, pemitindo a melhoria da capacidade de análise dos profissionais de saúde.

A palestra do téologo Altamir Andrade entitulada "Antes te formei no vetre!" foi outro ponto alto do evento.

Abordando a temática de "Cuidados Paliativos" A Dr. Dalva Matsumoto apresentou uma perspectiva geral do cuidado paliativo e ainda salientou que não existe uma diretriz proposta para cuidados paliativos em casos de malformações congênitas.

A neurologista Maria Elizabeth apresentou uma brilhante palestra sobre malformações neurológicas avaliando ainda o prognóstico de pacientes portadores dessas patologias e as perspectivas de vida dos mesmos.

Depois da mesa redonda com perguntas e muita discussão foi realizada a cerimônia de encerramento do evento com agradecimento a todos patrocinadores.

Os participantes e palestrantes seguiram para o almoço-churrasco de confraternização no espaço "Albatroz" .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!