terça-feira, 30 de março de 2010

Debate

"No regime democrático, todo partido devota todas as
energias para demonstrar que os demais partidos
não têm competência para governar.
E todos eles estão certos".
Henry Louis Mencken



Aconteceu nos dias quinze e dezoito de março respectivamente um debate durante as aulas da disciplina de português da Faculdade de Medicina de Itajubá mediado pela professora titular da disciplina Ana Cristina.
O tema foi o texto de autoria de Mayra Lopes "O outro da anatomia" publicado no blog.

As partes envolvidas no debate foram: a autora e a turma de alunos que cursam a disciplina.

Ocorreu da seguinte forma: em semanas prévias ao debate a professora orientou aos alunos que efetuassem a leitura do artigo especificado.

Após a leitura os mesmos se agruparam e levantaram questionamentos, críticas e considerações acerca da obra.

Todas as colocações foram registradas e lidas para a classe durante a aula seguinte, enquanto eram submetidas a apreciação da professora e dos demais grupos.

Após a seleção das melhores questões aconteceu o debate em que os alunos leram suas questões posteriormente comentadas e respondidas pela autora.
Mais do que atingir um objetivo, fechar uma idéia ou emitir uma conclusão, o objetivo do encontro foi favorecer o senso crítico, a capacidade de análise, propiciando avaliar uma premissa sob diversas perspectivas.
Somente com capacidade de análise e raciocínio crítico acerca da formação médica, das condições de trabalho no serviço saúde e da saúde de forma completa considerando interferências das políticas governamentais é que haverá possibilidade de se propor e efetuar futuras reformas para melhorar a saúde e seus indicadores no país.
As mudanças concretas se erguem a partir de ideologias bem estruturadas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!