sexta-feira, 4 de junho de 2010

Serviço médico

“Se achas bom ser importante, um dia descobrirás que é mais importante ser bom.”
R. Scheneider


Muito se discute acerca do custo do serviço saúde, a questão parece cada vez mais difícil, mas isso se dá devido ao fato de se ignorar completamente a história e a forma com que a situação era resolvida em tempos remotos.

Um grande exemplo desse caso se refere ao sétimo médico chegado em Itajubá, o Dr. João Baptista Capelli Camargo, italiano, que instalou seu consultório no município em 1880, e apareceram inúmeros anúncios na Gazeta Comercial, jornal itajubense.

No número dezenove de 1880 lê-se:

“Consultório médico-cirúrgico - o Dr. Camargo, formado na Universidade de Nápoles, e residente neste Império há 13 anos, tendo deliberado mudar-se para esta cidade, põe a disposição do público os seus serviços e acha-se sempre pronto a acudir a qualquer chamado de dia e de noite, bem como para fora. Cobrará: Por visita simples e receita verbal ou escrita, 2 mil réis; por visita com exame, receita, diretórios, etc., 5 mil réis (de noite o duplo); consultas por escrito para fora, com receitas, diretórios, etc., 10 mil réis; viagens por dia, por légua, 15 mil réis,; exames, etc., o mesmo estabelecido para a cidade. Estada, por dia, 30 mil réis; excedendo 3 dias, o que se combinar. Aos que possuírem poucos meios se fará equidade, segundo suas circunstancias. Aos pobres, grátis.”

4 comentários:

  1. Achei o máximo. Visite e siga meu blog também!!!!!
    Bjs
    http://razaoideal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Foi-se o tempo em que a Medicina era "arte e sacerdócio".
    Triste contraste com a nossa realidade!
    Bj

    ResponderExcluir
  3. adorei o seu lattes!!!!

    ResponderExcluir
  4. Hj ao médico é proibido fazer propaganda e divulgar o preço. Devido a mercantilização.
    Pobre de quem ousar dizer que faz equidade a todos. E aos pobres grátis. A falta de valores morais que tem imperado por aí chega a assustar.
    Triste contraste mesmo Bruno.

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!