Beethoven
Madona e Criança (1505) - Rafael Sanzio (1483-1520) Óleo sobre madeira, 84 x 55 cm: Palácio Pitti - Florença |
* CONSIDERAÇÕES
Estimulando a planta dos pés ocorre a flexão das regiões proximais do membro inferior e, paradoxalmente, a flexão do polegar, o que não tem um caráter de defesa nítido.
As respostas constituem reflexos polissinápticos nociceptivos, transportados por fibras mielínicas finas e por fibras do tipo C, denominados clinicamente de reflexos de defesa e que resultam de uma integração harmônica dos reflexos.
Descrito em 1903 o Sinal de Babinski consiste na extensão do hálux e na abertura em leque dos dedos em decorrência de um estímulo na planta do pé (reflexo cutâneo plantar em extensão).
O mundo inicialmente não deu muita importância a essa descrição.
Antes de Babinski, Remak e Strompel já haviam feito referências a esse movimento de abdução e extensão digital, mas não o correlacionaram com qualquer significado.
Uma resposta a estímulo semelhante à obtida por Babinski foi percebida também por Oppenheim e por Gordon, o primeiro por meio de percussão da face medial da tíbia e o segundo por pinçamento do tendão calcâneo.
A contração reflexa do músculo tensor da fáscia lata pode ser observada em indivíduos normais, estando exacerbada nas lesões piramidais.
A indiferença bilateral isoladamente é inconclusiva.
1. Comprometimento do trato piramidal (acima de L1)
2. Bioquímicas ou gasométricas (permanente ou transitória)
Ex: Fases da respiração de Cheyne-Stokes
3. Durante crises convulsivas
4. Estados hipoglicêmicos
5. Transcurso do sono profundo6. Após ingestão de certas drogas
7. Exaustão física prolongada (em 7% dos indivíduos que sofreram atraso de maturação)
O trato córtico-espinhal lateral da medula tem ação inibitória do reflexo primitivo cutâneo plantar em extensão.
As crianças menores de dois anos, por não terem ainda o sistema nervoso completamente mielinizado, apresentam o reflexo cutâneo plantar em extensão como padrão normal.
Dessa forma, o sinal de Babinski não pode ser considerado patológico em crianças nessa faixa etária.
* A OBSERVAÇÃO ARTÍSTICA EVIDENCIA TAL SITUAÇÃO *
Virgem Maria e o menino Jesus (1470). Escola Andrea del Verrochio. Óleo sobre madeira . Galeria Uffizi Florença |
Virgem e o Menino (1454). Rogier der Weyden (1399-1464). Óleo sobre madeira , 31.9 x 22,9 cm. Museum of Fine Arts (Houston) |
Madona e a Criança com 8 Anjos (1478) Sandro Botticelli Óleo sobre madeira Tondo Museu Staatliche Berlim |
1 | MANOBRA DE SCHAEFFER | pinçamento do tendão de Aquiles |
2 | MANOBRA DE OPPENHEIN | estimulação da face interna da tíbia |
3 | MANOBRA DE GORDON | pressão sobre a panturrilha |
4 | MANOBRA DE CHADDOCK | estimulacão da pele sobre o maléolo externo |
5 | MANOBRA DE TROCHMORTON | percussão das articulações metatarsofalangeanas no dorso do pé |
6 | MANOBRA DE AUSTRAGESILO E ESPOSEL | pressão sobre músculos da coxa |
7 | MANOBRA DE TOLONE | pressão forte ou massagem sobre o 5º dedo |
amei a comparação com os quadros ....
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