terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Historicidade dos Seriados Médicos

"Acho a televisão muito educativa.
Toda as vezes que alguém liga o aparelho,
vou para outra sala e leio um livro."
Groucho Marx
A medicina influência de forma direta ou indireta a vida de todos os indivíduos independente de fatores econômicos, sociais ou ideológicos. A saúde é um bem comum, ou pelo menos deveria ser. E, sendo assim, por permear significativamente a vida das pessoas, a medicina se tornou temática dos seriados, tendendo a seguir a linha do drama possuindo episódios com duração de aproximadamente uma hora, cujo cenário é o ambiente hospitalar ou similar.
Tais séries tiveram inicio e popularizaram-se na década de 60 difundindo-se pelo globo e possuindo como expoente brasileiro o seriado 'Mulher' da rede Globo.
Com tal especialização dos seriados gerou-se um padrão com características semelhantes e questionamentos éticos importantes acerca da prática médica: médicos viciados em drogas, viciados em trabalho, conflito de plantonistas, doenças graves...
O formato foi sendo mais elaborado, estruturado, e passou a se tratar da vida pessoal dos médicos: sua família, relacionamentos fora do hospital... Até demonstrar que a vida pessoal e trabalho se misturam, com conotações reais e com conotações éticas quando a abordagem é relacionamentos entre profissionais de saúde, muito retratado nas séries ER e Grey's Anatomy.
O formato fez tanto sucesso que consolidou um público fiel. O gênero seriado médico gerou subgeneros. Sendo eles:
Novela como em 'General Hospital', 'Grey's Anatomy' e 'Private Prativce'.
Comédia em Scrubs, E/R. Drama e ação em ER.
Policiais investigativos como em 'House, M. D. e Medical Investigation.
Reality show, com o 'Dr.90210'.
As críticas a esses formatos são proporcionais a audiência de valores meteóricos atingida. Sensacionalismo, exagero e vulgaridade estão em uma das faces da moeda. Mas, para uma discussão mais acurada faz-se necessário a compreensão das causas de surgimento e dos objetivos das séries televisivas.
A que interesses fundamentais servem?
E, posteriormente, deve-se buscar entender a históricidade dos seriados para atingir a compreensão e a evolução dos conceitos e dos valores morais e éticos que permeiam a produção de tantos episódios.
A primeira série expressiva é a britânica 'Emergency Ward 10' e tem a história de seu lançamento permeada de acaso, uma história curiosa. Seu formato foi fruto de uma ordem incompreendida. Em 1957, Tessa Diamond procurava algo que pudesse gerar um novo programa quando seu agente sugeriu 'uma série sobre o dia-a-dia do hospital'. A idéia dele era referente a um documentário, mas Tessa entendeu que ele sugeria um drama baseado na rotina hospitalar, e foi assim que tudo começou e culminou em sucesso.
Algumas das séries posteriores foram planejadas para curta duração de seis semanas, mas a fidelidade do público foi alongando a duração das séries que foram passando de episódios para temporadas e temporadas de longa duração.
Sendo assim, há de se ter uma noção das séries de sucesso na temporalidade:

1. 'Emergency Ward 10'
Foi a primeira telenovela britânica a se passar num local de trabalho. Ficou no ar de 1957 até 1967 mostrava dramas pessoais e o trabalho de médicos e enfermeiros. Sendo cancelada em 1967 por Lew Grade, que posteriormente adimitiu que esse foi o maior erro de sua carreira. A série foi cancelada, mas a fórmula perdura atualmente.

2. 'Dr. Kildare'
Estreou em 1961, durando 5 temporadas, tem como protagonista o interno Dr. James Kildare que se envolve emocionalmente com os casos de seus pacientes. A temática é inserida no primeiro episódio quando Gillespie diz a Kildare: "Nosso trabalho é mater as pessoas vivas, não dizer a elas como viver". Kildare ignora o aviso gerando assim o conflito central da série. O cenário é o hospital Blair General.

3. 'Bem Casey'
Seriado americano exibido de 1961 a 1966, narra a história de um neurocirurgião. Recebeu consultoria de produção do médico Dr. Joseph Ransohoff. Virou filme em 1988.

4. 'General Hospital'
Estreou em 1963 e encontra-se no ar até os dias atuais, tendo 47 anos de exibição e mais de 12.000 episódios.

5. 'Marcus Welby, M. D.'
Estreou em 1969 permanecendo até 1976. Trata da história de médicos do Hospital Lang Memorial que entravam em conflito, no qual Dr. Welby era médico particular com métodos não ortodoxos de tratamento em antagonismo com Dr. Kiley, mais jovem e defensor de tratamentos tradicionais.

6. 'Mobile Army Surgical Hospitalar'
O 'Hospital Cirúrgico Móvel do Exército' estreou em 1973 permanecendo até 1983, sendo baseado em um filme de 1970. Narra de forma cômica as aventuras de médicos do exército na Guerra da Coréia. O episódio final bateu record histórico de audiência.

7. 'Doogie Howser, M. D.'
'Tal pai, tal filho' foi exibido de 1989 até 1993. Trata da história de um adolescente prodígio que se tornou médico aos catorze anos de idade, mostrando as dificuldades de conciliar as mudanças da adolescencia com a vida profissional.

8. 'Dra. Quinn'
A mulher que cura foi exibido de 1993 até 1998. Seu diferencial consiste no fato de ser um seriado de época, cujo cenário é o velho-oeste americano. Trata de questões éticas de modo a demonstrar a sua atemporalidade, tais como o preconceito racial e a homofobia. Gerou dois filmes.

9. 'Chicago Hope'
Exibido de 1994 até 2000. O grande sucesso de ER prejudicou seu sucesso apesar de ser bem aceito pela crítica.

10. 'Emergency Room'
Lançado em 1994, esteve no ar por quinze anos, tendo sido criado por Michael Crichton (autor de Jurassic Parck). Mistura a vida profissional permeada por dramas pessoais.

11. 'Scrubs'
Estreou em 2001 e ainda permanece no ar. Seu subgênero é a comédia e seus personagens caricatos e as imaginações do protagonista absurdas. Possui metalinguagem, pois, por vezes, cita seriados médicos, em especial 'Gray's Anatomy'.

12. 'Nip/Tuck'
Estreou em 2003 permanecendo no ar até 2010. Os protagonistas são donos de uma clínica de cirurgia plástica em Miami. É um misto de sexo, culto à vaidade e traição. Seu diferencial significativo consisyte no fato de mostrar procedimentos cirurgicos de diferentes graus de complexidade.

13. 'House'
Dr. Gregory House diagnostica casos médicos atípicos e com caracter de menor índice de incidência, raros. Se assemelha com Sherlock Holmes, mas com alguns traços de personalidade que trazem a tona a questão da relação médico-paciente e grandes dilemas éticos. Dr. House, por natureza é anti-social, solitário e revoltado apesar de efetivo na investigação diagnóstica.

14. 'Grey's Anatomy'
Iniciado em 2005, se passa no Hospital Grace cuja protagonista é a Dra Meredith Grey e existe uma analogia ao sobrenome da protagonista e o tratado de anatomia escrito por Henry Gray escrito em 1958. A trilha sonora é peculiar e o nome dos episódios são títulos musicais.

15. 'Private Practice'
Lançado em 2007 é um sub-produto , pois originou-se de 'Gray's Anatomy. Conta a história da cirurgiã neonatal do Seattle Grace, a Dra. Addison Montegomery.

16. 'Hawthorne'
Lançado em 2009. Seriado focado no serviço da enfermagem, sob o prisma da visão da enfermeira chefe do hospital.

17. 'Royal Pains'
Lançado em 2009. O protagonista Dr. Hank Lawson realiza atendimentos particulares para pessoas abastadas, após ter sido demitido do hospital. Atende também quem precisa do seu auxílio mas não pode pagar.

18. 'Mercy'
Lançado em 2009. Se passa no Mercy Hospital e tem como protagonista Veronica que serviu ao exército durante a Guerra do Iraque e tem uma série de traumas. É focado na vida da enfermagem e em seus dramas pessoais.

19. 'Trauma'
Cancelado após sua primeira temporada em 2009. Foca na vida de paramédicos, sendo o protagonista o piloto do helicóptero dos paramédicos que sobreviveu a colisão de helicópteros.

20. 'Three Rivers'
Cancelado após a primeira temporada em 2009. As histórias mostram a rotina de uma central de transplantes, elucidando passo-a-passo, desde a morte de doadores, a negociação do órgão com familiares, e o alívio daqueles que recebem.

21. 'Miami Medical'
Exibido em 2010. Retrata a rotina de médicos que trabalham em uma clínica especializada em traumas. O protagonista é o Dr. Matthew Proctor que havia trabalhado na guerra do Golfo.

22. 'Mulher'
Dirigida por Daniel Filho com Eva Vilma e Patrícia Pilar de protagonistas.

23. 'Dr. 90210'
Seu sub-gênero é o reality show. Mostra o cotidiano do brasileiro Robert Rey, um dos melhores e mais populares cirurgiões de Beverly Hills, cujo código postal ele toma emprestado para dar título à série. Foi inspirado no seriado 'Nip/Tuck'. É transmitido aos domingos na Rede Tv e sob o título de 'Dr. Hollywood'.

24. Existem ainda exemplos da série em outros países:

A. 'Casualty'
Lançado em seis de setembro de 1986. Foi produzido no Reino Unido pela BBC e consiste na série que está mais tempo no ar em todo o mundo, estando na 23a temporada. A história de médicos e enfermeiros se passa na fictícia cidade de Holby City.

B. 'Holby City'
Lançado em doze de janeiro de 1999. Aborda cirurgiões e enfermeiros da ala de cirurgia do Holby City Hospital.

C. 'Hospital Central'
Lançado na Espanha e exibido também em Portugal. Assemellha-se a uma novela. Seu ápice de sucesso foi de 2000 a 2004. A série declinou após colocar um casal homosexual como protagonista.

25. 'Séries'
Independente da série escolhida e das preferências individuais, de modo geral, o modelo encanta o público, faz sucesso e perdura. Mas o telespectador tem que ter consciência da existência de interesses comerciais e da manipulação realizada por intermédio das mensagens subliminares ali existentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!