segunda-feira, 4 de julho de 2011

Recorte de Jornal I

"Nesse mundo, nada é certo além da morte e dos impostos."

Benjamin Franklin


RECORTE DE JORNAL

Itajubá Notícias - Quarta-feira, 06 de abril de 2011. Página 03.





"Trabalho em conjunto pretende resolver problema de escorpião no bairro Cruzeiro."


Da redação


Não é de hoje que os moradores do bairro Cruzeiro, especialmente os vizinhos do Cemitério Paroquial, reclamam o aparecimento constante de escorpiões em suas casas. O jornal Itajubá Notícias, após receber inúmeras denuncias sobre o problema, esteve no bairro conversando com moradores e também com o padre Edvaldo Rosa de Mendonça - responsável pela Paróquia Nossa Senhora da Soledade que administra o cemitério. Agora um esforço em comum da Paróquia, Prefeitura e moradores pretende solucionar o problema, ou pelo menos amenizar o surto de escorpiões no bairro. Até o vereador Raimundo Santi (PP) chegou a sugerir que a Secretaria de Saúde e da Administração do Cemitério Paroquial tomasse uma medida ecologicamente viável, ou seja, inicie a criação de galinhas D'Angola no local.
"Pelo que se fala, parece que escorpião só tem no Cemitério Paroquial, se o jornal entrevistar o secretario de saúde (Evaldo Tótora), vai ver que não é só um problema do bairro Cruzeiro, ou do Cemítério Paroquial. Tem (escorpião) em praticamente em todos os bairros de Itajubá" disse o padre Edvaldo.
De acordo com o padre Edvaldo, em uma reunião que ele participou na Prefeitura, ficou estabelecido um trabalho em parceria para tentar solucionar o problema dos escorpiões. "Na segunda-feria, (dia 28 de março) eu fui à Prefeitura e tive uma reunião com o secretário de Saúde e a Prefeitura mandou duas pessoas para catar escorpiões ao entorno do cemitério, e depois nós liberamos e pedimos também que se fizesse essa cça dentro do cemitério. Então são providências que estão sendo tomadas como o esforço de um trabalho em conjunto da administração paroquial, municipal e moradores", explicou.
Para o padre Edvaldo é necessário que haja uma colaboração dos moradores. "Agora vamos dedetizar de novo o cemitério, mas o que a gente pede é que haja uma colaboração de todos e que não fiquem só olhando para o cemitério como se o prblema estivesse só ali. O escorpião é uma praga difícil de acabar. Eu procuro conscientizar que a nossa parte está sendo feita, embora as pessoas falem que não, mas nós temos provas, documentos", afirma o padre.



MORADORES



Já os moradores que convivem com a incidência de escorpiões em suas casas tem outra visão do problema. "Antigamente o padre dedetizava o cemitério, mas agora em 2010 ele não dedetizou e virou uma praga, um surto mesmo, todo dia a gente acha escorpião em casa, no passeio (do cemitério), na rua", contou Ana Maria, que mora há vinte anos naquele bairro, e que teve dois filhos picados por escorpião. "Não tem soro (antiescorpiônico) na cidade, eles tomaram remédio para a dor e soro fisiológico para induzir a urina", disse ela.


"Quando voce menos espera vê um escorpião", disse José Lopes de Mendonça, morador há 60 anos no bairro. "Só uma noite que nós andamos aqui matamos mais de 150", completou.


José Romildo Alves, que trabalha em uma casa próxima ao cemitério confirma que também já encontrou escorpiões. "Aqui no muro do cemitério a gente vê escorpião todo dia".




SURTO DE ESCORPIÃO




"Desde o início de março começamos perceber o surto de escorpião aqui no bairro: do lado de fora do muro do cemitério, no passeio e na frente das casas. A comunidade se reúne á noite para matar os escorpiões. Chegando a coletar uns 500 escorpiões, só do lado de fora", explicou um morador que contou também, que coletou alguns escorpiões e levou-os para o padre na Prefeitura. O Sr. Jorge tomou a providência de enviar a (Secretparia de) Saúde para coletar. Junto com o SUS, a comunidade coletou 1.592 escorpiões. Quando os funcionários da Prefeitura entraram no cemitério, descobriram dentro das gavetas um foco gigantesco (de escorpiões)", reforça o morador.


Um dos casos mais graves que chamou a atenção, foi outro morador que encontrou dentro do berço de sua filha um escorpião. O morador, extremamente irritado, pegou o escorpião e o levou até o padre. "Ele estava nervoso com a situação e chegou o escorpião próximo ao pé do padre.", disse um outro morador.


Preocupado com a situação, um dos moradores promoveu um abaixo-assinado, com as pessoas que já foram picadas ou tiveram suas casas invadidas por escorpiões. Até a data do último dia 04, já haviam mais de 56 assinaturas.


O Itajubá Notícias tentou agendar uma entrevista com o secretário de Saúde Evaldo Tótora, através da Secretaria de Comunicação, e advinhe, mais uma vez nenhum retorno foi dado até o fechamento desta edição.




2 comentários:

  1. Tinha que compartilhar essa notícia com os pesquisadores cemiteriais.

    ResponderExcluir
  2. Não conheço Itajubá, mas não fico muito animado com notícias como essa. Não há produtos que possam ser usados para vedar as entradas e esgotos das casas?

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!