terça-feira, 7 de agosto de 2012

Prática 13


P-13 ESPECIALIZAÇÃO DA MEMBRANA



L-25 ou L-42 Testículo e Epidídimo (HE)

1.    Flagelos:
O testículo é constituído por uma série de túbulos enovelados cujo revestimento contém as células da linhagem espermatocitária. Nas regiões próximas à luz dos túbulos que foram cortados transversalmente notam-se filamentos alongados, às vezes em grande quantidade, formando feixes delgados. São os FLAGELOS dos espermatozóides. Em geral a cabeça do espermatozóide é pouco visível e aparece como um ponto escuro.
2.    Estereocílios (microvilos):
Localize, nesta mesma lâmina, um corte menor ao lado do testículo: o epidídimo, um canal longo, muito enovelado, cuja parede é constituída por uma camada de células epiteliais apresentando, no bordo livre, expansões finas e longas, com alguma variação no tamanho e disposição. São os MICROVILOS, impropriamente chamados de estereocílios.
Na luz do epidídimo podem ser vistos grupos de flagelos, pois este é um local de passagem e armazenamento de espermatozóides.
L-33 Traquéia (HE) – Cílios
            Procure, no menor aumento, um corte parecido com um aro (corte transversal da traquéia de rato), e cuja parede apresenta uma basofilia muito intensa. Localize o revestimento interno voltado para a luz e, com o aumento médio e maior, identifique os CÍLIOS, que são estruturas curtas, retas e uniformes (parecem uma escovinha) localizadas no bordo livre das células do epitélio de revestimento.
Obs.: Faça uma comparação com os estereocílios da L-25
L-35 Intestino Delgado – Duodeno (HE) - Microvilos
            Observe a lâmina a olho nu, para localizar uma área mais arroxeada que corresponde à superfície voltada para a luz (pode ser um pouco difícil localizá-la por que esta região é muito pregueada e irregular). Focalize esta região, com o menor aumento, passe para o aumento médio e tente encontrar, na região mencionada, o revestimento interno do órgão. Ele é constituído por células enfileiradas, finas e colunares, com núcleos ovóides muito próximos uns dos outros, na base das células. Muito bem, agora observe que, no ápice destas células, nota-se uma faixa mais corada. Olhando bem e mexendo no micrométrico, você vai perceber duas linhas muito fininhas. Esta área corresponde aos MICROVILOS (ou microvilosidades) do bordo livre das células absortivas. Não dá pra ver os microvilos, apenas uma condensação na área onde eles estão, pois são estruturas muito pequenas visíveis apenas ao microscópio eletrônico. Por este motivo, os livros textos denominam esta região de cutícula estriada ou bordo em escova
Questões
1.    Quais as diferenças entre flagelos e estereocílios?
2.    Quais as diferenças entre cílios e estereocílios?
3.    Quais as diferenças e semelhanças entre cílios e flagelos?
4.    Explique por que o termo “estereocílio” é inadequado.
5.    Quais as funções dos cílios e estereocílios?





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!