terça-feira, 7 de agosto de 2012

Prática 15

P-15 – EPITÉLIOS GLANDULARES


L-02 Intestino Grosso – Glândula exócrina tubular reta

            Localize a mucosa e identifique as glândulas tubulares retas percorrendo a região e observando que o epitélio de revestimento emite projeções tubulares e retilíneas para dentro da mucosa. É importante que você busque uma área que mostre essas glândulas em corte longitudinal. A luz mostra diâmetro variável, parecendo às vezes não existir. Com aumento maior observe que o epitélio das glândulas é o mesmo da superfície, com grande quantidade de células caliciformes, conforme vimos na P-14, não é?

Obs.:
01) Você vai encontrar cortes transversais destas glândulas, dando a falsa impressão de não se comunicarem com a superfície.
02) Os núcleos mais afastados que são vista EM TORNO das glândulas representam núcleos de células do tecido conjuntivo de sustentação, A LÂMINA PRÓPRIA OU CÓRION.

L-09 Glândula Salivar Sublingual: (Glândula Endócrina Túbulo-acinosa composta)

            Por definição esta é uma glândula que contém porção secretora com forma tubular e acinosa, mas nós não vamos poder distinguir as duas havendo predomínio de ácinos que são, em sua maioria, MUCOSOS (citoplasma muito claro, com núcleos basais e luz estreita). Entre os ácinos são vistos ductos de excreção, revestidos por epitélio cúbico, com citoplasma róseo e luz mais ampla.

L-20 Tireóide (Glândula Endócrina Vesicular)

            Como o nome já está dizendo, a tireóide é formada por vesículas ou FOLÍCULOS. Em 3 dimensões, cada folículo é semelhante a uma bola com parede e cavidade. A parede é formada por epitélio simples cúbico e a cavidade preenchida por material acidófilo e homogêneo, denominado COLÓIDE, contendo o produto de secreção da tireóide que fica armazenado antes de ser lançado nos vasos.

L-16 Suprarrenal (Glândula Endócrina Cordonal)

            Focalize com aumento menor e observe que:
Não há ductos
Na maior parte da glândula as células epiteliais se dispõem formando cordões. Passe para o aumento maior e tente identificar pequenos vasos de paredes finas contendo hemácias, entre os cordões celulares.

Questões

1.            Cite o produto de secreção das células caliciforme e ácinos mucosos. Qual a relação entre estes produtos e o aspecto das células que o produzem?
2.            Quais as características histológicas das glândulas tubulares retas?
3.            Qual o significado do colóide na tireóide?
4.            Cite exemplos de outras glândulas do tipo túbulo-acinosa e cordonal.
5.            Explique a basofilia citoplasmática dos ácinos serosos.
6.            Explique a pouca afinidade das células que produzem proteínas.
7.            Tente justificar por que há células caliciformes no intestino grosso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!