terça-feira, 7 de agosto de 2012

Prática 14

P-14 – PROCESSOS DE SÍNTESE

Dependendo do tipo de substância sintetizada, teremos células com aspectos diferentes, como é o caso de células que sintetizam glicoproteínas e células que sintetizam proteínas.


A.    SÍNTESE DE GLICOPROTEÍNAS

L-2: Intestino Grosso (HE) – Célula Caliciforme

            Procede como na P2 para focalizar a mucosa deste órgão. Passe para o aumento médio e verifique que, ao longo do revestimento da superfície e das glândulas, há uma fileira de células colunares com citoplasma claro, pouco visível, mas com núcleos de cor púrpura dispostos na base das células, formando uma fileira contínua. Note que, entre estas células ressaltam outras maiores, globosas, com citoplasma muito claro (parecendo vazio). Estas são as células CALICIFORMES do intestino, assim chamadas por sua forma abaulada. Os seus núcleos estão na porção basal, são escuros e achatados ( eles podem se confundir com núcleos de células do tecido conjuntivo que está em volta). Em tempo: o citoplasma é pouco corado por que as glicoproteínas têm pouca afinidade pelos corantes usuais, tipo HE. Agora se quisermos “ver” as glicoproteínas podemos usar uma coloração especial, como na próxima lâmina.

L-27: Intestino Grosso, Alcian Blue – Coloração específica para glicoproteínas de células caliciformes.

            Esta lâmina é de um tecido idêntico ao anterior. Aparecem as mesmas células claras e colunares, porém as células caliciformes apresentam o citoplasma corado em azul-piscina (dá pra ver várias bolotas azuis ao longo da glândula). Preste atenção aos núcleos, pois eles estão com uma coloração lilás, mais clara que a cor habitual e estão fora das bolotas, novamente se confundido com as células do tecido conjuntivo.

B.    SÍNTESE DE PROTEÍNAS

L-43 Glândula Salivar Submandibular (HE)

            Esta glândula, embora formada por várias ramificações de estruturas tubulares (portanto com uma luz), é um órgão compacto, sólido. Situa-se sob o assoalho bucal, para onde drena seu conteúdo. Assim, serão vistos cortes em várias incidências e em vários níveis das ramificações. Não se preocupe em atingir as diferentes porções desta glândula, apenas as estruturas denominadas de ÁCINOS, que estão na porção mais distal das ramificações, onde ocorre a síntese. Há dois tipos de ácinos:

1.            ÁCINO SEROSO: o nome seroso foi dado, pois a secreção tem um aspecto fluido, pouco denso, semelhante a soro. O citoplasma das células é basófilo, arroxeado e granuloso. Isto se deve ao fato de existir, nesta célula, abundante REG. Nem sempre é possível ver os núcleos, por causa da coloração escura do citoplasma. A luz é estreita e muitas vezes difícil de ser vista.

2.            ÁCINO MUCOSO: produz uma secreção viscosa, constituída de glicoproteínas. Por aí você já pode deduzir que o citoplasma é clarinho, pouco corado. Os núcleos são basais, mais visíveis, e a luz também é estreita.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!