terça-feira, 4 de setembro de 2012

Prática 17


P-17 - GLÂNDULAS ANEXAS DO TUBO DIGESTIVO 


L-43 Glândula Salivar Submandibular

            Este órgão é constituído por glândulas exócrinas túbulo-acinosas compostas, agrupadas em lóbulos separados por tecido conjuntivo frouxo. A porção secretora (unidade secretora) de ácinos serosos em relação aos ácinos mucosos.
            Os ácinos serosos apresentam luz estreita e são revestidos por células com citoplasma basófilo, enquanto os mucosos têm a luz mais ampla e o citoplasma muito claro, devido à presença de muco. Podem ser vistas também em torno de ácinos mucosos, as “meias luas serosas” (metade de um ácino seroso em torno de um ácino mucoso).

            A porção excretora divide-se em 2 tipos de ductos: intralobulares e extralobulares

Os ductos intralobulares subdividem-se ainda em:
·                    Ductos intercalares: são pequenos, com luz estreita e citoplasma claro. Podem ser confundidos com os ácinos serosos, embora sejam mais claros.
·                    Ductos estriados: a luz é um pouco mais ampla e as células de revestimento mostram citoplasma acidófilo, com estriação basal.

Os ductos extralobulares ou interlobulares estão no tecido conjuntivo que separa os lóbulos da glândula. São geralmente grandes, com luz ampla e revestimento por vezes estratificado. São vistos em cortes transversais e longitudinais.



L-20 Glândula Salivar Sublingual

            É também uma glândula túbulo-acinosa composta, com porção secretora apresentando predomínio de ácinos mucosas (revestidos por células de cor clara), com uma quantidade moderada de “meias-luas” serosas. O sistema de excreção (ductos), obedece às mesmas características da glândula submandibular. Você deve identificar os ductos: intercalares, estriados e interlobulares.

L-48 Pâncreas Exócrino

            A porção endócrina (ilhotas de Langerhans) será estudada mais adiante. A porção exócrina é constituída por glândulas túbulo-acinosas compostas, dispostas em lóbulos separados por tecido conjuntivo.
            Não há ácinos mucosos. Os ácinos serosos são tubulares ou piriformes (arredondados em corte transversal) e constituídos por células piramidais com intensa basofilia na região basal e acidófila na região apical. A luz é estreita e, ao contrário das glândulas salivares, o sistema de excreção (ductos) se inicia da luz do ácino, através das células “centro acinosas”, em numero de 1 à 2, de cor clara, cúbicas ou achatadas. Ductos maiores, com luz ampla, podem ser vistas ocasionalmente entre os ácinos mas é nos septos conjuntivos onde melhor observados. Em alguns cortes pode ser visto um ducto principal drenando vários ductos menores.
            Obs.: Não há ductos estriados.

L-21 Fígado

            Como já foi visto na P-05, o fígado é uma glândula constituída por células epiteliais (HEPATÓCITOS) dispostas em cordões por vezes anastomosados entre si e separados por capilares do tipo sinusóide (amplos e irregulares, com revestimento descontínuo). Os sinusóides convergem para uma região central onde desembocam numa veia denominada “veia centro-lobular”. Esta tem parede fina e assemelha-se à vênula. Coloque no menor aumento e tente identificar:

1.            ESPAÇOS-PORTA: O sangue que deságua nos sinusóides provém de ramificações (arteríola e vênula) da artéria hepática e veia porta. Estas ramificações estão em espaços preenchidos por tecido conjuntivo frouxo e que contém também, ductos biliares, revestidos por epitélio simples cúbico. Estes são os espaços porta. Você poderá ter alguma dificuldade em diferenciar arteríola, vênula e ducto biliar, não é? Bem, diferenciar arteríola e vênula, você já sabe, portanto a dificuldade vai ser o ducto biliar. A dica é a seguinte: o ducto, por menor que seja, é sempre revestido por epitélio cúbico simples, então você vai ver uma fileirinha de células cujos núcleos são basófilos e muito próximos uns dos outros (veja o desenho abaixo). Observe a estrutura dos vasos sanguíneos para diferenciá-los!

2.            LÓBULO HEPÁTICO: Em algumas espécies animais (porco, por exemplo), existe uma trave estreita de tecido conjuntivo frouxo ligando vários espaços-porta contíguos e delimitando uma área de hepatócitos de forma aproximadamente hexagonal, denominada “lóbulo hepático”. A veia centro-lobular ocupa a região central e os espaços-porta, os cantos do hexágono ou periferia do lóbulo.
Obs.: na espécie humana a periferia do lóbulo não é delimitada por tecido conjuntivo de modo que a delimitação do lóbulo é feita apenas pela veia centro-lobular.
Focalize esta veia e identifique as demais estruturas:
·                    Espaços-porta com arteríola, vênula e ducto biliar.
·                    Sinusóides e hepatócitos.
Obs.: você deve estar cismado com umas “sujeiras” de cor enegrecida entre os cordões de hepatócitos, não é? É que foi injetada tinta nanquim no animal, antes do sacrifício e este corante é fagocitado pelas células de Kupfer (células do sistema fagocitário que situam-se no endotélio dos sinusóides). A tinta fagocitada aparece agora, mesmo após a coloração com HE. Legal, não?


QUESTÕES

1.            O que produzem os ácinos serosos e os mucosos das glândulas salivares?
2.            Qual o significado das estriações do ducto estriado?
3.            Explique a basofilia basal e a acidofilia apical ao ácino pancreático.
4.            Cite alguns dos produtos de excreção do pâncreas exócrino.
5.            Para onde se dirige e de onde vem o sangue que chega aos espaços-porta?
6.            Para onde se dirige e de onde vem a bile dos ductos que estão no espaço-porta?
7.            Para onde se dirige e de onde vem o sangue que chega à veia centro-lobular?
8.            Cite algumas funções dos hepatócitos.
9.            Cite os constituintes básicos da bile.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!