terça-feira, 4 de setembro de 2012

Prática 19

P-19 - APARELHO RESPIRATÓRIO


L-33: Traquéia

            Esta lâmina contém cortes de esôfago, linfonodo, tireóide, músculo estriado e traquéia. Focalize a traquéia no menor aumento (estrutura em forma de anel), passe para o aumento médio e identifique:
1.            MUCOSA: revestida por epitélio pseudo-estratificado cilíndrico ciliado, contendo moderada quantidade de células caliciformes. Abaixo do epitélio há uma camada estreita de tecido conjuntivo frouxo, o córion.
2.            SUB-MUCOSA: constituído por tecido conjuntivo frouxo contínuo com córion da mucosa. Caracteriza-se por apresentar um arco de cartilagem hialina aberto na porção posterior do órgão, onde surge feixes estreitos de músculo liso que se inserem no pericôndrio da cartilagem (repare que o músculo, é exclusivamente posterior, ou seja, na parte aberta do arco cartilaginoso, ok?)
3.            MUSCULAR: Ausente
Obs.: Alguns ácinos serosos podem ser vistos na submucosa.



L-31: Pulmão
            O pulmão é um órgão poroso (cheio de espaços, os alvéolos), separados em porções irregulares por traves de tecido conjuntivo frouxo onde se encontram as ramificações dos brônquios, bronquíolos e vasos. Focalize, em aumento menor, uma destas regiões e identifique:

1.            BRÔNQUIOS: dividem em primários ou principais, secundários e terciários. Esta divisão é baseada no tamanho, as estruturas que compõem são basicamente as mesmas.
a)            Mucosa: Epitélio pseudo-estratificado cilíndrico ciliado e córion. Note que a mucosa é pregueada, ou seja, aparece no corte com ondulações.
b)            Sub-mucosa: Tecido conjuntivo frouxo, blocos arredondados de cartilagem hialina e glândulas serosas e mucosas (ácinos).
c)            Muscular: Escassa, constituída por fibras musculares isoladas que ficam entremeadas às ilhotas de cartilagem.

2.            ARTÉRIAS E VEIAS: estão localizadas ao lado dos brônquios. As artérias apresentam luz regular, arredondada, com parede espessa (túnica média) enquanto as veias apresentam luz irregular, ampla e parede fina.
Com a ramificação gradual dos brônquios, surgem os bronquíolos, que apresentam as seguintes características:
·                    Epitélio cilíndrico simples, ciliado nos bronquíolos iniciais e cúbico não ciliado, nas porções distais.
·                    Ausência de cartilagem e glândulas.
·                    Presença de músculo liso circundado o epitélio.
Agora serão identificados bronquíolos respiratórios, ductos alveolares, sacos alveolares e alvéolos.
     Você pode perceber que, em torno dos bronquíolos que foram vistos acima, existe parênquima pulmonar alveolar. Este tecido de certa forma sustenta a parede dos bronquíolos. A porção distal dos bronquíolos, por sua vez,  apresenta alvéolos na parede (comunicando-se com a luz do bronquíolo), o que caracteriza o setor respiratório da árvore pulmonar. Estes bronquíolos são denominados bronquíolos respiratórios e a partir deles o músculo liso da parede começa a ser interrompido originando os ductos alveolares.
Obs.: estes só podem ser identificados em cortes longitudinais, pela descontinuidade da parede. A mucosa é revestida por epitélio cúbico baixo que gradualmente passa a simples pavimentoso. Surgem então os sacos alveolares, que são conjuntos de alvéolos. Estes são cavidades vazias contíguas, separadas entre si por septos alveolares. Os septos estão revestidos internamente pelos pneumócitos I e II, mas a identificação destas células é muito difícil.



Questões

1.            Justifique a presença do epitélio ciliado e de cartilagem hialina na parede da traquéia.
2.            Quais as diferenças entre brônquio e bronquíolo?
3.            Quais as diferenças entre bronquíolo respiratório e ducto alveolar?
4.            Uma vez que os alvéolos são cavidades vazias (contem ar), os septos alveolares são o principal componente tecidual da parte respiratória do pulmão. Explique a afirmativa.
5.            Que estruturas estão contidas nos septos alveolares?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!