quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Prática 20


P-20 TECIDO NERVOSO


L-04 Cerebelo: Neurônio De Purkinje

O cerebelo apresenta uma constituição peculiar, com circunvoluções (giros), onde podem ser observados: a substância cinzenta (córtex) e a substância branca. Quanto ao córtex observe:

·                    Externamente, uma camada fracamente corada, a camada molecular;
·                    Logo após a camada molecular, uma camada constituída por neurônios com núcleo pequeno e basófilo, a camada granulosa;
·                    Entre a camada molecular e a granulosa, uma única fileira de neurônios, distribuídos espaçadamente, formando a camada de Purkinje. Estes neurônios são grandes, em geral piriformes ou arredondados, apresentam citoplasma róseo e núcleo claro. São os neurônios de Purkinje.

L-52: Medula Espinhal: Neurônio Motor, Células Ependimárias


Observe a lâmina a olho nu e observe que há 2 regiões distintas: uma, mais clara, periférica e outra mais escura, em forma de “H”, com um orifício central, o canal do epêndima. Focalize a região mais escura e identifique:

1.   Neurônios grandes, de forma triangular ou poliédrica, com citoplasma carregado de grânulos grosseiros e basófilos, por sua vez obscurecendo o núcleo que, nas células onde podem ser visto, é claro, com nucléolo proeminente. Estes são os neurônios motores do corno anterior da medula. Os corpúsculos basófilos são chamados de corpúsculos de Nissl e apresentam acúmulos de REG, muito desenvolvidos nestas células.

OBS.: Entre os neurônios podem ser vistos muitos núcleos menores que pertencem às células da glia.

2.   No canal do epêndima observe células com aspecto “epitelial” (justapostas), lembrando vagamente um epitélio simples cúbico, com núcleos bem corados e citoplasma claro, mal delimitado. São as células ependimárias ou simplesmente epêndima. Em algumas classificações, são chamadas de neuróglia epitelial.




L -22: Córtex cerebral (prata): Astrócitos

Identifique células com muitos prolongamentos negros (citoplasma e núcleo não podem ser vistos, pois existem muitos prolongamentos). São os astrócitos protoplasmáticos.

L-23: Tecido Nervoso em reparo (prata): micróglia e oligodendócitos

Micróglia ou Microgliócitos: são pequenos, ovóides ou alongados, apresentam alguns prolongamentos finos, longos e tortuosos, que saem das extremidades do corpo celular (procure em aumento maior).
Olidendrócitos: São maiores, arredondados ou piriformes e têm 2 a 5 prolongamentos finos e compridos.
Obs.: Como a coloração anterior, as células saem coradas em preto.

L-04: Cerebelo

            As porções externas dos giros fazem parte da substância cinzenta, formada pelas seguintes camadas:
1.            MOLECULAR: poucos neurônios, alguns núcleos da glia e muitas fibras amielínicas (axônio). A pobreza celular aqui é que dá a cor muito clara desta região;
2.            PURKINJE: Uma fileira de células de Purkinje;
3.            GRANULOSA: numerosos neurônios muito pequenos, com núcleos escuros e citoplasma escasso.

A substância branca é representada por cortes longitudinais de fibras mielínicas. Como é mais fácil ver essas fibras em corte transversal, basta que você identifique a região.

L-52: Medula Espinhal

            Também vimos na lâmina anterior como é subdividida. Procure, na parte externa, a substância branca, na qual são vistas:
            Fibras nervosas mielínicas, em sua maioria cortadas transversalmente. Neste tipo de corte o axônio é visto como um ponto escuro envolto por uma faixa clara, mas como é uma estrutura delicada, muitas vezes não aparece. A faixa mais clara é a bainha de mielina deste axônios, entre as fibras podem ser vistos núcleos da glia. Em algumas lâminas pode ser visto tecido conjuntivo frouxo envolvendo a substância branca, representando a leptomeninge.

            Agora, na parte interna, identifique a substância cinzenta na qual são vistos:

            Neurônios motores e sensitivos (os motores são os maiores), fibras amielínicas, que são um emaranhado pouco visível de linhas róseas, e células da glia.

Obs.: Na medula não há uma organização em camadas da substância cinzenta.




QUESTÕES

1.    O que significa, no neurônio motor, a grande quantidade de REG?
2.    Por que razão, em geral os neurônios têm núcleo claros?
3.    Por que as fibras nervosas amielínicas são pouco visíveis?
4.    Que células da glia são vistas na substância cinzenta?
5.    Explique o modo de formação da mielina, onde é encontrada e qual a sua função.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!