quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Prática 23


P-23: GLÂNDULAS ENDÓCRINAS


L-03: Hipófise
            Divide-se em 3 porções: a adenohipófise, a neurohipófise e a pars intermédia. Focalize o órgão com o menor aumento e procure a região mais escura, a adenohipófise. Agora passe para o aumento médio.
1.            ADENOHIPÓFISE: é uma glândula endócrina cordonal, ou seja, suas células se dispõem em cordões anastomosados entre si. Na verdade você ver um amontoado de células sem arranjo definido e que, por suas características funcionais e conseqüentemente tintoriais, subdividem-se 3 tipos:
a)    Células Basófilas: como o nome está dizendo, têm o citoplasma basófilo. Em geral estão situadas mais no interior da glândula.
b)    Células Acidófilas: têm o citoplasma alaranjado e em geral estão situadas mais na porção periférica.
Obs.: há células que não pertencem às categorias descritas. São as células cromófobas, cujo citoplasma é pouco corado. Tente achá-las.
2.               NEUROHIPÓFISE: é uma porção estreita, situada ao lado da adenohipófise, constituída por axônios amielínicos, que provem do hipotálamo. Como estes axônios são pouco visíveis pela ausência de mielina, esta região se mostra com aspecto fibrilar, de cor clara. Entre as fibras podem ser vistos núcleos de células da glia, chamados pituícitos.
3.            PARS INTERMÉDIA: situa-se entre a adenohipófise e a neurohipófise e é constituída por vesículas são chamadas “cistos de Rathke” e são vestígios embrionários.

L-20 Tireóide (corte menor)
            É uma glândula endócrina do tipo vesicular, ou seja, está constituída por vesículas de vários tamanhos contendo material acidófilo e homogêneo, o colóide, e revestidas por epitélio simples cúbico.
            Está revestida externamente por uma cápsula conjuntiva.

L-15 Supra-Renal: Glândula endócrina do tipo cordonal (corte menor)
            Subdivide-se em 2 regiões: Cortical e Medular.
1.            CORTICAL: é a região mais periférica e nela há 3 porções diferentes:
a)    Zona Glomerulosa: formada por cordões celulares de citoplasma claro, dispostos em formam de arcos ou glomérulos. É uma região estreita, situada logo abaixo da cápsula conjuntiva do órgão.
b)    Zona Fasciculada: formada por cordões paralelos de células com citoplasma às vezes esponjoso, representa a maior parte da espessura da cortical. Os capilares se dispõem entre as colunas (ou fascículos) de células glandulares.
c)    Zona Reticular: é a mais interna da cortical, e também é estreita. Apresenta cordões celulares anastomosados entre si, dando um aspecto de rede (na verdade uma região totalmente bagunçada).
2.            MEDULAR: é a região central da glândula. É constituída por cordões irregulares, anastomosados entre si, entre os quais se dispões os capilares. Podem ser vistas vênulas com luz muito ampla e parede delgada.

L-48: Pâncreas Endócrino
            A parte exócrina, constituída por ácinos serosos já foi vista. Agora procure, com o menor aumento, no meio dos ácinos, as ilhotas de Langerhans. São áreas pequenas, arredondadas, contendo um aglomerado de células que conferem um aspecto pontilhado mais basófilo. Passe para o aumento médio e tente identificar cordões celulares entremeados por capilares (não é muito fácil, mas não é impossível). 



Questões

1.    O que produzem as células basófilas, acidófilas e cromófobas da adenohipófise?
2.    Qual o tipo celular da neurohipófise e o que produzem estas células?
3.    O que é o colóide do ponto de vista químico?
4.    Qual é a função das células das zonas glomerulosa, fasciculada e reticular?
5.    Qual é a relação existente entre a zona glomerulosa e o rim?
6.    Onde é lançado o produto de secreção da tireóide?
7.    Seria bom você saber quem controla as secreções de todas estas glândulas.


Um comentário:

  1. Heya are using Wordpress for your site platform?
    I'm new to the blog world but I'm trying to get started and set
    up my own. Do you need any coding knowledge to make your
    own blog? Any help would be greatly appreciated!
    Also see my website: outdoor christmas decorations

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!