quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Prática 21


P-21: NERVOS E GÂNGLIOS NERVOSOS



L-19: Nervo Mielínico

            Há 2 tipos de corte nesta lâmina: longitudinal, onde os feixes de fibras nervosas estão cortados ao longo de seu comprimento e transversal, onde cada feixe é visto como esferas, a olho nu.

1.            CORTE LONGITUDINAL: os axônios são vistos com fios muito finos, moderadamente basófilos. Em torno deles há em espaço claro (bainha de mielina) e a membrana plasmática das células de Schwann, que aparece também como uma linha, só que menos corada que o axônio. Tente identificar áreas em que a membrana faz uma reentrância em direção ao axônio. É o nódulo de Ranvier. Ocasionalmente podem ser vistos núcleos das células de Schwann.
2.            CORTE TRANSVERSAL: neste tipo de corte a bainha de mielina é melhor observada pois os axônios, sendo muito finos são vistos como um ponto no centro do espaço claro. Entre cada fibra mielínica podem ser vistos núcleos da célula de Schwann, o correspondente da glia no SN Periférico.
Observe que as fibras se agrupam formando feixes, individualizados entre si por uma faixa de tecido conjuntivo denso chamado perineuro. Envolvendo todo o conjunto (todo o nervo), há também uma cápsula de tecido conjuntivo denso chamada epineuro. Ela pode ser vista incompletamente no corte transversal. O endoneuro reveste cada fibra e, por ser muito delicado, não pode ser observado.



L-11: Gânglio Simpático

            Gânglios são aglomerados de corpos de neurônios situados fora do SNC e cujos axônios constituem os nervos, mielínicos e amielínicos.

L-02: Intestino Grosso: Gânglios nervosos intramurais

            São gânglios situados dentro de vísceras, ou muito próximas a elas. No intestino estes gânglios estão entre os feixes musculares da parede. Para encontrá-los, procure em menor aumento a transição entre os 2 feixes musculares. No aumento médio tente achar células com as características dos neurônios: núcleo claro, citoplasma homogêneo, róseo ou azul claro (confirme no aumento maior). Entre eles há núcleos de células satélites e, em algumas deles só elas. Não há cápsula. O conjuntivo é comum ao da parede do órgão.
·                    SINÔNIMOS: plexo mioentérico, plexo de Auerbach.



Questões

1.            O que representa o nódulo de Ranvier?
2.            Onde estão os corpos dos neurônios cujos axônios fazem parte da L-19?
3.            A célula de Schwann é um oligodendrócito? Justifique.
4.            Fibras nervosas pós-ganglionares saem dos gânglios e terminam no órgão efetor. De onde vêm as pré-ganglionares? Cite algumas funções do SN Simpático e SN Parassimpático.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!