quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Prática 22


P-22: APARELHO URINÁRIO



L-24: Rim

            Focalize a lâmina em aumento maior e perceba que há 2 regiões distintas: a cortical, na qual estão os glomérulos, que aparecem como formações arredondadas de cor basófila e a medular, de aspecto estriado.

1.            ZONA CORTICAL: aqui nós vamos ver que há vários glomérulos e, em torno deles, vários túbulos cortados transversalmente. O tecido conjuntivo que os envolve praticamente não é visto por estar comprimido entre os túbulos.
a)            Glomérulos: são arredondados e apresentam-se envoltos por uma cápsula (cápsula de Bowmann), cujo revestimento interno é simples e pavimentoso (células achatadas). No seu interior há um espaço contendo um enovelado de capilares, o tufo glomerular, que aparece com um amontoado de células. Não se desespere, só se pode identificar sua luz e parede com técnicas especiais.
b)            Túbulos: há dois tipos, túbulos contorcidos proximais e túbulos contorcidos distais.

Túbulos contorcidos proximais: como já foi dito, estão geralmente em cortes transversais. Apresentam luz estreita e o epitélio de revestimento e cúbico simples, constituído de células com citoplasma acidófilo, cujos limites são poucos nítidos.
Túbulos contorcidos distais: aparecem entre os proximais, estão em menor número e se distinguem deles por ter a luz mais ampla e o epitélio com células, mais claras.
Obs1.: Às vezes dá pra ver um túbulo contorcido distal encostado num glomérulo. Neste caso podemos dizer que se trata possivelmente do aparelho justa- glomerular (Você sabe o que é isso?).
Obs2.: O limite cortico-medular não é retilíneo. Colunas de tecido cortical penetram entre espaços piramidais de tecido medular, delimitado as assim chamadas pirâmides medulares.

2.            ZONA MEDULAR: como já dissemos, ela tem um aspecto estriado, isso se deve ao fato de haver túbulos que se dispõem de forma retilínea (paralelamente entre si). Estes túbulos são:
a)            Alça de Henle: há 2 porções, uma espessa e outra delgada. A porção espessa parece com o túbulo contorcido distal e a porção delgada parece com um capilar. Para você identificar com certeza estas duas porções é fácil: a porção espessa parece um túbulo contorcido distal, mas, este só é visto na cortical, portanto, este aspecto na medular só pode ser alça de Henle, OK? Quanto à porção delgada, você usa o seguinte truque: se tiver sangue dentro, é capilar. Se não tiver, é alça, certo?
Procure cortes longitudinais e transversais destas estruturas (os longitudinais são os mais numerosos).
b)            Túbulo coletor: é quase igual à porção espessa da alça, exceto pela luz, que é ampla, mas esta diferenciação só se consegue com lâminas muito boas.



L-24: Rim Coloração com PAS

            O PAS, cora as membranas basais (glicoproteínas), em tonalidade arroxeada, portanto você pode agora talvez ver alguma coisa dos capilares glomerulares, bem como as membranas basais dos túbulos.

L-13: Bexiga              

1.            MUCOSA: Epitélio de transição (várias camadas, a última de forma globosa) e lâmina própria (o mesmo que córion).

2.            SUB-MUCOSA: Tecido conjuntivo frouxo, em continuidade com o córion.

3.            MUSCULAR: Músculo liso.



Questões
1.            De onde se originam e o que irão formar os capilares do tufo glomerular?
2.            Para onde vai o filtrado que está no espaço capsular?
3.            Explique a acidofilia das células do túbulo contorcido proximal.
4.            Qual a função do aparelho justa-glomerular?
5.            Quais as porções do néfron sensíveis ao ADH?
6.            Justifique o tipo de epitélio que reveste a bexiga.
7.            O que aconteceria com o tecido renal se houvesse uma obstrução completa ao fluxo de urina, na bexiga por exemplo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!