terça-feira, 6 de novembro de 2012

Prática 24


P-24: APARELHO GENITAL MASCULINO


L-25: Testículo E Epidídimo

 O testículo está representado pelo corte circular maior que já foi estudado no início do curso. Você vai rever agora os túbulos seminíferos em corte transversal, com seu revestimento característico constituindo por células da linhagem germinativa.

1.    Espermatogônias: estão localizadas junto à membrana basal do túbulo e este é o único dado para diferenciá-las das outras.

2.    Espermatócitos de primeira ordem: são as maiores células do túbulo e apresentam-se em prófase, de modo que é possível observar o núcleo com aspecto característico dos cromossomos.


3.    Espermatócitos de segunda ordem: são muito difíceis de ser vistos porque entram rapidamente em meiose.

4.    Espermátides: são as menores células do túbulo e aquelas que estão mais próximas da luz. O núcleo é claro, com nucléolos evidentes.


5.    Espermatozóides: apresentam aderidos às células do túbulo, com os flagelos voltados para a luz. Geralmente são vistos em grande quantidade.



Tente identificar as células de Leydig e as células de Sertoli.

Agora procure, na periferia do corte, uma área menor, ou coloque a L-42, para observar o epidídimo.
Este órgão se apresenta como um túbulo enovelado e assim podem ser vistos cortes transversais onde você deverá identificar o epitélio de revestimento constituído por epitélio pseudo-estratificado cilíndrico em cujo bordo livre são encontrados os estereocílios. Observe externamente o músculo liso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!