terça-feira, 6 de novembro de 2012

Prática 24 (continuação...)


P-24: APARELHO GENITAL FEMININO


L-53: Ovário E Tuba Uterina

1.    Ovário:
Focalize o corte em aumento menor e procure uma região aproximadamente circular, o ovário. Passe para o aumento médio e identifique:
      
a)            Folículos Primários: são constituídos por uma camada de células achatadas (células foliculares imaturas) circundando o ovócito. Há vários deles na região periférica do órgão (cortical).
b)            Folículos em crescimento: o ovócito aumenta de volume e as células foliculares multiplicam-se formando várias camadas em torno do ovócito. Aparece a ZONA PELÚCIDA, uma faixa de cor rósea em torno do ovócito.
Obs.: Este corte é de ovário de gata (!), motivo pelo qual há tantos folículos amadurecendo ao mesmo tempo.
c)            Folículos Maduros: no final da fase anterior começam a aparecer espaços entre as células foliculares, até formar uma cavidade grande, o antro folicular, que se apresenta cheio de líquido produzido pelas células foliculares. O ovócito fica preso à parede do folículo por um pedículo de células foliculares, o “cúmulus ooforus” e apresenta-se revestido, externamente à zona pelúcida, por uma camada de células foliculares denominada “coroa radiada”.
Obs.: Em torno de folículos em crescimento e folículos maduros, o estroma ovariano se modifica e produz as células da TECA. Na lâmina elas semelhantes à fibroblastos e estão imediatamente em volta do folículo. Identifique a Teca interna.

2.    Tuba Uterina:
Procure no tecido que envolve o ovário, a tuba uterina. Você vai ver vários cortes passando pela luz deste órgão. Observe que a mucosa apresenta-se pregueada e revestida por epitélio simples cilíndrico. Por motivos técnicos não pode ver os cílios destas células. Em torno da mucosa há camada estreita de músculo liso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!