terça-feira, 6 de novembro de 2012

Prática 26


P-26: TIPOS DE NÚCLEO E FASES DA MITOSE


Antes de começar, leia e procure entender as constatações abaixo.
a)            Os núcleos se coram de cor púrpura devido ao seu teor de ácidos nucléicos. Na verdade, são os grãos de cromatina que se coram, pois o nucleoplasma é incolor, e, como a cromatina costuma ficar dispersa nos núcleos interfásicos, tem-se a impressão, nos aumentos menores, de coloração uniforme.
b)            Os grãos de cromatina colados na carioteca permitem uma delimitação nítida do núcleo interfásico, embora a carioteca seja invisível à microscopia óptica.
c)            É possível notar, em que fase todas as células, o NUCLÉOLO, em número variável, geralmente esférico e mais corado que o resto do núcleo.
d)            Uma vez que os limites celulares são pouco nítidos em cortes corados por HE e como a maioria dos nucléolos aparece mais corada que o resto do núcleo, é fácil cometer o engano de pensar que os núcleos são as células e os nucléolos, seus núcleos.

Agora vamos às lâminas...

L-21: Fígado (HE) – Núcleos Interfásicos

            Focalize o corte com o aumento menor, passe para o médio e identifique um hepatócito. Nesta lâmina, com o maior aumento, é possível perceber a trama uniforme e granulosa do NÚCLEO INTERFÁSICO, que corresponde à cromatina disposta em grãos delicados de cor púrpura (num nível ultraestrutural, são os cromossomos desespiralizados).
            Identifique agora os nucléolos e a carioteca (cromatina periférica do núcleo).

            ATENÇÃO: algumas células, quando em intensa atividade de síntese, apresentam núcleo muito claro, dando a impressão às vezes de estarem vazios. Isso acontece com freqüência nos neurônios e será visto mais na frente.

L-10 ou L-10ª: Língua

1.    NÚCLEOS PICNÓTICOS
A língua é um órgão revestido por epitélio estratificado, com várias camadas celulares. Nestas, as células das camadas mais profundas apresentam o patrão interfásico visto acima, semelhante ao do hepatócito. Nas camadas mais superficiais (mais próximas da superfície), por um processo de diferenciação os núcleos diminuem gradualmente de volume até se transformar em pontos escuros e densos, sendo denominados NÚCLEOS PICNÓTICOS (de picnose= condensação)

Focalize estas áreas superficiais e identifique os núcleos picnóticos com maior aumento.

2.    CÉLULA MULTINUCLEADA
Abaixo do epitélio da língua, mais para o meio do corte, você vai encontrar células de músculo esquelético. São muito longas, cilíndricas, de cor rósea (acidófila). Note que há vários núcleos nestas células e que são alongados e dispostos junto à membrana celular, ou seja, periféricos. Este é um exemplo de célula multinucleada e também uma exceção à regra de núcleos centrais. Eles são periféricos por que a célula precisa acumular proteínas para o processo de contração.

L-29: Raiz De Cebola – Fases da Mitose

            Focalize, em menor aumento, a região da ponta da raiz, que tem uma forma arredondada. Passe para o maior aumento e identifique:
1.            Núcleos interfásicos: são esféricos, centrais e com a cromatina vesiculosa (as células são aproximadamente cúbicas).
2.            Prófase: Desaparece a carioteca. Os cromossomos se individualizam e aparecem como filamentos escuros que se entrecruzam.
3.            Metáfase: Os cromossomos são curtos e espessos e se organizam no meio da célula, formando a placa equatorial.
4.            Anáfase: Os dois grupos de cromossomos começam a se separar casa um para um pólo da célula. Com alguma sorte, você poderá ver o fuso miótico.
5.            Telófase: Os dois grupos de cromossomos, já nos pólos, tomam a forma arredondada típica de núcleos interfásicos.
Você pode ver a telófase de duas formas:
a)    No início, em que os núcleos ainda aparecem muito escuros e às vezes pode ser vista a septação das células filhas;
b)    No final, em que a aparência das células filhas é similar às outras células, só que em tamanho menor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!