terça-feira, 6 de novembro de 2012

Prática 25


P-25 APARELHO REPRODUTOR GENITAL FEMININO II



L-55: Colo Uterino (ou Cervix Uterina)

Esta lâmina também já foi visto em tecido epitelial. Reveja os dois tipos de epitélios que compõem o revestimento do colo.

1.            ECTOCERVIX (revestimento externo, voltado para a cavidade vaginal): epitélio estratificado pavimentoso, não queratinizado. É daqui que descamam as células observadas num esfregaço cérvico-vaginal.
2.            ENDOCERVIX (revestimento do canal endocervical: epitélio simples cilíndrico, mucossecretor, semelhante ao das glândulas tubulares ramificadas encontradas no córion. O citoplasma das células é muito claro, indício de secreção de muco.
Obs.: Procure a região de transição entre o epitélio da ectocervix. Esta região é chamada “junção escamo-colunar” ou simplesmente “JEC” (“escamo” vem de epitélio escamoso, sinônimo de estratificado pavimentoso). A maioria dos processos de metaplasia e transformação maligna se inicia nesta região, por ser ela mais sujeita às agressões bem como pela ativa renovação celular a que está submetida.

L-47: Esfregaço Cérvico-Vaginal, Fase Estrogênica

            Nesta fase ocorre predomínio de células superficiais, que são acidófilas e têm o núcleo picnótico. As células estão mais ou menos dispersas e o fundo da lâmina é “limpo”, ou seja, não há detritos.

L47a: Esfregaço Cérvico-Vaginal, Fase Progesterônica

            O esfregaço agora é constituído por células INTERMEDIÁRIAS, que têm o citoplasma azulado ou esverdeado e se apresentam agrupadas. O fundo da lâmina é “sujo”, ou seja, há muitos bacilos de Doederlein, que realizam citólise para obtenção de glicogênio.

Questões

1.    Justifique a presença de 2 tipos de epitélio no revestimento do colo uterino.
2.    Qual o significado da junção escamo-colunar?
3.    Explique porque na primeira fase do ciclo as células predominantes no esfregaço são as superficiais.
4.    Pode-se dizer que o esfregaço da fase progesterônica é “hipertrófico”. Como você explicaria esta afirmativa?
5.    Que sugestões você daria para este roteiro se torna eficaz?
6.    O que você achou das aulas dadas pelos seus monitores?
Responda as questões 5 e 6 deixa-as na sala (não é necessário colocar nome na folha. É apenas para fazermos um balanço do curso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!