terça-feira, 4 de setembro de 2012

Prática 18

P-18 PELE E ANEXOS CUTÂNEOS


L-17: Pele Grossa

            Distinguem-se neste órgão 2 regiões de aspecto diferente a epiderme e a derme.

1.            EPIDERME: constituída por epitélio estratificado pavimentoso queratinizado, no qual as diversas camadas tem aspecto diferente. Focalize esta região e identifique, da superfície para a região basal (membrana basal), as seguintes camadas:
a)            Camada Córnea: é representada pela queratina, uma camada eosinófila e amorfa ou lamelar. A espessura desta camada é variável de acordo com a região do corpo. Quanto maior o atrito, maior a camada córnea.
b)            Camada Lúcida: precursora da queratina. Representa células epidérmicas mortas. Na maioria dos cortes não é possível identificá-la.
c)            Camada Granulosa: as células desta camada ainda estão vivas embora seus núcleos já sejam picnóticos e o citoplasma esteja carregado de grânulos de querato-hialina, uma proteína precursora da queratina. É este último aspecto que confere o nome desta camada.
d)            Camada Espinhosa: constituídas por células grandes, poligonais, com citoplasma acidófilo e núcleos vesiculosos, por vezes bastante claros. Exceto pela camada córnea, a espinhosa é a mais espessa nas regiões sujeitas a atrito e suas células estão unidas firmemente entre si por junções do tipo desmossomas onde se inserem microfilamentos, que nos cortes histológicos por vezes aparecem como projeções em forma de “espinhos”.
e)            Camada Basal ou Germinativa: representa a camada mais profunda e imatura, ou seja, suas células ainda não se diferem em espinhosas, daí o seu aspecto, lembrando um epitélio cúbico. É nesta região onde estão localizadas as células responsáveis pela renovação da epiderme, com capacidade mitótica alta, daí o termo “Camada germinativa”. As células repousam sobre uma delgada faixa de glicoproteína, a lâmina basal.
Obs.: É nesta lâmina ainda, onde estão localizadas as células produtoras de melanina, que é um pigmento de cor acastanhada no citoplasma das células.

2.            DERME: é constituída por tecido conjuntivo de diferente composição conforme a região.
a)            Derme papilar: Corresponde à região das PAPILAS dérmicas (reentrâncias do conjuntivo em direção à epiderme). O conjuntivo aqui é frouxo e podem, ser vistos cortes de capilares.
b)            Derme Reticular: Situada abaixo da derme papilar (sem delimitação nítida) e constituída por tecido conjuntivo denso, não modelado, formando uma grande rede grosseira. Presença de anexos cutâneos e menor quantidade de vasos.
Obs.: Abaixo da derme reticular há uma faixa de tecido conjuntivo frouxo contendo vasos e células adiposas, que une a pele as demais estruturas (outros órgãos), é a hipoderme ou tecido celular cutâneo.
c)            Anexos Cutâneos: Glândulas sudoríparas, sebáceas e folículos pilosos. Procure na derme reticular da L-17 as glândulas sudoróparas:
·                    São glândulas tubulares enoveladas, de modo que em geral são vistos vários cortes transversais nos quais se distinguem 2 porções:
·                    A porção secretora, com a luz mais ampla e células mais claras.
·                    A porção excretora, com luz mais estreita, revestida por duas camadas celulares cujo citoplasma é mais corado.
Obs.: nesta lâmina, que é pele grossa, não há glândulas sebáceas nem folículos pilosos, portanto vamos à próxima

L-39 ou L-41: Pele Glândulas Sebáceas E Folículo Piloso

            Procure na derme reticular, estruturas arredondadas ou ovóides, constituídas por células de citoplasma muito claro e núcleos picnóticos e irregulares. Este as estruturas são glândulas sebáceas, glândulas alveolares simples. Seus ductos de excreção desembocam em folículos pilosos que apresentam-se como invaginação de epiderme, tendo no interior, o pêlo, uma estrutura birrefringente de cor castanha. Observe a base da invaginação e identifique a raiz do pêlo, na qual haverá uma reentrância de conjuntivo frouxo, a papila, se o pêlo estiver em fase de crescimento. Você deverá procurar estas estruturas nas 2 lâminas.
            Obs.: cortes transversais do folículo pilosos mostram um epitélio estratificado pavimentoso envolvendo uma cavidade que contém o pêlo.
            Com um pouco de paciência você poderá ver também o músculo pilo-eretor (músculo eretor do pêlo). É um feixe de músculo liso inserido na bainha conjuntiva que envolve o pêlo e que estende-se até a derme papilar, atravessando a derme obliquamente.


Questões

1.    Explique as variações de espessura da camada córnea.
2.    A camada basal da epiderme produz, continuamente, novas células. Uma vez que não há aumento de espessura de epiderme normal, explique o que acontece com estas células
3.    Justifique as denominações dadas às camadas da epiderme.
4.    Para que servem as papilas dérmicas?
5.    Qual a importância das glândulas sebáceas desembocarem no folículo piloso?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!