quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Sarau em comemoração ao Dia Mundial de Cuidados Paliativos

Carolina Vivas

O Dia Mundial de Cuidados Paliativos deve ser comemorado com eventos culturais. Esta é a sugestão da Associação Internacional de Cuidados Paliativos; e foi seguindo esta idéia, assim como acontecia nas primeiras comemorações da data, que a Faculdade de Medicina de Itajubá promoveu no dia 29 de outubro um Sarau incentivando a reflexão através da cultura.
A noite contou com poemas, músicas, danças, teatro, clipes musicais e uma exposição de pinturas; todos em sintonia com a filosofia dos Cuidados Paliativos, abordando os temas de vida e morte, o que proporcionou momentos de muita emoção ao público presente.
Diferentemente da medicina tradicional, que é focada na cura, no uso de medicamentos e em procedimentos cirúrgicos, os Cuidados Paliativos abordam pacientes sem chance de cura oferecendo atenção e cuidados.
O Sarau foi organizado pelo Dr. Kleber Lincoln Gomes, professor de psiquiatria da FMIt; pelo maestro Amaury Vieira Fernandes, coordenador do Projeto Cultural FMIt; e pela Drª Maria das Graças Mota Cruz, umas das precursoras dos Cuidados Paliativos no Brasil.

Teatro do Grupo Humanizarte

Publicado em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!