segunda-feira, 21 de junho de 2010

Narrativa: " A Errata"

"O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal,
mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer."
Einstein 1879-1955

centro do vômito

Era uma vez uma aula cujo tema era o trato gastro intestinal. O Professor discorria sobre reflexos elucidando que reflexo é uma reação automática à estimulação, e por isso o comportamento reflexo corresponde a uma interação estímulo-resposta incondicionado. Continuou citando os reflexos do trato gastro intestinal e sua importância. Descreveu então o reflexo de defecação que era prontamente anotado pelo Aluno: o reto se enche de fezes enviando um sinal aferente e o plexo mioentérico promove peristalse. O esfincter anal interno se relaxa e inibe a ação do plexo mioentérico. O esfincter anal externo relaxa de forma voluntária e ocorre a defecação.
O Professor continuou falando que esse reflexo em condições fisiológicas pode ser controlado e por isso é o reflexo mais elegante do organismo.
Mas, quando ia escrever a parte do quão elegante é tal reflexo, a caneta parou. Aquilo era uma opinião particular, havia o risco sim dessa virar mais uma questão ridicula de prova como inúmeras outras questões ridículas que ele já havia visto e respondido, podia até imaginar de forma concreta a tal questão: "Das alternativas abaixo, marque a que indica o reflexo mais elegante do trato gastro intestinal."
Nem sob o poder da nota a caneta sucumbia, alguma coisa impossibilitava aquela simples ação motora de escrever algo do qual discordava.
O Aluno pensou: "Por que não concordo?"
Talvez fosse culpa de Satre que ao escrever "A Náusea" evidenciando que o único consolo que torna a existência suportável é a escrita, ou seja, uma forma simbólica que Satre encontrou de se referir ao ato de expressar-se.
A mente do Aluno começou a divagar como era habitual, e pensou que esse reflexo se referia bem a personalidade do Professor. Houve uma época em que o Professor o encantara ao mencionar que havia visto o dia nascendo e que pensou em quanta beleza há no mundo enquanto as pessoas dormem. Lembrar-se de raras aulas como aquela era uma tentativa de salvar algum afeto para com o Professor
A tentativa foi inútil. Rapidamente o Aluno foi invadido por memórias de situações em que percebera o Professor elogiando atos que sabia que ele reprovava. A hipocrisia se dava na tentativa de ser agradável, para tentar ser querido junto aos demais.
Sim, havia algo de reflexo de defecação contido em tanta hipocrisia, algo que se assemelhava a uma constipação intestinal.
A possibilidade desse reflexo ser elgante dava ao Aluno náusea. Ele sabia bem o que era náusea, consistia em um reconhecimento consciente da excitação do centro do vômito que podia ser desencadeado por irritação ao trato gastro intestinal, cinetose e impulsos do córtex.
Se fosse para o Aluno eleger um reflexo deveras elegante o vencedor seria o reflexo do vômito.
Pulou ao capítulo 66 de título "Fisiologia dos Distúrbios Gastrointestinais" e achou o tão querido "Reflexo do vômito".

Estava escrito que o vômito era desencadeado por uma irritação da mucosa gastrointestinal ou por distensão ou por excitação. Àreas que quando acometidas desencadeiam o estímulo são a faringe, o esôfago ou o estômago. A percepção do estímulo por intermédio do vicero receptores é transmitida por fibras aferentes vicerais que se dirigem ao centro do vômito (formação reticular) no núcleo do trato solitário que é parte da substância cinzenta do bulbo.
Após a tivação ocorre uma respiração profunda, elevação do osso hióide e da laringe, fechamento da glote, elevação do palato mole, contração do diafragma e dos músculos abdominais que aumentam a pressão intragástrica que após o relaxamento do esfíncter esofágico permite: O VÔMITO.
Para tal são mobilizadas as fibras:
1. para o núcleo dorsal do Vago causando contração e abertura da cárdia.
2. pelo trato retículo-espinhal se dirigindo a coluna lateral da medula, que fecha o piloro.
3. pelo trato retículo-espinhal (novamente) que através do nervo frênico propicia a contração do diafragma.
4. pelo trato retícilo-espinhal (finalizando) que por meio dos nervos toraco abdominais aumentam a pressão intra-abdominal.
5. para o núcleo do hipoglosso, que promove a protusão da língua.
Como o vômito é encantador!
A capacidade do organismo de lidar com um distúrbio é algo admirável.

O mundo precisa de vômito, pensava.
É preciso que exista um vômito para acabar com a elegancia da superficialidade do reflexo de defecar.
O acordo coletivo de silêncio dos bons e omissão da maioria causa náusea. Alguém há de vomitar quando descobrir que esse existir em superficialidades é fétido. Fede como mortos que entregaram sua existência, sua liberdade, seus pensamentos, sua vida em troca de uma falsa aceitação ou de posição social ou de dinheiro.
Pessoas hipócritas são pessoas mortas e fedem e causam náusea e causam vômito.
O vômito é uma reação dos vivos um reflexo que é imposto por alguns ambientes: uma certa irritação à liberdade inerente da alma ou da mucosa gástrica.
O Aluno pensou então a quantas situações nauseantes era exposto, quantas superficialidades encontravam moradas em uma simples prova em que professores fechavam os olhos a métodos desonestos usados durante a avaliação e depois ainda faziam o ridículo de ir frente a sala dar lição de moral para justificarem para si mesmos o quanto eram medrosos, indignos e omissos.
Em algum momento já havia escutado: "É vedado ao médico causar dano ao paciente, por ação ou amissão, caracterizável como imperícia, imprudência ou negligência."
Pensou que omissão na formação médica era sim uma forma de causar dano ao paciente.
Não havia a quem falar, contra o que protestar, mas o Aluno não podia culpar o sistema e seguir sua vida.
Precisava fazer alguma coisa, ainda sonhava com uma medicina mais digna que o fazia levanta-se de sua cama nas manhas geladas. Abriu o livro foi ao capítulo 66 e redigiu uma errata na página que trazia os fatores desencadeantes do vômito, acrescentou: "omissão na formação médica". Fez um grande quadro vermelho e colocou: "Prognóstico: pode evoluir para óbito de grandes populações".
Escreveu e guardou o livro na esperança de que um dia a errata fosse incorporada ao texto.




10 comentários:

  1. que vontade de gritar!que ansia!que agonia!que pressão intratorácica!que alívio!que vontade de vomitar sobre a formação médica!no meio do meu curso já percebo que minha forma amorfa vai sendo forçosamente modelada até minha "cubicação", serei quadrada tridimensalmente um dia!me senti muitíssimo contemplada com tal texto, maravilhada com a poca fisiologia do ensino, sinto-me compromissada com a tranmissão da percepção do charmoso reflexo do vômito!
    viva o vago!
    ufa!
    congratulações à querida autora.

    Carolina Antunes

    ResponderExcluir
  2. Carolina eu que agradeço, falar contigo e com o Hooligan me faz gostar de ouvir o barulho do meu teclado digitando novamente.
    Aquele dia não foi por acaso.
    Existe algo na nossa alma que é como nuvem: ninguém aprisiona. E poucas pessoas são capazes de tocar (só quem é soluvel nela).
    Foi uma coincidência feliz, pode ter certeza.
    Mostra pro Hooligan também. Eu sinto falta daquelas tardes.

    ResponderExcluir
  3. Ia esquecendo, hj aconteceu algo muito louco Carol: Em uma aula de reposição o ilustre professor falou que não havia levado a lista de chamada. E muita gente havia faltado para estudar para uma prova que será amanhã (normal, bem sabemos). Por milagre do Divino, ele falou: vai ter lista e acompanhou a lista para o pessoal assinar... de modo que cada pessoa só assinasse por si (e vc sabe que isso não foi um pleonasmo desprovido de sentido, rs...). Quem estava presente disse que não precisava fazer chamada, não precisavam ser reconhecidos em sua obrigação. Ele se espantou e não entendeu(percebi que ele não entendeu), mas ainda assim fez o certo. Sorte dele.
    Ao fazer o certo se livrou das linguas que falam:'eu não vou, ele não faz chamada'.
    Moral da história: Quando uma pessoa não se compromete ela se torna cumplice de todas as injustiças do mundo.
    Quando alguém se compromete e faz justiça obriga aos demais a se comprometerem também. Nem que esse compromisso seja apenas de arcarem com os próprios erros, ou melhor: com as próprias reações de seus atos.

    ResponderExcluir
  4. Quando me mudei pra JF, todos falavam de uma cidade de excelente qualidade de vida, medicina avançada e bons colégios e universidades.
    Aí me deparei com um anuncio que era uma festa Rave regada à bebida, porém, organizadas por estudantes de medicina.
    Pensei, a maioria dos estudantes de medicina, são de família com bons recursos financeiros, ou seja, não sabem o que é o indivíduo, gganhar um salario mínimo e sustentar família.
    Que sensibilidade um palybozinho e uma Barbyzinha,que passam à noite consumindo alcool, extase e outras drogas piores, podem ter frente à um pobre coitado. Vitima de uma Teologia covarde que ou o faz barganhar o que tem pra receber as graças de Deus, ou o aprisiona num calabouço mental de penitência perpétua.
    Aí analiso, estou vomitando ou defecando?
    Que diferença isso faz?
    Qual a minha contribuição para um mundo melhor uma vez que o mundo é um lugar perigoso de se viver?
    Qua a saída pra esse pobre coitado?

    ResponderExcluir
  5. Certamente Jf é uma cidade com bons recursos.
    Sim, a maioria dos alunos são de famílias com bons recursos, porém entendo que pode-se ser "capaz do outro", conhecer a realidade dele por intermédio da linguagem da capacidade de análise.
    Semn dúvidas isso não é saber em absoluto, pois só sabe em absoluto o que é ganhar um salário mínimo o indivíduo que o recebe. Mas ao obter as inormações, imagina-se o que isso significa, o que isso implica.
    Existem ainda variáveis que são adicionadas a essa informação, como quantas pessoas dependem dessa renda, a moradia ser própria ou locada, etc...
    A sensibilidade não está relacionada ao acesso que a pessoa tem a recursos e sim a capacidade que ela possui de se colocar no lugar do outro, de entender os demais de abstrair em realidades diferentes. Uma forma de atingir esse nível é passando literalmente pela experiencia, ma spode-se aprender também de outras formas.
    A sensibilidade pode existir sim em uma pessoa que nunca passou por aquela experiencia, pois a pessoa pode atingir o sofrimento por analogias, em absoluto somente cada indivíduo conhece sua própria dor. mas quem já sofreu entende que o outro sofre, mesmo quando não está submetido a exatamente aquela dor.
    Nem todos passam as noites se drogando, a maioria dos estudantes entra no curso com uma visão romântica, acreditando que pode mudar o mundo, e vai se desiludindo com o passar do tempo. E muitas vezes isso os leva a depressão e até mesmo a busca pelas drogas. Poucos tem a força para ver e conviver com a realidade, mas existem aqueles que a tem.
    E algum sentido deve existir em tudo isso.
    Creio que vc está vomitando, pois colocar pra fora uma realidade que incomoda é exatamente o que "A errata" propõe.
    Creio que isso faz sim diferença, porque calar é perder a vontade de mudar a realidade, é aceitar o que está aí exatamente como está aí. Sem sequer demostrar indgnação. Existe uma poesia russa da qual não me lembro agora em que ele diz que a cada dia levam alguma coisa que possuimos até que um diz levam a nossa voz e exatamente quando o sujeito ia gritar já não pode mais.
    A minha contribuição não é a que o mundo precisa, mas é a que eu posso dar agora e me contento com ela até o momento em que possa dar uma contribuição amiro. Pior são as pessoas que sequer dão a contribuição que podem dar no momento esperando a contribuição perfeita e mágica que não existe.
    A saída pro assalariado perpassa mais por questões sociais do que por questões médicas e de saúde, apesar de estourar sempre no hospital.
    Se vomitar não resolve o mundo e como vc mesmo mencionou, não resolve, pelo menos deixa a pessoa que sofre de naúsea mais aliviada.

    ResponderExcluir
  6. Ãs Teologias da Terra, fazem assim, pregam um JESUS super-herói,aquele que cura, que dá carros importandos etc....
    Mas muitos estão calados, com medo de dizerem:
    " Ei padre, pastor eu oro, eu rezo e nada acontece"
    E aí respondem:
    "É porque sua fé ainda é fraca"
    Mas talvez a GRAÇA seja a grande IRONIA DE DEUS, para àqueles que se acham conhecedores da palavra, aliás foram os doutores da lei, que mataram JESUS.
    E onde está a GRAÇA?
    O momento da perplexidade frente à indisponibilidade de DEUS é incompartilhável.

    Não dá pra dizer que você pode perceber o sofrimento alheio.

    As vezes a GRAÇA de DEUS, pode estar no sofrimento.
    E no momento da perplexidade daquele que sofre, talvez o melhor cristão, fique em silêncio, mas fique ali do lado.

    Enquanto a Medicina cuidar da doença, o doente sofre.
    Quem cuidará dele, a enfermagem sugada se tornou fria, não dá conta.
    Entender a missão, até uma pseudo-idolatria, é o que o médico tem que saber.
    E que a razão não começa, quando a fé se esvazia, ou a fé não começa, quando a razão diz " chega, não tem jeito "

    O momento, aquele momento, onde o indivíduo clama, clama a DEUS, e DEUS não responde; é o momento onde ele se depara perplexo com a indisponibilidade de DEUS, esse momento é dele, só dele.
    Ter medo é um sentimento normal e saudável.
    Muitas barbáries e ações desumanas são cometidas por pessoas que perderam o medo, e se tornaram na verdade agentes do diabo, que deve ficar rindo e dizendo " eu não preciso fazer nada, os cristãos estam fazendo o meu serviço, AHHHHH"

    ResponderExcluir
  7. Essa teologia a que se refere não é a teologia da Terra é a teologia da prosperidade. Mas na Terra existem muitas outras, inclusive as que pregam a pobreza com direito a voto de pobreza.
    Deve-se evitar generalizações.
    Não devemos orar para lembrar a Deus do que ele deve fazer, porque sendo O Absoluto, ele o sabe bem.
    Não devemos pedir para ele que ele nos tire do mundo, mas que nos livre do mal. E, só se está livre do mal quando existe uma estrutura interna que não permite ao ser se manter em paz mesmo diante das dificuldades.
    Gosto da história de Santo Agostinho que conta que quando acreditamos que Deus está indisponivel e não vemos suas pegadas em nossa vida é porque as pegadas que vemos são exatamente as Dele que nos carrega nos braços.
    A benção as vezes se disfarça de maldição e algumas maldições se escondem sob a face de bençãos. Não podemos julgar os fatos apenas pelas aparências.
    Tanto dá pra dizer que eu percebo e compartilho o sfrimento humano que eu digo. Mas digo mais ainda: Meu amor é maior.
    Sim, Deus faz hoje, entendemos amanhã. A graça pode estar no sofrimento. Mas graça ainda maior sempre está na caridade. Está em inclinar a sua vida para auxiliar o próximo e do termo inclinar surge o termo clínica. Por isso a medicina é a profissão da caridade. caridade consiste em quem pode dar doar enquanto a outra parte recebe. Não existe uma parte melhor ou pior que a outra. Apenas amor entre as partes.
    Concordo quando fala do silêncio e em estar ao lado. Porém cada situação exige um tipo de postura, e a escolha da postura depende do bom senso do sujeito.
    A patologia cuida da doença, de suas manifestações. A medicina cuida do "outro" em sua completude.
    Quanto a questão da fé a da razão cito a encíclica Fides et Ratio em que João PauloII diz que a fé é uma asa e a razão outra.
    Precisamos das duas e harmônicas para podermos voar.
    Acredito que a grande resposta de Deus pai é mandar irmãos para auxiliar irmãos. Mas entendo o seu posicionamento.
    O fato de Deus não enviar exatamente o que pedimos pode significar que ele envia o que precisamos mas que sequer temos noção que precisamos.
    Respeito o seu posicionamento apesar de não concordar.
    O medo é sim saudável, nos protege, por isso que durou mesmo com toda a evolução do ser humano. Temer faz parte do instinto de proteção.
    Mas o temor a Deus, temor teológico é usado para indicar que o ser humano teme aquilo que é maior que o humano. Tememos Deus como tememos o mar. Porque ele é maior que nós e não podemos abarca-lo em completude.
    E o desconhecido sempre causa medo.
    Mas o amor sempre confere coragem.
    Tenha amor e todas as outras coisas são sempre acrescidas.

    ResponderExcluir
  8. Eu não mencionei a teologia da prosperidade, porque a enquadro nessas teologias da Terra.
    Cito a Teologia da Graça, que a exemplo de Jó, queixou-se com DEUS, nunca atribui o mal que lhe acometera como obra do DIABO.
    Seus amigos, como a maioria dos cristãos, se colocam como advogados de DEUS, procurando um motivo para o mal.
    Mal sabiam eles, que tudo aquilo, porque havia um acordo no mundo celestial.
    Deus permitira o sofrimento de Jó. Depois lhe retibruiu muito mais.
    Santo Agostinho, nos chama à contemplação e afirma no livro a Trindade, que a verdadeira Felicidade, só contemplando JESUS, e esperando a vida eterna.

    ResponderExcluir
  9. Se o que salva é a graça não há com o que preocupar-se em relação ao comportamento dos MEUS amigos, rs.
    Certamente somos salvos pela misericórdia de Deus e não por intermédio das nossas boas ações.
    Aquele que nunca pecou que atire a primeira pedra.

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!