domingo, 19 de dezembro de 2010

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2010

"A sabedoria da vida não está em fazer aquilo que se gosta,
mas gostar daquilo que se faz.
Leonardo da Vinci
Mayra Lopes na Semana Nacional


O Ministério da Ciência e Tecnologia, responsável pela coordenação nacional da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), após receber várias sugestões e ter feito consultas a instituições e entidades parceiras na organização deste evento, realizou a "Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2010" que ocorreu entre 18 e 24 de outubro de 2010.


O tema principal foi: “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”.
Além de promover atividades as mais diversas de divulgação científica, estimulou-se na SNCT 2010 a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se utilizar os recursos naturais brasileiros e sua rica biodiversidade com sustentabilidade, sempre de forma conjugada com a melhoria das condições sócio-econômicas da população.


Atualmente, no mundo inteiro, existe uma crescente preocupação em associar crescimento econômico à proteção do meio-ambiente, à preservação da vida no Planeta e à melhoria da qualidade de vida das pessoas.
“Ciência para o Desenvolvimento Sustentável” significa fazer com que Ciência e a Tecnologia sejam fatores essenciais para um desenvolvimento com qualidade, que conjugue suas vertentes social, econômica e ambiental.
Associando ações de popularização da ciência, a criação de uma interface importante foi a participação de alunos da Faculdade de Medicina no evento, mostrando para a população o resultado de pesquisas científicas desenvolvidas na instituição.
Além disso o estande (expositor) contou com posteres científicos, aferição da tensão arterial, palestras educativas nas mais deiversas áreas do conhecimento em saúde, distribuição de panfletos explicativos.
Foram abordadas temáticas diversas relacionadas à saúde, tais como: risco de teratógenos na gravidez, importancia da higienização, hábitos e condições de vida sáudáveis, auto-medicação, dentre outros...
Além disso o espaço foi importante por possibilitar que a população sanasse suas dúvidas acerca de muitos assuntos relacionados a saúde e condições de vida e busca do sistema público de saúde.
O evento possibilitou que se seguisse as diretrizes da 'Assembléia Geral das Nações Unidas' que declarou 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade.
A ONU sugeriu que todos os países estimulassem a busca de um aumento da consciência coletiva sobre a importância da biodiversidade, por meio de ações a nível local, regional e internacional;
É importante registrar que as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia não se restringem ao tema principal, abarcando todos os outros, desde que influam de forma direta na vida da comunidade.
Juntamente com o estande da medicina haviam inúmeras outras instituições de pesquisa e ensino, secretarias estaduais e municipais, fundações de apoio a pesquisa, órgãos governamentais, espaços científico-culturais, entidades científicas e tecnológicas e da sociedade civil, ONGs, empresas, cientistas, professores, pesquisadores, técnicos, estudantes, comunicadores da ciência, representantes do laboratório de astrofísica e todos os interessados a colaborarem com o evento que possuiu um cunho científico tendendo ao social e beneficiando o que de mais importante existe na sociedade: o indivíduo.
Nas palavras de Gandhi: "Nunca perca a fé na humanidade, pois ela é como um oceano. Só porque existem algumas gotas de água sujas nele, não quer dizer que ele esteja sujo por completo."

Um comentário:

  1. Youг cuггent article haѕ cοnfігmеd helpful to myself.
    It’ѕ vеry infoгmative and уou're simply clearly extremely experienced in this area. You get popped my own face to various thoughts about this specific subject matter together with intriguing, notable and sound articles.

    Feel free to visit my webpage: phentermine

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!