domingo, 30 de junho de 2013

Questões de Neurocirurgia: SESAPI/PI - 2012


21. A síndrome do tunel do carpo (STC) é uma condição clínica resultante da compressão do nervo mediano no túnel do carpo. No que se refere ao seu diagnóstico, tratamento e prognóstico podemos afirmar:
A)Os sintomas de parestesia e dor noturna não obtêm melhora com o uso de tala para imobilização do punho e com movimentos da mão e do punho.
B) Se a dor apresentar irradiação proximal para o braço e ombro, podemos excluir o diagnóstico de síndrome do tunel do carpo.
C) A STC tem grande repercussão clínica e de saúde pública, e a melhor forma para diagnosticá-la é através da ressonância magnética do punho.
D) Os pacientes que apresentam os fatores de risco (uso abusivo de álcool; restrições da qualidade
de vida ou de saúde mental; ou que recebam benefício trabalhista em razão da doença e que estejam sob orientação de advogados) devem ser cuidadosamente avaliados, se necessário multidisciplinarmente, e devidamente esclarecidos sobre a maior probabilidade de insatisfação com o tratamento cirúrgico.
E) Quanto às complicações, como a lesão de nervos, cicatriz cirúrgica hipertrófica e distrofia simpática reflexa, há diferença significativa entre as técnicas endoscópica, aberta e suas modificações.

22. São diferenças entre (DI) Diabetes Insipidus e a Síndrome de secreção inapropriada do hormônio antidiurético (SSIHAD), exceto:
A) no DI o sódio sérico está elevado (maior que 145mEq por litro), enquanto na SSIHAD está baixo (menor que 135mEq por litro)
B) no DI o volume urinário está elevado (menor que 4L/dia), enquanto na SSIHAD está reduzido.
C) na SSIHAD o quadro clinico se inicia com poliúria e sede intensa, enquanto no DI a apresentação é por hiponatremia.
D) no DI (maior que 310mOsm/L), a osmolaridade sérica está elevada e no SSIHAD (menor que 275mosm por litro) está diminuida.
E) o tratamento da DI consiste em reposição hídrica e DDAVP; para correção da SSIHAD são necessárias solução salina hipertônica (se o sódio sérico estiver abaixo de 120mEq por litro) e restrição hídrica.

23. No que concerne aos procedimentos cirúrgicos para abordagem das lesões da fossa posterior, assinale a alternativa correta.
A) A persistência da patência do forame ovale não contraindica a posição sentada para esses procedimentos cirúrgicos.
B) Na posição sentada há um risco aumentado de quadriplegia, paraplegia, macroglossia, edema facial e embolia venosa gasosa.
C) A incidência de embolia venosa gasosa é baixa na posição sentada.
D) Os pacientes posicionados em pronação ou lateralmente não correm riscos de complicações relacionadas a essas posições.
E) A estenose severa do canal raquiano cervical, a doença cardiovascular aterosclerótica e a instabilidade hemodinâmica não constituem contra-indicações a esses procedimentos.

24. Certos estudos epidemiológicos demonstraram que 80% das pessoas independente do gênero apresentarão alguma queixa relacionada à coluna lombar em algum período da vida. A história natural é a resolução da sintomatologia na grande maioria dos pacientes. Cerca de 2% desses indivíduos evoluem com ciatalgia, em razão de transtorno degenerativo do disco intervertebral. Em relação ao tratamento as hérnias discais lombares únicas, sintomáticas, não associadas à estenose do canal nem a espondilolistese, podemos afirmar que:
A) em pacientes com hérnia de disco confirmada por imagem e ciática com sintomas persistindo por mais de 3 a 6 semanas, a cirurgia não é superior ao tratamento não operatório com relação ao alívio dos sintomas e à melhora funcional.
B) pacientes operados apresentam alívio mais rápido da dor radicular, no entanto, no decorrer de um ano de seguimento, os resultados clínicos e funcionais dos pacientes operados e não operados são semelhantes.
C) quando a dor ciática é provocada com o paciente sentado, não existe benefício maior da cirurgia na comparação com o tratamento conservador.
D) raramente uma reoperação é decorrente da recidiva da hérnia discal lombar no mesmo nível operado.
E) a melhora clínica e funcional dos pacientes operados resulta em maior número de retorno desses pacientes ao trabalho, quando comparados ao grupo não operado.

25. Com relação aos abscessos cerebrais, assinale a alternativa incorreta.
A) Os abscessos cerebrais são entidades clínicas infrequentes que apresentam elevados índices de mortalidade apesar dos avanços das técnicas diagnósticas e da terapia antibiótica.
B) Nas últimas décadas a etiologia dos abscessos cerebrais está mudando. O número de casos secundários a infecções otorrinolaringológicas diminuiu em contraste ao aumento da porcentagem dos casos decorrentes de procedimentos neurocirúrgicos.
C) Quando necessária, a abordagem cirúrgica precoce favorece a um melhor prognóstico.
D) O tratamento exclusivo com antibióticos é indicado nos abscessos profundos, múltiplos e com diâmetro menor do que dois centímetros.
E) A punção/aspiração é a técnica cirúrgica mais adequada nos abscessos cerebrais associados à presença de corpos estranhos.

26. A cefaléia é uma condição prevalente, incapacitante, muitas vezes sem diagnóstico e tratamentos adequados. Ela afeta mais as mulheres e tem maior frequência nos anos de maior produtividade. No Brasil, as cefaléias são responsáveis por 9% das consultas por problemas agudos em atenção primária. Em relação ao diagnostico diferencial das cefaléias, assinale a alternativa correta.
A) As enxaquecas ou migrâneas são mais frequentes em mulheres do que em homens,
numa proporção de 3:1, iniciando entre a segunda e a terceira décadas de vida.
B) A conjunção de náusea, fotofobia e piora da dor com atividade física foi o quadro que melhor caracterizou enxaqueca.
C) A fotofobia, como sintoma isolado, foi o sintoma que melhor caracterizou um quadro clinico de enxaqueca.
D) A cefaléia em salvas (cluster headache) é caracterizada por dor de intensidade moderada a intensa, unilateral, sendo predominantemente retro-orbital ou temporal, associada a um ou mais sinais autossômicos no lado afetado. Ela afeta igualmente homens e mulheres, e os sintomas tendem a iniciar em média aos 30 anos.
E) A cefaléia tensional, subtipo episódico, afeta até 80% das pessoas de tempos em tempos e ao longo da vida. É caracterizada pelos pacientes como “um sintoma normal ou comum”, levando à automedicação e, consequentemente, a não procura de assistência médica; a cefaléia tensional nunca é incapacitante e dura várias horas. O estresse pode ser um fator desencadeante ou agravante desse tipo de cefaléia.

27. De acordo com o Relatório Estatístico de 2011 do CBTRUS (Central Brain Tumor Registry of the United States) podemos afirmar que:
A) na faixa etária do 0 aos 4 anos os Astrocitomas Pilocíticos são os tumores mais freqüentes.
B) os linfomas predominam no gênero feminino.
C) os Glioblastomas multiformes são os tumores mais freqüentes na faixa etária dos 35 aos 54 anos.
D) na faixa etária dos 15 aos 34 anos os Meningiomas são os tumores mais frequentes.
E) a incidência dos Meningiomas é 2,2 vezes maior no gênero feminino.

28. Sobre o gerenciamento dos astrocitomas encefálicos, recém diagnosticados, assinale a alternativa correta.
A) Historicamente, o tratamento padrão dos gliomas de alto grau consiste de radioterapia e quimioterapia adjuvante seguida de ressecção cirúrgica.
B) Os fatores prognósticos mais importantes que interferem na resposta ao tratamento são idade, grau tumoral e a escala de desempenho de Karnofsky (KPS).
C) Os mesmos critérios para classificação e estadiamento dos cânceres sistêmicos são
utilizados na gradação dos astrocitomas encefálicos.
D) As células tumorais são dotadas de função cerebral o que obriga a ressecção cirúrgica ser realizada de forma cuidadosa.
E) De maneira geral, os astrocitomas circunscritos têm pior prognostico do que os astrocitomas infiltrativos.

29. No que se refere aos tumores cerebrais metastáticos, assinale a alternativa correta:
A) A tomografia computadorizada é o método diagnóstico mais sensível na detecção da doença metastática parenquimatosa.
B) Nas últimas décadas há uma tendência a diminuição da incidência dos tumores cerebrais metastáticos, que é atribuído ao incremento de sobrevida global experimentado pelos pacientes com câncer.
C) Os cânceres que tem maior incidência de tumores cerebrais metastáticos são: mama,
próstata, melanoma, colo-retal e renal.
D) O melanoma é o tumor com maior probabilidade de disseminação para o sistema nervoso central, sendo encontrada doença metastática encefálica em até 90% das necropsias de pacientes portadores dessa patologia.
E) As lesões metastáticas múltiplas têm incidência 2,5 vezes maior do que as lesões solitárias.

30. Com relação à anosmia unilateral, assinale a afirmativa que está correta:
A) Anosmia implica em lesão dos centros olfatórios, senso incomum no comprometimento das vias olfatórias periféricas.
B) É comumente relacionada à rinite alérgica.
C) Pode não ser percebida pelo paciente.
D) A unilateral tem o resfriado comum como sua etiologia mais freqüente.
E) Raramente está associada a tumores da goteira olfatória.

31. Assinale a alternativa que apresenta as partes que são, desproporcionalmente grandes, no homúnculo motor:
A) Mão e lábios.
B) Mão e perna.
C) Mão e tronco.
D) Tronco e pé.
E) Tronco e face.

32. Assinale a condição cardíaca com predisposição de alto risco, para embolia cerebral:
A) Prolapso de válvula mitral.
B) Estenose aórtica calcificada.
C) Endocardite infecciosa.
D) Aneurisma mural.
E) Forame oval patente.

33. Uma das anormalidades respiratórias presentes nos estados comatosos é a respiração de Cheyne-Stokes, cuja definição consiste em:
A) hiperventilação persistente.
B) alternação oscilatória de hiperpnéia e apnéia.
C) pausa respiratória curta após inspiração profunda.
D) alternação irregular de respiração superficial e profunda, com pausas irregulares.
E) respiração normal enquanto desperto, mas apnéia durante o sono.

34. No que concerne ao diagnóstico diferencial dos distúrbios do sono, é correto afirmar que a:
A) narcolepsia tem história familiar positiva em 30-50% dos casos, e os sintomas têm início na velhice.
B) apnéia do sono tem história familiar negativa, e tem início na segunda ou terceira década de vida.
C) A apnéia do sono afeta cerca de 1% da população, predomina no gênero feminino, nos obesos e hipertensos.
D) apnéia do sono pode causar neuropatia óptica hipoxêmica com defeito de campo visual que é reversível por terapia com CPAP (Pressão positiva contínua nas vias aéreas).
E) hipersonia idiopática é caracterizada por episódios intermitentes de distúrbios do sono de longa duração associados a anormalidades do comportamento alimentar, distúrbios da libido e alterações mentais.

35. Em relação à neuralgia do trigêmeo, analise as afirmativas que se seguem:
1) A neuralgia idiopática do trigêmeo afeta pessoa com mais de 50 anos, e tem a distribuição nos segundo e terceiro ramos do nervo.
2) As causas mais comuns de neuralgia secundária do trigêmeo são esclerose múltipla, isquemia pontina ou lesões expansivas na vizinhança do nervo trigêmeo.
3) Os casos secundários distinguem-se dos idiopáticos por vários aspectos: os pacientes são mais jovens, bilateralidade é mais comum, déficit neurológico é mais presente.
4) Na neuralgia idiopática do trigêmeo, a dor é sempre unilateral, frequentemente é do mesmo lado, tem curta duração e intensidade insuportável.
5) Quando não há resposta ao tratamento medicamentoso, é indicado um procedimento
neurocirúrgico. No momento, a melhor opção disponível é a operação de Spiller-Frazier. Estão corretas apenas:
A) 1, 2 e 5
B) 3, 4 e 5
C) 1, 3, 4 e 5
D) 2 e 4
E) 1, 2, 3 e 4

36. Com relação ao controle peri-operatório dos níveis glicêmicos na população neurocirúrgica, podemos afirmar que:
A) Hiperglicemia concomitante com isquemia cerebral é associada com seqüelas clínicas pronunciadas.
B) Hipoglicemia associada à significativa morbidade não é um efeito colateral comum da terapia insulínica intensiva.
C) O cérebro não é dependente de um suprimento contínuo de oxigênio e de glicose para seu funcionamento metabólico normal.
D) Os diversos tipos de células que constituem o encéfalo (neurônios, células gliais) aparentam ter o mesmo perfil metabólico e vulnerabilidade para as alterações dos níveis glicêmicos.
E) A dexametasona aumenta o consumo glicêmico cerebral em pacientes com tumores
intracranianos.

37. São causas primárias de hipertensão intracraniana:
A) Tumor cerebral, hemorragia intracraniana não traumática, falência hepática.
B) Hidrocefalia, hiperpirexia, intoxicação por chumbo.
C) Pseudo tumor cerebral, obstrução das vias aéreas, hipovolemia.
D) Pneumoencéfalo, contusão cerebral, hidrocefalia.
E) Vasodilatação cerebral, hipertensão intracraniana idiopática, hipoventilação.

38. São parâmetros de monitorização contínua em pacientes portadores de hipertensão intracraniana, exceto:
A) Eletrocardiograma.
B) Balanço hídrico.
C) Oximetria de pulso e capnografia.
D) Pressão arterial.
E) Função hepática.

39. São indicações formais para monitorização da pressão intracraniana:
A) Escala de coma de Glasgow entre 13 e 15 pontos e tomografia de crânio normal.
B) Tomografia de crânio normal à admissão e idade superior a 30 anos.
C) Escala de coma de Glasgow entre 3 e 8 pontos após ressuscitação.
D) Tomografia de crânio normal à admissão e pressão arterial sistólica inferior a 100 mm Hg.
E) Tomografia de crânio normal e postura em descerebração.

40. A extensão das hemorragias intracranianas aos ventrículos cerebrais acomete cerca de 40% dos casos, e pode ocorrer de maneira precoce ou tardia na sequência de eventos. Em relação aos fatores de risco associados às hemorragias intracranianas, assinale a alternativa correta.
A) A ingestão excessiva de álcool não é relacionada às hemorragias intracranianas.
B) Não existe correlação entre o uso crônico de cocaína e as hemorragias intracranianas.
C) A hipertensão arterial é o mais importante e prevalente fator de risco às hemorragias
intracranianas, especialmente em pacientes com idade inferior a 55 anos, que interromperam o uso de anti-hipertensivos.
D) O tabagismo isolado tem sido ligado a um risco aumentado de hemorragia intracraniana.
E) A angiopatia amilóide não é fator de risco de hemorragia intracraniana nos idosos.

41. Com relação às medidas terapêuticas na abordagem inicial de pacientes com hemorragias intracranianas, assinale a alternativa correta.
A) O uso de succinilcolina não está associado com hipercalemia, elevação da pressão intracraniana, nos portadores de massa intracraniana, arritmias cardíacas.
B) Infusão venosa de soluções contendo dextrose é, rotineiramente, empregada.
C) Os agentes de indução preferidos para uma intubação endotraqueal rápida, são o propofol e o etomidate.
D) Os efeitos adversos do propofol incluem náuseas, vômitos e supressão adrenal.
E) O efeito adverso do etomidate é hipotensão, droga induzida, que habitualmente, responde à ingestão de fluidos.

42. Com relação aos traumatismos cranioencefálicos (TCE) moderados, assinale a alternativa correta.
A) São definidos como pacientes com TCE moderado, aqueles que se apresentam com 9 a 12 pontos na escala de coma de Glasgow (ECG), seis horas após o TCE.
B) A necessidade de craniotomia em pacientes com ECG= 9 é de 7,5% e com ECG= 13 pontos, é de 4,6%.
C) A contusão é a lesão de indicação cirúrgica menos controversa.
D) Os pacientes deverão ser internados e submetidos à tomografia computadorizada do
crânio. Devem ser mantidos em observação por pelo menos 48 horas para novas avaliações por exames complementares disponíveis.
E) A incidência de complicações nos pacientes com 13 pontos na ECG é, significantemente, menor do que nos pacientes com 9 pontos na ECG.

43. Paciente admitido na sala de emergência com TCE, ECG menor que 9 pontos, isocórico, com reflexo fotomotor lentificado, em choque hemorragico, que não responde bem a reposição volêmica, tendo indicação de cirurgia geral imediata para tratamento da fonte de sangramento, e que durante o procedimento cirúrgico evolui com modificação do padrão pupilar. Qual a conduta adequada?
A) Após realização da cirurgia para a causa de descompensação hemodinâmica, realizar
tomografia de crânio com conduta neurocirúrgica definitiva.
B) Monitorização intraventricular intermitente com drenagem contínua unidirecional do líquor.
C) Indicar dexametasona (4mg) ou metilprednisolona (250mg) IV cada 6 horas.
D) Indicar suporte básico e específico em UTI com monitorização contínua da pressão intracraniana (PIC), e temperatura cerebral; coma induzido por midazolam e fentanil ou barbitúricos ou hipotermia leve (34-35°C).
E) É preconizada a realização de trepanação diagnóstico-terapêutica temporal inferior, homolateral à pupila dilatada. Se houver hematoma subdural ou extradural, amplia-se a abertura para uma craniotomia. Se a investigação por trepanação não evidenciar lesão, realiza-se o procedimento contralateralmente.

44. Com relação à utilização da tomografia computadorizada (TC) na investigação das enfermidades neurocirúrgicas, assinale a alternativa correta.
A) O contraste iodado empregado no estudo de TC pode induzir a fibrose nefrogênica sistêmica, em pacientes com insuficiência renal.
B) Para investigação das hidrocefalias e dos traumatismos cranioencefálicos, é mandatório o uso de contraste iodado.
C) Nos astrocitomas anaplásicos a calcificação é comum, e a necrose está sempre presente.
D) Os oligodendrogliomas têm calcificações em até cerca de 70% a 90% das lesões. Um décimo dos tumores, mostra reforço leve a moderado após o contraste.
E) Os astrocitomas pilocíticos são massas bem demarcadas, com margens lisas, apresentando calcificação em cerca de 10% dos casos.

45. A enfermidade que é caracterizada por crises epilépticas frequentes multiformes do tipo tônica, atônica e de ausência, retardo no desenvolvimento
neuropsicomotor e, tem como característica eletrencefalográfica o alentecimento e a desorganização de atividade fundo, complexos espícula-onda lenta de 1,5 a 2,5 Hz. A enfermidade descrita é a síndrome de:
A) Lennox-Gastaut.
B) Doose.
C) Ohtahara.
D) Rasmussen.
E) Dravet.

46. Qual das seguintes recomendações para o gerenciamento do traumatismo raquimedular (TRM) agudo não é indicada?
A) Durante o atendimento pré-hospitalar, o paciente deve ser imobilizado com colar cervical, protetor craniano e posto sobre um único plano rígido  (spinal board).
B) O tratamento dos TRM agudos em centros especializados não tem influência na evolução favorável dos casos.
C) A realização precoce de ressonância magnética (RM), é altamente recomendável e, tem forte impacto no prognóstico do TRM agudo.
D) A abordagem cirúrgica entre 8 e 24 horas traz benefícios clínicos, neurológicos e funcionais aos pacientes com TRM agudo.
E) Os pacientes pediátricos têm melhor potencial de recuperação neurológica, quando comparados aos adultos.

47. No que concerne os TRM comprometendo o segmento cervical da coluna vertebral, assinale a alternativa correta.
A) As lesões instáveis de C1 são aquelas associadas a rupturas do ligamento transverso. O melhor exame para o diagnóstico dessas lesões é a RM. Porém, a radiografia transoral pode ser útil para esse diagnóstico.
B) A fratura do processo odontóide corresponde a 75% de todas as fraturas da coluna cervical no adulto e 15% na criança.
C) A TC com cortes nos planos axial e sagital é muito útil para detectar lesões discoligamentares.
D) A forma mais frequente de fraturas do atlas é a por explosão ou a de Jefferson.
E) O tratamento de escolha para a pseudo-artrose do processo odontóide, é conservador com colar cervical rígido.

48. No tocante ao diagnóstico e tratamento dos TRM comprometendo os segmentos torácicos e lombares da coluna vertebral, assinale a alternativa correta.
A) A radiografia simples da coluna lombar é o primeiro exame a ser solicitado, em caso de suspeita de lesões traumáticas da coluna lombar, e pode detectar a grande maioria das lesões disco-ligamentares, sem desalinhamento segmentar.
B) Existe diferença entre a via anterior, a via posterior e a via combinada com relação ao resultado clínico e funcional nas fraturas por explosão da coluna tóraco-lombar e lombar.
C) Aproximadamente 40% de todas as fraturas da coluna vertebral estão localizadas na junção tóraco-lombar, sendo que as fraturas tipo compressão (explosão) perfazem 90% dessas lesões.
D) Acredita-se que a via anterior é superior à via posterior, para realizar a descompressão da medula espinhal. Entretanto, há evidências, também, de que os resultados neurológicos pósoperatórios  com a descompressão por via posterior ou anterior, são semelhantes.
E) As fraturas que acometem o segmento de T1 a T9 têm o acesso por via anterior, como a principal indicação cirúrgica.

49. Relacionada aos traumatismos cranioencefálicos (TCE), moderado ou grave, com ferimento por projétil de arma de fogo (FPAF), assinale a afirmativa correta.
A) A realização de tomografia computadorizada do crânio, em todos pacientes que sofreram TCE grave por FPAF, é recomendada como rotina.
B) O paciente considerado com TCE grave não tem relação direta com a energia cinética transmitida ao encéfalo e a trajetória do projétil.
C) A incidência de epilepsia pós-traumática, em pacientes vítimas de FPAF civis, varia segundo dados de literatura, entre 5% e 15%.
D) O controle da hipertensão intracraniana associada à drenagem contínua do líquor está
relacionado a um pior prognóstico.
E) A remoção cirúrgica dos fragmentos ósseos ou metálicos, não tem relação com a diminuição das taxas de infecção no sistema nervoso central e consequente mortalidade.

50. São fatores de maior risco em pacientes com TCE grave:
1) Lesões petequiais sugestivas de embolia gordurosa.
2) Equimose órbito-palpebral ou retroauricular.
3) Quadro clínico sugestivo de intoxicação por álcool ou drogas ilícitas.
4) Lesão facial grave.
5) Fratura fechada da tíbia.
Estão correta apenas:
A) 1, 2, 4 e 5
B) 2, 3 e 4
C) 3, 4 e 5
D) 1, 4 e 5
E) 1, 2, 3 e 4



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!