terça-feira, 1 de outubro de 2013

Questões de Neurocirurgia: Prefeitura de Varzea Grande - 2011


26. Mulher, 42 anos, sem relato de comorbidades, vem à consulta devido a parestesias em mãos e pés. Não faz uso de medicação regular, mas fuma um maço de cigarros por dia e faz uso esporádico de cerveja nos finais de semana. Atualmente reside sozinha na localidade de Várzea Grande, no Estado de Mato Grosso. Pratica caminhadas diariamente, cerca de 30 minutos por dia, e tem dieta vegetariana. Não viajou recentemente e não tem animais de estimação. Traz exames laboratoriais mostrando hematócrito 28%, hemoglobina 9,3 g/dL, volume corpuscular médio 117 fL, hemoglobina corpuscular média 36 pg. Função renal e hepática normais. TSH e T4 livre normais. A causa mais provável para o quadro clínico é:
A) deficiência de vitamina B12.
B) deficiência de ácido fólico.
C) deficiência de ferro.
D) mielofibrose por invasão medular tumoral.
E) anemia hemolítica autoimune.

27. Um médico ecocardiografista recebe um senhor de 70 anos para um exame de ecocardiograma transtorácico. No pedido médico, a indicação descrita é: “diabético com dor precordial a esclarecer”. Durante o exame, o médico observa acinesia da parede septal com disfunção sistólica grave do ventrículo esquerdo. Ao final do procedimento, o paciente pergunta: “Está tudo bem com meu exame, doutor?” O médico responde: “Sim, mas não vou lhe explicar o exame porque isso é função do seu médico assistente”. Com base no novo Código de Ética Médica, a conduta mais apropriada é:
A) responder ao paciente que houve uma alteração na função cardíaca, mas que é preciso correlacioná-la com outros dados clínicos, e por isso ele deve procurar imediatamente seu médico assistente. Fornecer o laudo e/ou ligar e passar o resultado ao médico assistente.
B) a mesma que foi adotada, pois não é responsabilidade do médico que fez o exame
explicar ao paciente os resultados. Além disso, o médico ecocardiografista não é obrigado a fornecer informações ao médico assistente.
C) dizer ao paciente que houve uma alteração na função cardíaca, coletar sua anamnese e fazer um exame físico, para então orientá-lo a procurar outro médico assistente.
D) a mesma adotada. O médico ecocardiografista poderia, inclusive, prestar queixa do médico assistente, pois a indicação do exame foi incompleta e incompatível com as alterações apresentadas.
E) responder ao paciente que o resultado do exame foi “o esperado”. Não se recomenda que o médico que fez o exame preste informações ao médico assistente, basta que ele forneça o laudo descritivo do exame.

28. Um médico perito de um órgão público federal da administração direta recebe o familiar de um servidor. Este traz um relatório no qual consta que o servidor está internado com acidente vascular cerebral isquêmico e, por isso, impossibilitado de comparecer à perícia médica. O familiar traz, ainda, um pedido de eletroencefalograma feito pelo neurologista que acompanha o servidor em sua internação. O médico perito assina uma licença para tratamento de saúde de 90 (noventa) dias para o servidor e diz ao familiar para não permitir a realização do exame de eletroencefalograma, “pois não estaria indicado nesta situação”. Sobre a conduta do médico perito, com base no novo Código de Ética Médica, é correto afirmar que:
A) é apropriada, uma vez que o perito, sendo médico, pode interferir na conduta do neurologista.
B) está parcialmente apropriada. Um médico, perito ou auditor, pode proibir procedimentos solicitados por um médico assistente, mas não pode realizar perícia não presencial.
C) é inapropriada, uma vez que um médico, perito ou auditor, não pode desrespeitar prescrição ou solicitação de exames de outro médico. Além disso, a perícia sempre deve ser realizada presencialmente.
D) está parcialmente apropriada, pois um médico, perito ou auditor, não pode proibir procedimentos solicitados por um médico assistente, mas a perícia pode ser feita apenas pelos documentos apresentados.
E) não cabe discussão ética, pois na verdade o médico perito está cometendo crime de responsabilidade civil por imprudência.

29. Um médico recém-formado é convidado a trabalhar como médico do ambulatório de clínica da família de uma unidade básica de saúde em uma cidade da fronteira entre o Brasil e a Bolívia. No seu primeiro dia de trabalho, encontraumambulatório com iluminação precária, sem instalações sanitárias para higiene das mãos, e uma agenda com 35 pacientes marcados, com uma consulta a cada oito minutos. Das alternativas abaixo, assinale aquela que mostra o inciso/artigo do novo Código de Ética Médica que
melhor se enquadra neste cenário.
A) A Medicina não pode, em nenhuma circunstância ou forma, ser exercida como comércio.
B) É direito do médico suspender suas atividades, individualmente ou coletivamente, quando a instituição pública ou privada para a qual trabalhe não oferecer condições adequadas para o exercício profissional ou não o remunerar digna e justamente, ressalvadas as situações de urgência e emergência, devendo comunicar imediatamente sua decisão ao Conselho Regional de Medicina.
C) É vedado ao médico causar dano ao paciente, por ção ou omissão, caracterizável como imperícia, imprudência ou negligência.
D) É vedado ao médico deixar de assumir a responsabilidade de qualquer ato profissional que tenha praticado ou indicado, ainda que solicitado ou consentido pelo paciente ou por seu representante legal.
E) É obrigação do médico assegurar, quando investido em cargo ou função de direção, os direitos dos médicos e as demais condições adequadas para o desempenho ético-profissional da Medicina.

30. Uma menina de 18 anos, previamente saudável, procura o ginecologista referindo “dor e ardência para urinar”. Afirma que chega a urinar 5 a 6 vezes em uma hora, e nem sempre consegue manter a continência até chegar ao banheiro. Esta noite teve febre de
38,5 ºC e vomitou duas vezes após o jantar. As evacuações estão normais. O exame físico é normal. Ao exame ginecológico, observa-se discreta secreção vaginal clara e inodora. O diagnóstico mais provável para esta paciente é:
A) tricomoníase.
B) gastroenterite.
C) cistite.
D) pielonefrite.
E) dengue.

31. Uma criança de 3 anos de idade inicia quadro de quedas frequentes da própria altura, incontinência urinária e parestesia em membros inferiores. Ao exame físico, apresentaumhemangioma lombar com umbilicação central e deformidade nos pés – avovarus. A principal anomalia que se espera encontrar na ressonância nuclear magnética dessa criança é:
A) dilatação do canal central da medula espinhal.
B) herniação das amígdalas cerebelares pelo forame magno.
C) invaginação deC1 e C2 pelo forame magno.
D) dilatação do IV ventrículo e hipoplasia do vérmis cerebelar.
E) cone medular baixo com filo terminal espessado.

32. Entre as causas de craniossinostose secundária, podemos citar,EXCETO:
A) raquitismo.
B) hipertireoidismo.
C) talassemia.
D) fibrose cística.
E) policitemia vera.

33. Baseado na doutrina de Monro-Kellie, que estabelece a relação entre os volumes do liquor, do parênquima cerebral e do conteúdo vascular cerebral, e nas outras leis fundamentais da neurofisiologia, pode-se afirmar:
A) O aumento de volume do parênquima cerebral, como no caso de edema cerebral, implica na redução compensatória do volume do liquor e do volume sanguíneo cerebral.
B) O volume sanguíneo cerebral é definido pela diferença entre a pressão arterial média e a pressão intracraniana.
C) Nos casos de morte encefálica, a pressão intracraniana permanece inferior à pressão de perfusão cerebral.
D) O fluxo sanguíneo cerebral é diretamente proporcional à resistência vascular cerebral, definida, por sua vez, pela diferença da pressão do sangue arterial que chega ao cérebro e do sangue venoso que sai dele.
E) O gráfico de volume x pressão intracranianos é representado por uma reta, o que significa que o aumento de volume intra-craniano é acompanhado por um aumento proporcional e constante da pressão intracraniana.

34. Das opções abaixo, aquela que apresenta apenas possíveis formas de apresentação da trombose de seio cavernoso é:
A) cefaleia, arritmia cardíaca, crise convulsiva.
B) dor retrorbitária, ataxia e paralisia facial periférica.
C) proptose, midríase unilateral e estrabismo divergente.
D) amaurose, estrabismo convergente, afasia mista.
E) quemose, paralisia facial central, crise convulsiva.

35. Uma paciente de 73 anos apresenta um hematoma intraparenquimatoso occipital espontâneo. Após a investigação radiológica, o seu diagnóstico final foi de angiopatia amiloide. Em relação a essa doença, afirma-se:
A) A recorrência do hematoma intracerebral é comum e, geralmente, ocorreemmúltiplas áreas.
B) O diagnóstico é feito através de angiografia cerebral, que mostra normalmente um enovelado de veias afuncionais.
C) O lobo mais acometido é o temporal, seguido pelo occipital e parietal.
D) É uma doença tipicamente dos grandes vasos cerebrais.
E) Não existem evidências de que haja predisposição familiar para essa doença.

36. Das artérias abaixo, aquela cujo aneurisma pode causar ptose, midríase e estrabismo divergente homolaterais à lesão é:
A) comunicante anterior.
B) cerebral média – segmento M2.
C) carótida interna – segmento temporal.
D) cerebelar superior.
E) cerebelar inferior anteroinferior.

37. A parte inferior da cisterna carotídea e a parte superior da cisterna interpeduncular encontram-se em aposição, criando uma membrana única chamada:
A) lâmina terminalis.
B) membrana de Liliequist.
C) substância perfurada anterior.
D) vélum interpósito.
E) substância perfurada posterior.

38. A artéria cerebral anterior pode apresentar diversas variações anatômicas. Uma delas é a chamada artéria pericalosa (A2) ázigo. A definição dessa anomalia é:
A) presença de três segmentos pericalosos independentes, com o terceiro terminando no
joelho do corpo caloso.
B) segmentos pericalosos desiguais, com o maior dando os ramos hemisféricos.
C) presença de uma única artéria pericalosa.
D) segmentos pericalosos iguais com ramos hemisféricos ipsilaterais simétricos.
E) presença de três segmentos pericalosos com o terceiro dando os ramos hemisféricos.

39. Acisterna pontocerebelar contém:
A) artéria cerebelar posteroinferior, nervos trigêmeo e abducente, veia petrosa inferior.
B) artéria cerebelar anteroinferior, nervos facial, abducente e vestibulococlear, veia petrosa inferior.
C) artérias cerebelar superior e cerebelar anteroinferior, nervos vestibulococlear, trigêmeo e glossofaríngeo, veia pontomesencefálica medial.
D) veias petrosa superior e pontomesencefálica lateral, nervos glossofaríngeo, trigêmeo, facial e vestibulococlear.
E) artéria cerebelar anteroinferior, nervos trigêmeo, facial e vestibulococlear, veia pontomesencefálica lateral.

40. São ramos da artéria carótida interna, segmento cavernoso, todas as abaixo, EXCETO:
A) tronco meningo-hipofisário.
B) artéria do seio cavernoso inferior.
C) artéria hipofisária superior.
D) artérias capsulares de McConnel.
E) artéria meníngea anterior.

41. Em relação à tuberculose vertebral (doença de Pott), pode-se afirmar:
A) Aprincipal via de infecção é por contiguidade com estruturas adjacentes como a pleura e pulmões, sendo essa via mais comum que a hematogência e a linfogênica.
B) Ainstalação da doença é lenta e insidiosa, o que a diferencia das espondilodiscites bacterianas que são mais agudas.
C) Abscessos e massas paravertebrais de tecido inflamatório (fusos) são típicos, porém incomuns, ocorrendoemcasos isolados.
D) Dificilmente ocorrem deformidades da coluna vertebral, pois o envolvimento é tipicamente do osso, sendo poupados os discos e ligamentos.
E) A antibioticoterapia isolada não tem bons resultados, estando indicado tratamento cirúrgico para debridamento da vértebra acometida e drenagem do abscesso, quando presente.

42. Em relação às fraturas de processo odontoide, afirma-se:
A) Uma opção para o tratamento cirúrgico do tipo II é o uso de parafuso odontoide via anterior.
B) A principal característica do tipo III é o acometimento da massa lateral de C2.
C) O tipo I está associado, na grande maioria, à instabilidade, estando indicada cirurgia nesses casos.
D) O tipo II é o menos frequente, ocorrendo em 10% dos casos.
E) O tratamento conservador no tipo III está associado ao maior número de pseudoartrose (cerca de 75% dos casos).

43. Um paciente que sofre uma fratura na quinta vértebra torácica e encontra-se com déficit motor completo e hipoestesia abaixo do nível da lesão, é classificado, de acordo com a escala de Frankel, em:
A) A
B) B
C) C
D) D
E) E

44. Em um paciente que possui o diagnóstico de hérnia de disco lombar mediana em L5-S1, os achados ao exame físico que tipicamente serão encontrados incluem:
A) diminuição ou ausência do reflexo patelar, paresia do músculo quadríceps da coxa, dor irradiada pela face anterior da coxa até o joelho, hipoestesia no é e maléolo medial.
B) sinal de Lasègue, sinal de Babinski, diminuição ou ausência do reflexo aquileu, paresia do músculo tibial anterior, hipoestesia na face anterior da coxa, dor na face lateral da coxa.
C) reflexos patelar e aquileu normais, paresia do músculo glúteo máximo, hipoestesia no dorso do pé, dor irradiada pela face posterior da coxa até a fossa poplítea, sinal de Lasègue.
D) diminuição ou ausência do reflexo aquileu, paresia do músculo gastrocnêmio, hipoestesia no maléolo lateral e parte lateral do pé, dor irradiada pela face posterior de todo membro inferior até o tronozelo.
E) diminuição ou ausência do reflexo aquileu e patelar, paresia do músculo tibial anterior, hipoestesia no hálux e dorso do pé, dor irradiada pela face lateral de todo o membro inferior até o pé.

45. Em relação à síndrome central da medula, pode-se dizer que:
A) deve-se ao acometimento das fibras mais centrais da medula, entre elas as do tracto corticoespinhal lateral que se distribuem aos membros inferiores.
B) ocorre uma síndrome sensitiva suspensa como na siringomielia.
C) entre as síndromes incompletas da medula esta é uma das menos comuns, ocorrendo em raros casos isolados.
D) é mais comum em pacientes jovens já que nos idosos a menor mobilidade cervical impede que haja compressão medular.
E) o tratamento cirúrgico está reservado somente para os casos em que haja lesão vertebral ou discal associada.

46. Em relação à palidotomia como tratamento da Doença de Parkinson, é INCORRETO afirmar que:
A) está indicada para pacientes com deterioração da função motora apesar do tratamento medicamentoso.
B) os melhores candidatos são aqueles com doença de Parkinson primária que respondem à L-dopa e que têm flutuação da função motora, discinesia, tremor, bradicinesia e rigidez.
C) as alterações da marcha têm uma resposta pior ao procedimento do que os outros sintomas.
D) o procedimento pode ser indicado como primeira linha de tratamento para pacientes jovens, mesmo que tenham boa resposta aos medicamentos, como forma de evitar a
progressão da doença.
E) distúrbios cognitivos, psiquiátricos e autonômicos podem não melhorar ou mesmo piorar com o procedimento.

47. Em um paciente com tumor cerebral, cujo laudo histopatológico revela mistura de elementos gliais e neuronais, a principal suspeita é de que se trata de:
A) ganglioglioma.
B) neurocitoma central.
C) meduloblastoma.
D) pinealoblastoma.
E) meningioma.

48. Em relação aos ependimomas, é correto afirmar que:
A) o tratamento cirúrgico é curativo na grande maioria das vezes e a recorrência nunca ocorre nos casos de ressecção completa.
B) quando necessárias, a quimioterapia e radioterapia têm excelentes resultados,
eliminando por completo a chance de recidiva.
C) sua caracterísca patológica clássica é o padrão de rosetas celulares formadas por um anel de células poligonais ao redor de uma cavidade central.
D) é um tumor muito incomum em crianças, acometendo mais a população adulta, na terceira e quarta décadas de vida.
E) é um dos poucos tumores do sistema nervoso central que não apresenta áreas de calcificação.

49. Acerca dos meningiomas de goteira olfatória, é INCORRETO afirmar:
A) Nos casos em que esses tumores invadem o etmoide e a cavidade nasal, a histopatologia sempre revela tratarem-se de meningiomas atípicos, com maior potencial de agressividade.
B) Geralmente manifestam-se como uma síndrome frontal, com confusão mental e incontinência urinária, associada à anosmia.
C) Sua irrigação vem, principalmente, das artérias cerebrais anteriores ao redor das quais o tumor cresce, de modo que elas geralmente estão inseridas nele.
D) Esses tumores podem ser acessados através de um acesso pterional estendido para o frontal ou através de um acesso subfrontal, ou mesmo, por uma combinação de ambos.
E) São tumores que tendem a crescer lentamente e geralmente atingem grandes dimensões antes de causarem sintomas.

50. O principal marcador tumoral relacionado aos coriocarcinomas é:
A) Alfa fetoproteína.
B) Beta-HCG (gonadotrofina coriônica humana).
C) TN-alfa (Fator de Necrose Tumoral alfa).
D) NSE (enolase neuroespecífica).

E) Sinaptofisina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!