quinta-feira, 6 de julho de 2017

BIOESTATÍSTICA

"A estatística é a gramática da ciência."
Karl Pearson
A bioestatística permite o discernimento, constatando se a ocorrência de determinado fato corresponde a um simples fator aleatório ou se advém de fator pré-determinado por agentes causais. É por intermédio dela que se concretiza a evidencia cientifica. Permite o estudo de escalas, amostragem, hipótese nula, os tipos de teste, tipos de variáveis dentre outros.  A estatística simplifica a interpretação das variáveis biológicas, por intermédio de gráficos simples. Analisa, descreve e infere dados. Para chegar a tal ponto, é necessário um bom delineamento amostral. É o delineamento que permite a resposta certa.
O objeto de estudo da estatística deve ser mensurável, a partir do qual se infere uma hipótese inicial que deve ser a partir daí testada. O teste ocorre com a determinação de uma amostra, que consiste em pequena porção que representa o conjunto. A coleta de dados é importante para que possa se chegar à decisão acertada. Em se tratando de estudo, encontrar o questionamento correto é fundamental para atingir a resposta correta. Nem toda pergunta importante pode ser refutada, sendo assim, as perguntas para elaboração de testes precisam ser elaboradas de forma que possam ser refutadas. É por meio da estatística que se representa uma realidade em dimensões, e, portanto, o objeto de estudo deve ser mensurável. A hipótese inicial e as premissas podem ser representadas de diversas formas, dentre elas o fluxograma que evidencia fatores considerados importantes. Os estudos científicos investigam as setas dos fluxogramas.
É preciso medir a variável fundamental e magnitude do seu efeito. A dimensão do problema pode ser expressa em escala. É importante salientar que a coleta de dados pode ocorrer de varias maneiras: censo (difícil de ser realizado), amostra (prática), simulação (modelo matemático), experimento (tratamento a uma parte da população). A amostra deve apresentar representatividade e imparcialidade. A amostragem pode ser: casual ou aleatória simples, proporcional estratificada ou sistemática. Todas as fórmulas para definir o numero de observações necessárias requerem amostras preliminares, é por intermédio da amostra que se rejeita uma hipótese. Segundo a estatística Popperiana deve-se saber a probabilidade de se estar errado, deve-se contar com a hipótese nula que consiste na forma de operar do mundo caso a suposição base esteja errada. Há muitas possibilidades diferentes acerca da hipótese nula. As variáveis podem ser qualitativas (nominal e ordinal) e quantitativas (discreta e continua).

Os testes podem ser: paramétricos (distribuição normal e desvio padrão) e não paramétricos (dados qualitativos). O teste de qui quadrado compara a divergência entre a frequência encontrada e a esperada. O teste de correlação e regressão avaliam duas variáveis e uma regressão. O diagrama de dispersão é uma apresentação gráfica cartesiana (x,y). O coeficiente de correlação indica a força e a direção (coeficientes Pearson e Linear). O intervalo de confiança é inversamente proporcional à confiabilidade do dado. É por intermédio da estatística que se alcança um resultado representativo da população. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!