sexta-feira, 7 de julho de 2017

EMBRIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO

"A inteligencia é a única maneira que possuímos 
para dominar nossos instintos."
Freud
A embriologia do sistema nervoso determina o desenvolvimento do sistema nervoso a partir do ectoderma que na terceira semana forma a placa neural com posterior suco neural e prega neural que formarão o tubo neural (encéfalo e medula) e a crista neural (SNP, células da glia e meninges).
            A notocorda em desenvolvimento induz a placa neural. No décimo oitavo dia a placa neural forma o sulco neural mediano com pregas neurais bilaterais (encéfalo). No fim da terceira semana as pregas se aproximam e fundem-se. O processo de neurulação envolve a formação de placa neural e pregas que culminam no tubo neural. A formação do tubo neural ocorre na quarta semana (22-23dias).
As células da crista neural formam os gânglios sensitivos dorsais, e o restante migra para formar os nervos. A cavidade central é o ventrículo que forma o sistema ventricular. As células do tubo neural são as precursoras do SNC. O tubo neural possui a lamina alar e a lamina basal. O encéfalo é formado pela porção cefálica do tubo neural. Há fusão no neuróporo rostral formando as vesículas encefálicas primárias. Sendo o encéfalo: anterior (prosencéfalo), médio (mesencéfalo) e posterior (robencéfalo).
O mielencéfalo se divide em lamina alar (nn: grácil e cuneiforme, olivares, aferentes somáticos viscerais)  e basal (hipoglosso, vago e glossofaringeo).
O prosencéfalo forma as vesículas ópticas (retina e nn ópticos), o diencéfalo (tálamo) e o telencéfalo (hemisférios cerebrais).  O diencéfalo possui três saliências: epitálamo, tálamo e hipotálamo. E, a glândula pineal é o divertículo do teto do diencéfalo. A hipófise se subdivide em neurohipofise e adenohipofise.
O telencéfalo e seus divertículos laterais formam os hemisférios cerebrais, cujo assolho é o corpo estriado cruzado por fibras que formam os núcleos da base.
Já, a formação dos pares cranianos se dá na quinta e sexta semanas. Embriologicamente, os pares cranianos são classificados em três grupos de nervos:
1.    Eferente somático: IV, VI, XII, III.
2.    Arcos branquiais: V, VII, IX, X e XI.
3.    Sensitivos especiais: I, II, VIII.
A medula espinhal é formada por neuroglia (astrócitos e oligodendrócitos). E, por neurônios mielinizados (substancia cinzenta) sendo revestida pelas meninges. A medula espinhal é derivada da porção do tubo neural que é caudal ao quarto par de somitos. As fibras nervosas se mielinizam aumentando a velocidade de condução sináptica.
Existem genes de desenvolvimento do sistema nervoso central, formado por sequencias de ácidos nucleicos de funções gerais similares.
São exemplos de genes:
1.    Sonic Hedgeho – SHH: ventralização no tubo neural.
2.    PAX, WNT: diferenciação de estruturas dorsais do tubo neural.
3.    HOX: eixo retrocaudal.
4.    NEURO-D: diferenciação precoce do neuroepitélio.
5.    WNT1: a perda desse gene culmina em hipoplasia cerebelar, alteração da ponte e do cérebro médio.
6.    WNT3: células de Purkinje no córtex cerebelar.
7.    PAX6, ZIC1, MATH1: fisiopatologia da hipoplasia cerebelar granulopriva.
8.    FAMILÍA LIM: em neurônios motores.

A formação do sistema nervoso central é fator fundamental para a funcionalidade para entendimento de patologias e suas respostas terapêuticas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!