quinta-feira, 12 de março de 2009

Liga de Neurologia

"Medicina é sacerdócio!"


A Liga de Neurologia da FMIt consiste em uma entidade sem fins lucrativos, não religiosa, apolítica com duração ilimitada.
Criada e organizada por acadêmicos, professores e profissionais que apresentam interesses educacionais em comum.
Fundamenta-se em atividades além das curriculares e possuem ações voltadas para o ensino e para educação médica.
A fundação da Liga ocorreu no dia dezesseis de junho do ano de dois mil e quatro e vem desde então realizando suas atividades para acarretar na melhoria da condição de vida do paciente neurológico.
A neurologia é uma especialidade médica que estuda o sistema nervoso central, periférico, suas relações e os seus transtornos. Trata das doenças estruturais do Sistema Nervoso Central (composto pelo encéfalo e pela medula espinal) e do Sistema Nervoso Periférico (composto pelos nervos e músculos), bem como de seus envoltórios (que são as meninges).
A neurologia é comumente sistematizada em neurologia geral, neurologia infantil e neurocirurgia.
A neurologia geral executa associação dos sintomas e sinais apresentados pelo paciente com o tipo de função alterada e com a estrutura anatômica a ela associada é à base do raciocínio que permite o diagnóstico.
A enorme complexidade anatômica e funcional do Sistema Nervoso faz com que os sinais e sintomas que sugerem uma doença neurológica sejam muito variados e possam ocorrer de forma isolada ou combinada.
É uma especialidade relativamente recente, pois até meados do século XIX estava vinculada à medicina interna. Sua evolução no sentido da individualização é devido a principalmente às pesquisas de médicos e cientistas.
A área trabalha com patologias que comprometem a vida do sujeito sendo de difícil o prognóstico e nem sempre animador. Existem na área os pacientes em ‘estado vegetativo permanente’ que continuam a ser um sujeito com sua dignidade humana fundamental, pelo qual devem ser-lhe oferecidos os cuidados devidos.
A Liga de Neurologia têm objetivado o desenvolvimento equilibrado de ações nos três pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão.
No âmbito do ensino, são ministradas aulas teóricas abordando artigos atuais uma vez que publicações na área tem se dado em grande escala, já que é uma área recente.
Em relação à extensão é proposto simpósios para fornecer ao público não especializado em neurologia, informações que possam ajudar na compreensão desta área da medicina e ainda disponibilizar informações relacionadas às doenças neurológicas mais comuns, fazendo com que algumas dúvidas simples possam ser esclarecidas sem que a pessoa precise procurar um neurologista para isso.
Além do conteúdo educacional, disponibilizam-se informações sobre os avanços no tratamento de doenças neurológicas, campanhas assistenciais e outras informações a respeito de tratamento. O campo da pesquisa encontra-se embasado em revisão de literatura.
Afinal, o primeiro dos aforismos hipocráticos é, talvez, a melhor definição da arte médica de todos os tempos, jamais superada e profundamente permeada do que significa a prática clínica do neurologista: "A vida é breve, a arte é longa, a ocasião fugidia, a experiência enganosa, o julgamento difícil."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!