quinta-feira, 12 de março de 2009

Liga de Psiquiatria

"Se quiseres poder suportar a vida,
fica pronto para aceitar a morte."
Sigmund Freud
A Liga de Psiquiatria da FMIt consiste em uma entidade sem fins lucrativos, não religiosa, apolítica com duração ilimitada. Criada e organizada por acadêmicos, professores e profissionais que apresentam interesses educacionais em comum. Foi fundada no dia vinte e oito de março de dois mil e dois.
Fundamenta-se em atividades além das curriculares e possuem ações voltadas para o ensino e para educação médica.
A palavra Psiquiatria deriva do Grego e quer dizer "arte de curar a alma".
Psiquiatria é uma especialidade da medicina
que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das doenças mentais sejam elas de cunho orgânico ou funcional.
A meta principal é o alívio do sofrimento psíquico e o alcance da saúde mental, para tal, é necessária uma avaliação completa do doente, com perspectivas biológica, psicológica, sociológica, dentre outras.
Saúde mental é um termo usado para descrever um nível de qualidade cognitiva e emocianal, elevando a qualidade de vida, significando
ausência de doença mental. A saúde mental pode incluir a capacidade de um indivíduo de apreciar a vida e procurar um equilíbrio diante das realidades impostas pelo “princípio da realidade”.
A
OMS afirma que não existe definição "oficial" de saúde mental.
Uma doença ou problema psíquico pode ser tratado através de medicamentos ou várias formas de psicoterapia
.
Muitos médicos que redigem laudo de sanidade, em casos civis e em casos criminais. Geralmente, são psiquiatras forenses especializados no tratamento de criminosos e ou pacientes que apresentam periculosidade.
A Associação Brasileira de Psiquiatria
reconhece as seguintes subespecialidades em psiquiatria: pedopsiquiatria, psiquiatria forense, psicogeriatria, psicoterapia, interconsulta em Hospital geral, psicopatologia, emergência psiquiátrica, psiquiatria da Infância e Adolescência, psiquiatria geral, psiquiatria da terceira idade, toxicodependência, epidemiologia psiquiátrica, psiquiatria comunitária, psiquiatria transcultural.
Pacientes psiquiátricos podem ser seguidos em internamento ou em regime ambulatorial. Os critérios para a internação involuntária variam de país a país, mas em geral podem ser resumidas a presença de transtorno mental e risco imediato de perigo para si próprio ou outros.
A Liga de Psiquiatria objetiva desenvolver, de maneira equilibrada, ações nos três pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão.
No âmbito do ensino, são ministradas aulas teóricas abordando uma temática que é escolhida semestralmente.
Em relação à extensão é proposta uma escala de acompanhamento ambulatorial em horário extra-classe.
O campo da pesquisa tem crescido abordando a temática de cuidados paliativos por intermédio de apresentações cinematográficas.
Parafraseando Carl Jung: a Liga de psiquiatria pretende fornecer aos acadêmicos a oportunidade de ser uma alma humana tocando outra alma humana.

2 comentários:

  1. Oi!! Mayra!! td bem? Então tá bom!! tchau!! Ass: Herão

    ResponderExcluir
  2. Oi minha querida!
    Falar de psiquiatria, é muito complexo, pois o Ser em sua essência é complexo.
    A psiquiatria norteia o Ser em sua plenitude, trazendo equilibrio e realizações.
    Você foi muito feliz na escrita deste
    Beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado após moderação.
Obrigada pela contribuição!